Opinião de Gustavo Omar, aluno argentino bolsista pela FUNIBER

Opinião de Gustavo Omar, aluno argentino bolsista pela FUNIBER

Gustavo Omar Hernández é um aluno da Argentina, patrocinado pela FUNIBER, que cursou o Mestrado em Engenharia e Tecnologia Ambiental, com dupla titulação pela Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI-Porto Rico) e pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).

Gustavo nos descreve sua experiência com a FUNIBER, destacando o compromisso e profissionalismo dos professores, o suporte técnico e a flexibilidade no estudo.

Como soube da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Há três anos, tive a ideia de um mestrado, mas era difícil estudar na minha cidade e, por essa razão, decidi fazer um mestrado à distância. Conheci a FUNIBER através da Internet, e desde o início e tendo pesquisado várias opções, fiquei totalmente atraído pela ideia de poder estudar através da Fundação.

O que lhe fez decidir pela FUNIBER?

Na FUNIBER encontrei uma série de programas de pós-graduação e, especialmente, vários deles relacionados ao Meio Ambiente. Além disso, oferecia bolsas de estudo e facilidades de pagamento, o que também tornava atraente estudar lá; finalmente, pude conhecer um suporte e respaldo técnico muito completo, o que acabou me fazendo decidir.

Como foi sua experiência com a Fundação? Você se sentiu apoiado e respaldado em seus estudos?

Eu tive uma experiência muito boa, intensa e com muito contato com os professores e outros colegas. Apesar de estudar sozinha, senti um apoio permanente dos professores. Especialmente no desenvolvimento da minha tese, onde enfatizo o empenho e profissionalismo do meu tutor.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais vantagens e inconvenientes possui este sistema? Foi complicado finalizar seus estudos?

Eu começo com a última pergunta. Foi realmente difícil chegar ao final do mestrado, de fato levei três anos no total, e se minha família não estivesse tão próxima e me desse tanto apoio, não sei qual teria sido o resultado.

A experiência foi boa e, acima de tudo, muito nova para mim. Estou ciente de que devemos ter muita certeza do que estudamos para poder fazê-lo à distância. Na verdade, havia assuntos que, no meu entender, eram mais suportáveis, com vídeos ou exercícios que os tornavam divertidos.

Pelo contrário, havia também temas mais tediosos e difíceis de seguir nessa modalidade, sempre em meu modesto entendimento.

As vantagens do sistema são claramente a independência dos horários e a flexibilidade do estudo. Por outro lado, este sistema exige ser ordenado e metódico, caso contrário, é impossível seguir as matérias corretamente.

A formação cursada e seus professores cumpriram com as expectativas que você tinha?

Posso dizer que o mestrado cumpriu com minhas expectativas, e sinto que o esforço teve um final feliz.

O que você destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Destaco a apresentação do campus virtual, o fácil que é fácil navegar e acompanhar os diferentes temas. Enfatizo ainda os professores e o material que recebi, perfeitamente encadernado.

Eu também enfatizo o suporte de TI, que estavam presentes todas as vezes que eu tive um problema com o campus virtual.

Você pode aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Ainda não pude, mas não duvido que, mais cedo ou mais tarde, ainda o farei.

Você espera que a formação obtida através da FUNIBER lhe abra novos horizontes profissionais? Quais?

Definitivamente a formação obtida me abrirá as portas para realizar meus projetos pessoais. Neste sentido, começarei a realizar consultorias ambientais para diferentes empresas da área.

Você recomendaria os programas patrocinados pela FUNIBER a algum amigo ou familiar?

Com certeza que farei, já que a Fundação tem reputação e oferece muitos programas formativos.

Como você avalia o fato de poder receber os conteúdos de formação em formato físico, além de poder consulta-los on-line? Resultaram uteis os materiais impressos?

Ressalto que o material impresso é de muita utilidade e de permanente consulta para meus projetos pessoais.

Foi uma vantagem que a FUNIBER tivesse sede física em seu país?

Sim, tive um canal de comunicação mais próximo e para onde pude enviar toda minha documentação.

Se você deseja ampliar seus estudos como Gustavo com a formação patrocinada pela FUNIBER, informe-se em: