#EuEstudoEmCasa: Entrevista com Uver Darío Villalobos Cardozo, um estudante da Costa Rica, bolsista pela FUNIBER

#EuEstudoEmCasa: Entrevista com Uver Darío Villalobos Cardozo, um estudante da Costa Rica, bolsista pela FUNIBER

O aluno Uver Darío Villalobos Cardozo cursou, com uma bolsa de estudos da FUNIBER, o Mestrado em Administração e Direção de Empresas (MBA), com uma titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI MX) e da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

O aluno destaca o tratamento adequado da Fundação e de seus professores. A possibilidade de organizar o estudo e o tempo livre é, segundo Uver, a principal vantagem do estudo a distância, por ser “mais flexível e confortável”.

O período de quarentena para retardar o avanço do coronavírus o ajudou a se concentrar em novos aspectos em nível pessoal. Meditação e dieta são duas mudanças que ele fez nos últimos meses.

Você pode ler a entrevista completa abaixo:

P. O que fez você optar pela FUNIBER e continuar com o ensino superior?

R. Primeiro, por causa do contrato de bolsa de estudos que eles têm com o Colégio Federado de Engenheiros e Arquitetos da Costa Rica. Com essa facilidade, é mais confortável pagar pagamentos mensais ao programa. Em segundo lugar, porque eles têm programas de universidades europeias reconhecidas com reconhecimento no meu país.

P. O que você destacaria de sua experiência estudando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

R. Gostaria de destacar o bom tratamento da organização e dos professores. A FUNIBER sempre esteve ciente das minhas perguntas e do meu progresso durante o programa. Os professores também são rápidos em responder, com orientações e incentivos sólidos. Da mesma forma, a interface de educação virtual é fácil de usar e muito amigável.

P. Em relação à metodologia de ensino a distância, que vantagens e desvantagens você acha que esse sistema possui?

R. A vantagem é a possibilidade de organizar o estudo de acordo com o tempo livre. Esta facilidade é mais flexível e confortável para o aluno. Por outro lado, tende a negligenciar o estudo por um tempo devido a compromissos ou trabalho. É preciso ser altamente disciplinado para cumprir os prazos do programa.

P. Você acha que a formação obtida pela FUNIBER pode abrir novas oportunidades de emprego? Por quê?

R. No meu caso, meu primeiro treinamento é em engenharia, portanto, ter um mestrado em Administração e Gerenciamento de Negócios me ajuda a expandir o panorama de empresas ou empregos aos quais posso aspirar. Treinamento diversificado pode me ajudar a atuar em novas áreas de trabalho.

P. Que dinâmica de emprego e estudo você modificou diante dessa situação de emergência?

R. Durante essa pandemia, tive que mudar minha maneira de trabalhar e estudar. A comunicação com minha equipe de trabalho é essencial, e é por isso que nos comunicamos por meio de videochamadas e transferências de arquivos. A pessoa também deve se preparar mentalmente, já que, estando em casa, tende a se distrair, para evitar tais pensamentos. Pessoalmente, tive que me adaptar para me manter saudável no corpo e na mente, por meio de exercícios em casa e adotando novos hábitos saudáveis.

P. Depois de estudar uma modalidade on-line, que conselho você daria para os alunos que precisam continuar aprendendo em casa?

R. O conselho que posso dar é que você se organize com sua carga acadêmica e seja disciplinado com seu tempo de trabalho. É a disciplina e a perseverança que os farão ter sucesso em seus estudos. Além disso, lembre-se de que você precisa descansar de tempos em tempos para ter um desempenho melhor. Eles têm que se dar essa liberdade.

P. Que novas tarefas você está sendo capaz de realizar neste momento de confinamento?

R. Este período de quarentena me ajudou a focar em novos hábitos em nível pessoal. Eu tive que melhorar meu processo de organização, tanto profissional quanto pessoal. Eu também tive que ser criativo com minha maneira de cozinhar e me exercitar, de acordo com os recursos disponíveis para mim. Estou tentando ter novos hábitos saudáveis, como meditar e alongar pela manhã, e ser mais rigoroso com minha dieta.

Se você deseja ampliar seus estudos como Uver Darío Villalobos Cardozo, e solicitar uma bolsa de estudos para obter um diploma, mestrado ou programa de especialização, você pode acessar em: