Entrevista com Marisol Rodríguez Quesada, estudante da área de Gerontologia, bolsista pela FUNIBER

Entrevista com Marisol Rodríguez Quesada, estudante da área de Gerontologia, bolsista pela FUNIBER

A estudante costa-riquenha Marisol Rodríguez Quesada cursou, com uma bolsa da FUNIBER, o Mestrado em Gerontologia, com dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI MX) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO)

Essa aluna, que conheceu a atividade da FUNIBER após uma pesquisa na Internet, buscava uma formação complementar que lhe permitisse continuar trabalhando. Os estudos a distância exigem, em sua opinião, “disciplina pessoal e estabelecem um papel de estudo definido e programado”.

Receber os materiais impressos foi outro dos detalhes que facilitaram seu estudo diário, bem como a oportunidade de colocar em prática a formação recebida em seu trabalho: “Isso tem sido muito útil para mim no meu trabalho atual, pois abordo uma área em que parte da intervenção é com população acima de 60 anos e me proporcionou ferramentas maiores para sua abordagem ”.

A seguir, você pode conferir a entrevista completa com a Marisol:

Como você soube da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Antes de iniciar na FUNIBER, eu procurava opções para iniciar um mestrado a distância na área de Gerontologia, porque sou apaixonado por intervenções com a população idosa. No entanto, as opções que eu havia encontrado no âmbito nacional implicavam uma despesa econômica alta e não eram totalmente a distância; portanto, pelo menos eu tinha que assistir a tutoriais presenciais ocasionalmente ou, na sua falta, quatro vezes por semana.

Também para o meu trabalho, já que, além de trabalhar em período integral, trabalho como tutor da universidade por um quarto de tempo e era difícil comparecer pessoalmente.

Quando pesquisei na Internet, encontrei a opção que a FUNIBER me deu para estudar um mestrado a distância e que, ao mesmo tempo, foi reconhecido pelas instâncias educacionais correspondentes na Costa Rica e para poder validá-lo no âmbito nacional, após a conclusão e entrega do certificado.

Além disso, a FUNIBER concedeu-me uma bolsa de estudos e um contrato de pagamento mensal mais viável às minhas possibilidades econômicas, uma vez que, sendo um pagamento mensal, fiquei mais tranquila em poder cancelar os valores correspondentes.

Como foi sua experiência com a Fundação? Você recebeu apoio em seus estudos?

A experiência durante esses dois anos foi muito satisfatória. O material de cada curso também me foi impresso, para facilitar meus estudos e disponibilizá-lo o tempo todo. Isso tem sido muito útil para mim no meu trabalho no momento, pois abordo uma área em que parte da intervenção é com população acima de 60 anos e me proporcionou maiores ferramentas para sua abordagem.

Além disso, na hora de estudar, eu poderia facilmente marcar os aspectos que considerava relevantes ou, até, tornar as consultas mais ágeis com os professores do curso por meio da plataforma, o que é muito fácil de navegar.

Em nível pessoal, a sede da FUNIBER na Costa Rica fica próxima ao meu local de trabalho, portanto, em caso de dúvida ou apresentação da documentação necessária, era facilmente acessível.

Como foi a experiência de estudar a distância?

Pessoalmente, os estudos a distância requerem disciplina pessoal e estabelecem uma função de estudo definida e programada.

No meu caso, essa situação não era tão complexa, devido ao meu trabalho como professor de universidade em um quarto de tempo, especificamente como professor de cursos virtuais em uma universidade a distância na Costa Rica.

Isso me ajudou a visualizar as técnicas e estabelecer metas em relação à quantidade de matéria e aos tempos a serem cumpridos, o que exige um esforço extra, pois depende da responsabilidade pessoal em cumprir esses prazos de entrega e atividades virtuais em cada uma das disciplinas que o mesmo é estabelecido.

Estudar a distância depende da distribuição adequada do tempo livre e requer certos sacrifícios de tempo no nível de lazer.

Você conseguiu aplicar o conhecimento adquirido com a formação patrocinada pela FUNIBER?

De fato. No meu trabalho, foi muito útil atualizar vários tópicos focados no atendimento ao pessoal há mais de 60 anos, porque trabalho como Assistente Social.

O conhecimento proporcionado, tanto em relação à execução de atividades da vida diária, como as diversas situações de saúde, visão da velhice, perspectivas de aposentadoria e as mudanças que ocorrem ao longo do envelhecimento, têm sido úteis para mim formar processos de formação e conscientização na área da velhice e na criação de formações sobre envelhecimento, velhice e preparação para a aposentadoria com funcionários públicos com mais de 60 anos no meu local de trabalho.

Além disso, como parte do projeto de graduação, fiz um diagnóstico da qualidade de vida e perspectiva de aposentadoria em um total de 80 pessoas acima de 60 anos que envolviam saúde física, saúde psicológica, meio ambiente e relações sociais.

No nível institucional, permite-nos intervir nas áreas que exigem maior força de acordo com os resultados derivados deste estudo.

Se você deseja expandir seus estudos como Marisol Rodríguez Quesada e solicitar uma bolsa de estudos para obter um diploma, mestrado ou programa de especialização, você pode acessar: