Opinião de Rosa Castillo, aluno do Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER

Opinião de Rosa Castillo, aluno do Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER

Rosa Castillo, aluna de Honduras, bolsista da FUNIBER no Mestrado em Educação, conta sobre sua experiência de estudar a distância

Rosa, nascida em San Pedro Sula (Honduras), é licenciada em Jornalismo e Educação, respectivamente, pelo Centro Universitário Regional do Norte (CURN) e pela Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM).

Hoje, a aluna de Honduras está cursando o Mestrado em Educação patrocinada pela FUNIBER, com dupla titulação pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e pela Universidade Internacional Ibero-americana (UNINI USA).

Ao longo de sua carreira profissional, Rosa foi professora na Educação Básica, repórter para diversos canais de televisão de Honduras, Diretora de Relações Públicas no Ministério Internacional La Cosecha e, há oito anos, é professora na escola pública Augusto C. Coello.

Conversamos com a aluna de Honduras para saber como está sendo sua experiência de estudar um mestrado a distâncias:

Por que você decidiu cursar o Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER?

Tenho formação como professora e sou licenciada em educação, portanto, esta pós-graduação é uma sequência das minhas profissões anteriores, que potencializa os meus conhecimentos. Assim, sinto-me mais capaz para oferecer melhores ofertas profissionais.

O que mais gostou neste mestrado? O que se destacou?

O grande desafio para mim foi a novidade no modo de estudar, através de uma plataforma virtual. Eu resistia ao uso da tecnologia. Via-me como um David enfrentando Golias. No entanto, superei este desafio.

Por outro lado, o que ressalto do mestrado é que as disciplinas têm conteúdos de que realmente necessito em minha prática profissional, pois me proporciona ferramentas e conhecimentos para que eu me desenvolva com sucesso em minhas aulas, mas o mais importante: eleva o nível dos meus alunos de forma integral.

A partir de sua formação em Educação, como o Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER está contribuindo?

É outra forma de ver o mundo da educação, mudou minha forma de pensar e agir. Sou uma professora do século XX e o mestrado é uma ponte para eu me sentir uma profissional competente em pleno século XXI.

Como Professora na escola pública Augusto C. Coello, como você vem aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia-a-dia profissional?

Eu falaria sem parar quanto conhecimento adquirido se transferiu para a prática. Administro projetos em benefício de meu centro de trabalho, implemento as TIC na sala de aula, os alunos agora elaboram seu portfólio, procurando desenvolver seu senso crítico e a autoaprendizagem.

Que mensagem você deixaria para as pessoas que estão planejando estudar a distância com a FUNIBER?

Que escolham a FUNIBER e matriculem-se na opção que mais lhe satisfaça. Assim, integra-se maior solvência no trabalho, encontra-se novas oportunidades profissionais e contribui-se não apenas ao desenvolvimento pessoa, mas o de sua família e de seu país.

Links relacionados: