Entrevista com Ángela Iveth Zúniga Gallardo, estudante hondurenha da área de Educação

Entrevista com Ángela Iveth Zúniga Gallardo, estudante hondurenha da área de Educação

A aluna hondurenha Angela Iveth Zúniga Gallardo cursou um Mestrado em Educação com uma bolsa da FUNIBER, com um diploma duplo da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO)  e da Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI PR)

Esta aluna, soube sobre os serviços da FUNIBER por meio de colegas de trabalho, o site corporativo e até uma feira de estudos, descreve o período de estudos como uma “grande experiência”.

O conhecimento adquirido durante o processo acadêmico já foi aplicado em suas práticas de ensino, como, por exemplo, na “integração de diferentes ferramentas de TIC no processo de aprendizagem”.

P. Como você soube da FUNIBER e da atividade da Fundação?

A. Por meio de diferentes meios. A FUNIBER em Honduras promoveu suas carreiras na Universidade Nacional Autônoma de Honduras, no Vale do Sula, há alguns anos. Seus representantes passaram a oferecer a variedade de ofertas acadêmicas que a Fundação oferece, bem como as oportunidades de solicitar uma bolsa de estudos e a facilidade de seguir uma carreira totalmente on-line.

Eu também estava interessado em saber que um amigo estava fazendo estudos de doutorado de pós-graduação com a FUNIBER. Da mesma forma, fui informado através dos folhetos físicos de suas carreiras, no site e nas promoções realizadas pela Fundação em Honduras.

P. Como foi sua experiência com a Fundação? Você recebeu apoio em seus estudos?

R. Tive uma ótima experiência estudando, pois a FUNIBER possui uma boa equipe de especialistas. O apoio foi sempre constante, tive um bom acompanhamento da promoção de ofertas acadêmicas. Sua equipe acadêmica e técnica sempre me acompanhou. Seus professores tiveram um grande papel no desenvolvimento e construção de nosso conhecimento como alunos.

Os tutores cumpriram muito bem suas funções de consultores on-line em suas diferentes facetas: motivadoras, orientadoras, acadêmicas e técnicas, que se refletiram durante o desenvolvimento de todos os cursos até o final do projeto final. Excelente trabalho feito por eles.

P. Como foi a experiência do ensino a distância?

R. Uma experiência agradável que me permitiu agendar meu horário de acordo com minha disponibilidade. Também pude aproveitar o tempo livre e estudar uma pós-graduação, que não existe nas ofertas acadêmicas de nossas universidades, e fazê-lo no conforto de minha casa. Eu poderia usar qualquer dispositivo eletrônico, como tablets, laptops, bem como a ferramenta mais fácil de transportar e que nos acompanha em qualquer lugar, o smartphone.

Hoje, esses dispositivos facilitam a conexão com plataformas educacionais e o estudo de qualquer lugar. Eu acho que eles são os recursos tecnológicos mais formidáveis ​​que temos à nossa disposição. Devemos aproveitar ao máximo nosso desenvolvimento profissional e o próprio desempenho em nossas práticas de ensino.

Também quero destacar que a experiência foi nova, uma vez que o programa de disciplinas era tão bem estruturado que teoria e prática foram combinadas na sala de aula virtual. Um exemplo disso são os estilos e estratégias de aprendizagem, pois tudo o que foi programado dentro do conteúdo estudado foi colocado em prática, dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (EVA). Trabalho colaborativo, participativo, autônomo e colaborativo foram as estratégias que o EVA sempre desenvolveu.

Essa experiência virtual de ensino a distância promoveu laços de solidariedade, respeito, tolerância, amizade e responsabilidade entre os alunos; grande valor agregado. Com isso, posso avaliar que o programa de ensino está muito bem estruturado, do teórico ao prático. A interculturalidade foi promovida entre nós, aprendemos sobre nossa cultura e também como interagir e trabalhar em conjunto com outros colegas de ensino da América Latina.

Isso nos permitiu conhecer e estabelecer comparações de nossas realidades sócio-políticas e econômicas de que vivemos como região e que, no final, são as mesmas e, principalmente, na educação.

P. Você conseguiu aplicar o conhecimento adquirido com o treinamento patrocinado pela FUNIBER?

R. É claro que apliquei o conhecimento adquirido durante a formação de professores em minhas práticas de ensino: aconselhamento acadêmico aos alunos por meio do plano tutorial e integração de diferentes ferramentas de TIC no processo de ensino-aprendizagem.

Tudo o que foi exposto veio para transformar e inovar a rotina tradicional da prática de ensino, o que implica maior participação de meus alunos na construção de seu próprio aprendizado, a mesma atualização e profissionalização em outros campos da mesma educação, novas tendências e abordagens pedagógicas.

Isso leva a uma verdadeira educação de inclusão, que inclui tópicos importantes como: educação espacial, educação intercultural, resolução de conflitos e educação ambiental. Essas são as novas abordagens e tendências que devem ser abordadas na educação de crianças e jovens nesta sociedade digitalizada.

Isso envolverá a formação de competências, habilidades e habilidades do futuro cidadão, capaz de enfrentar e responder aos problemas exigidos pela mesma sociedade ou pelo ambiente em que atua.

Se você deseja ampliar seus estudos como Angela Iveth Zúniga Gallardo e solicitar uma bolsa de estudos para obter um diploma, mestrado ou programa de especialização, você pode acessar em: