Entrevista com Celeste Elizabeth Pérez Medina, estudante dominicana com bolsa da FUNIBER

Entrevista com Celeste Elizabeth Pérez Medina, estudante dominicana com bolsa da FUNIBER

A estudante da República Dominicana Celeste Elizabeth Pérez Medina cursou, com bolsa da FUNIBER, a especialidade em Jornalismo e Ciências da Informação, graduada pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Celeste Elizabeth, que trabalha como editora das páginas sociais do jornal Listín Diario em seu país, destaca que seu interesse em “atualizar conhecimentos” a levou a ampliar sua formação.

A partir da experiência no curso da especialidade, a aluna destaca os recursos disponibilizados e o apoio da equipe docente, da qual sempre recebeu respostas para suas dúvidas.

A plataforma virtual também foi uma ferramenta útil: “apesar de não ser um nativo digital, a plataforma é tão gerenciável e orgânica que facilita a navegação e o entendimento”.

Você pode ler a entrevista completa abaixo:

O que o fez escolher a FUNIBER para cursar o ensino superior?

Atualizar conhecimentos é uma prioridade para mim. Por isso, estou sempre investigando as ofertas do mercado. Quando tomei a decisão de fazer estudos de especialização fora da República Dominicana, três princípios importantes eram minha prioridade: primeiro, que a oferta acadêmica deveria ser em um centro educacional de prestígio; segundo, que poderia treinar sem ter que viajar para apresentar o projeto final; e terceiro, poder desfrutar de flexibilidade nos pagamentos correspondentes. A FUNIBER representa tudo isso, além disso, me ofereceram um apoio permanente, o que significou uma mais-valia porque foi a minha primeira experiência totalmente virtual.

O que você destacaria sobre sua experiência em estudos patrocinados pela FUNIBER?

Um dos aspectos mais relevantes do meu caso particular foi que o material foi atualizado neste momento, tanto a teoria quanto os exemplos e casos práticos que eu tive que desenvolver, isso foi muito satisfatório porque eu senti que estava realmente atualizando o que aprendi há vários anos, e era o que eu procurava.

Outro fato a destacar é que o programa pedagógico oferece um grande número de recursos na biblioteca e materiais sugeridos, para que você realmente sinta que tem as ferramentas à mão para se preparar.

Por fim, sempre recebi resposta às minhas inquietações, tanto da FUNIBER quanto dos professores da universidade. Para o trabalho final o acompanhamento foi fundamental, senti-me apoiado, supervisionado e ouvido.

Em relação à metodologia de treinamento a distância, quais vantagens e desvantagens você acha que esse sistema tem?

Apesar de não ser um nativo digital, a plataforma é tão gerenciável e orgânica que facilita a navegação e o entendimento. No início fiquei preocupada com o processo de adaptação, depois de saber um pouco me senti segura. Sem dúvida, a estrutura e configuração da plataforma é um grande diferencial.

A metodologia virtual me tornou dona do meu tempo e gostei muito disso. Sem qualquer pressão, ajustei minhas horas de estudo de acordo com a conveniência. É verdade que merece dedicação e disciplina, mas como as aulas presenciais, se não estivermos focados não aproveitamos.

A desvantagem da metodologia é que você perde a oportunidade de conhecer outras pessoas, interagir e aprender com outras experiências. O fórum se limita a publicar trabalhos e fazer comentários sobre eles. Talvez pensar em alguma estratégia que envolva os alunos de uma mesma turma possa humanizar e agregar o charme que só o contato com nossos pares pode alcançar. Na verdade, eu gostaria de compartilhar algumas impressões com outras pessoas de outros países.

Você acha que a formação obtida pela FUNIBER pode abrir para você novas oportunidades de trabalho? Por quê?

Bem claro! Se existe uma ação capaz de permear a segurança em nosso papel profissional, é adquirir novos conhecimentos ou reforçar os já existentes.

Estou colhendo os frutos desses meses de longas noites estudando. A preparação é a chave para o desenvolvimento profissional. Atualmente trabalho como editor das páginas sociais do jornal Listín Diario, na República Dominicana, depois de me especializar como Especialista Universitário em Ciências da Informação, tive a oportunidade de participar de projetos de pesquisa nos quais coloquei os conhecimentos em prática adquirido.

A FUNIBER é uma excelente plataforma para facilitar a especialização profissional com uma proposta educacional de qualidade indiscutível, variada, de acordo com as necessidades do mercado, a um custo acessível. De minha parte, fiquei satisfeito com todo o programa e recomendei-o a outros colegas.

Se você deseja expandir seus estudos como Celeste Elizabeth Pérez Medina e se candidatar a uma bolsa para cursar um grau, mestrado ou programa de especialização, você pode consultar: