Opinião de Celia Antuña, aluna do Mestrado em resolução de conflitos

Opinião de Celia Antuña, aluna do Mestrado em resolução de conflitos

Celia Antuña Camblor é uma estudante das Astúrias (Espanha) que estudou, com bolsa da FUNIBER, o Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação, intitulado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Celia explica sua experiência estudando com a FUNIBER, valorizando a proximidade dos professores e sua eficiência na resolução de dúvidas. Destaca também a flexibilidade que permite a metodologia on-line e o envio de materiais em formato físico, além das bolsas oferecidas pela FUNIBER, que facilitam o acesso à formação.

Como você ficou sabendo da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Antes de terminar o curso de Graduação em Psicologia, decidi começar a procurar formação pós-graduada. Eu estava procurando por um mestrado, pois são eles que dão acesso ao doutorado. Então, eu fiz uma pesquisa na Internet e encontrei formação no qual eu achei interessante, e estava relacionada ao meu campo de estudo, então eu decidi perguntar e procurar por conta própria informações sobre ela. No dia seguinte, eles me ligaram e resolveram todas as dúvidas que surgiram.

O que fez você decidir pela FUNIBER?

Como eu disse, o tema da formação sempre foi um dos tópicos que despertou meu interesse. Isso, combinado com a metodologia on-line e a possibilidade de enviar materiais em formato físico para minha casa, foi uma das principais razões pelas quais decidi treinar por meio da FUNIBER. Eu também gostaria de enfatizar que esta Fundação oferece um sistema de bolsas para estudantes, o que torna o acesso ao programa muito mais barato.

Como foi sua experiência com a Fundação? Você recebeu apoio em seus estudos?

A experiência com a Fundação foi maravilhosa, tanto por estar em todos os momentos em que as dúvidas foram surgindo, senti-me apoiada, quanto pela flexibilidade que essa forma de estudo acarretou. Além disso, a comunicação com os funcionários da FUNIBER sempre foi muito eficiente para responder a todas as minhas perguntas com muita rapidez.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais vantagens e desvantagens você acha que esse sistema tem? Foi difícil terminar seus estudos?

Como eu disse antes, no meu caso, eu estava procurando por formação a distância porque na minha situação atual eu me beneficiava muito mais quando chegava a hora de organizar e alocar tempo para o trabalho e outras atividades, então eu não tive nenhum problema no momento para terminar meus estudos. Honestamente, eu não tive nenhum problema para estudar a distância, embora eu ache que isso depende da pessoa e da maneira de organizar. Mas eu recomendaria estudos da FUNIBER para quem precisa combinar seu trabalho com a atividade educacional, uma vez que os prazos para a entrega de atividades não são tão rígidos quanto podem ser em outros centros de formação.

A formação em que você cursou e os professores atenderam às suas expectativas?

Sim, tanto o corpo docente como o conteúdo atenderam às minhas expectativas. Além disso, fiquei surpresa com a tutoria durante o meu trabalho final, já que sempre recebi feedback nos períodos pré-estabelecidos e meu tutor resolveu todas as dúvidas e sugestões que eu tinha sobre isso. Além disso, meu Mestrado teve alguns assuntos que foram ensinados antes de iniciar o próprio treinamento, servindo como base teórica, um pilar para os assuntos que já eram típicos da pós-graduação.

O que você destacaria da sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Eu enfatizaria a proximidade dos professores, sua eficiência em resolver as dúvidas e a flexibilidade do programa de estudos, já que não há necessidade de seguir um horário pré-estabelecido.

Você já conseguiu aplicar o conhecimento adquirido com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim, apliquei meus conhecimentos teóricos adquiridos durante o treinamento no período de estágios externos, e espero fazê-lo em breve no campo profissional.

Você espera que o treinamento obtido pela FUNIBER abra novos horizontes profissionais? Quais?

Sim, em particular meu mestre foi mediação e resolução de conflitos, uma área que está crescendo atualmente na Espanha. Embora ainda esteja em pleno desenvolvimento, leis estão sendo aprovadas onde a figura do mediador é destacada. Especificamente, em Astúrias, existe uma lei sobre mediação familiar, embora ainda haja um longo caminho a percorrer.

Como você valoriza a possibilidade de receber o conteúdo do treinamento em formato físico, além de poder consultá-lo on-line? Os materiais impressos foram úteis?

Muito positivamente, pois é mais fácil para mim estudar e serve como guia para futuras consultas.

Foi uma vantagem ter a sede física da FUNIBER em seu país?

Foi uma vantagem para mim já que já havia convênios de práticas estabelecidas no meu país. No entanto, não havia nenhum em minha Comunidade Autônoma, então eu teria que mudar se quisesse um convênio existente. Por isso, decidi abrir um novo convênio na minha Província.

Se você deseja ampliar seus estudos como Celia e solicitar uma bolsa de estudos para obter mestrados, especializações ou doutorados com um diploma universitário, informe-se em: