#EuEstudoEmCasa: Entrevista con Carla Ester Villarreal Fernández, estudante chilena com bolsa da FUNIBER

#EuEstudoEmCasa: Entrevista con Carla Ester Villarreal Fernández, estudante chilena com bolsa da FUNIBER

A estudante chilena Carla Ester Villarreal Fernández estudou, com uma bolsa da FUNIBER, a Especialização em Nutrição e Dietética Aplicada, pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO)

Além do apoio contínuo recebido desde sua matrícula, Carla Ester destaca que a modalidade online exige um alto nível de comprometimento.

A aluna, que descobriu a atividade da FUNIBER pela Internet, também explicou como investiu seu tempo durante o confinamento nos últimos meses diante da crise de saúde causada pela disseminação do coronavírus.

Você pode ler a entrevista completa abaixo:

Como você soube da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Eu queria realizar meu sonho de continuar estudando, mas, devido aos meus horários de trabalho naquela época, não consegui fazê-lo mais do que remotamente. Além disso, a questão econômica também somou. Fiz uma pesquisa detalhada de uma instituição séria que também oferecia opções de bolsas de estudo. Finalmente cheguei à FUNIBER via Internet.

Como foi sua experiência com a Fundação? Você recebeu apoio em seus estudos?

Desde o início, a experiência foi boa. Vi a seriedade que procurava ao longo do processo, começando com a inscrição para minha bolsa de estudos e depois na minha formação acadêmica, do lado administrativo, por meio da plataforma de técnicos de informática e, é claro, dos professores.

O suporte foi sempre, mesmo por questões de prorrogação de horas e operação para alta temporada da empresa em que trabalhava, encontrei-me na necessidade de solicitar uma prorrogação e não tive problemas com isso. Meu tutor no meu trabalho de título foi excelente, eu sempre fui acompanhado.

O principal apoio é dado pelo título, entregue por uma instituição de ensino superior reconhecida.

Como foi a experiência de estudar a distância?

Pessoalmente, foi do meu agrado, embora isso exija autodisciplina … muito mais do que você deveria ter quando estuda pessoalmente e é mais jovem, porque o nível de comprometimento é diferente. Agora, o tempo deve ser distribuído entre trabalho, família e estudo. O nível de sacrifício existe, mas quando o objetivo é alcançado, é maravilhoso.

Você conseguiu aplicar o conhecimento adquirido com o treinamento patrocinado pela FUNIBER?

Comecei a trabalhar em um projeto independente de “Orientação nutricional em casa”, que estava indo bem, mesmo antes da realidade mundial com a atual emergência sanitária. Da mesma forma, foi gratificante perceber o bom nível de conhecimento adquirido, ao colocá-los em prática, a recepção dos usuários foi positiva.

Que dinâmica de emprego e estudo você modificou diante dessa situação de emergência?

No início desta situação de emergência, eu já estava desempregado, devido ao fechamento da empresa em que trabalhava. Como mencionei, iniciei um projeto como profissional independente, mas tive que modificá-lo e esperar.

Já tenho em mente alguns projetos relacionados à educação nutricional, que passaram por mudanças com essa realidade. No entanto, tenho fé em poder realizá-los, pois outra coisa pela qual sou apaixonado é o ensino e a formação recebida complementa muito bem minha carreira anterior.

Depois de estudar uma modalidade on-line, que conselho você daria para os alunos que precisam continuar aprendendo em casa?

Como eu disse antes, a disciplina e o amor pelo que você fará são essenciais, começando com a crença em si mesmo. Também é importante encontrar um cronograma, talvez, manter um calendário semanal, um local em casa que permita uma boa concentração, ajudar ferramentas como música para estudar, pausas ativas (exercícios posturais), tomar notas com várias cores, perguntar a um amigo ou alguém da família que faz perguntas (com um questionário de resposta) etc.

É possível, meu horário de trabalho foi extremo. Ainda assim, entendi, você pode … você tem que querer.

Que novas tarefas você está sendo capaz de realizar neste momento de confinamento?

Fiz alguns cursos de curta duração sobre Indução ao Ensino Virtual e Ferramentas para Empreendedorismo oferecidos pelo Centro de Negócios para empreendedores aqui no Chile, todos gratuitos e on-line. Gostei muito da modalidade.

Também ofereço minha ajuda em questões nutricionais nas redes sociais, pois a ansiedade é um fator que desencadeia uma dieta incorreta.

Para mim, crise significa se reinventar, procurando novas oportunidades.

Se você deseja expandir seus estudos como Carla Ester Villarreal Fernández e solicitar uma bolsa de estudos para obter um diploma, mestrado ou programa de especialização, você pode descobrir em: