Opinião de Consuelo Jiménez, aluna da Especialização em Educação Ambiental patrocinada pela FUNIBER

Opinião de Consuelo Jiménez, aluna da Especialização em Educação Ambiental patrocinada pela FUNIBER

María Consuelo Jiménez, aluna do México bolsista da FUNIBER da Especialização em Educação Ambiental, opina sobre sua experiência estudando a distância

María Consuelo, natural do México, é graduada em Ciências Políticas e Administração Pública. Também tem as Especialidades em Inglês e Tecnologia Educativa, Mestrado em Educação, e é Doutoranda em Ciências da Educação.

Além disso, a aluna do México finalizou a Especialização em Educação Ambiental patrocinada pela FUNIBER, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI).

Atualmente, trabalha como subdiretora escolar da Escuela Preparatoria Oficial 204 no México, e é bolsista do Instituto Tecnológico de Estudios Superiores de Monterrey no programa Formando Formadores.

Conversamos com María Consuelo para conhecer como foi sua experiência estudando a distância:

Por que você decidiu cursar a Especialização em Educação Ambiental patrocinada pela FUNIBER?

Porque considero que a sociedade do Século XXI demanda a melhora da qualidade de vida, incluído o meio que nos rodeia, mas do qual também somos parte. Neste sentido, a educação ambiental é uma peça chave para atingir este objetivo e a Especialização em Educação Ambiental patrocinada pela FUNIBER me deu a oportunidade de capacitar-me neste âmbito, sem descuidar de minhas atividades laborais e pessoais.

O que você mais gostou da Especialização? O que destacaria?

Os materiais que estão disponíveis para a consulta, reflexão e sensibilização em torno da problemática ambiental. Além disso, as atividades estão elaboradas de tal maneira que podemos ser retroalimentados de forma permanente, e permitem a interação com membros da comunidade internacional, o que enriquece o processo de formação.

O que você opina sobre os professores da Especialização? E sobre o programa de estudos?

Os professores são especialistas nas temáticas abordadas ao longo da Especialização, o que se observa na maneira em que são conduzidas. Quanto aos programas, são atuais e seus conteúdos são de qualidade e aplicáveis à realidade social.

Como Graduada em Ciências Políticas e Administração, em que a Especialização em Educação Ambiental patrocinada pela FUNIBER contribuiu?

Permite uma maior compreensão dos fenômenos multidimensionais para a tomada de decisões, em primeira instância no âmbito local. Como docente, oferece a possibilidade de incorporar novas ferramentas a minha prática profissional, as quais são favoráveis ao processo de formação de meus alunos.

Como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?

Através de projetos sustentáveis que se desenvolvem em meu centro de trabalho, e mediante a socialização de seus resultados com a comunidade educativa e organizações da sociedade civil.

O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?

Que não percam a oportunidade de fortalecer suas habilidades profissionais, a FUNIBER representa uma via para potencializar o desenvolvimento pessoal de forma inovadora, e alterna a outras atividades que realizam.

Links relacionados: