Entrevista com Líder Vicente Ruíz Moreira, estudante equatoriano com bolsa FUNIBER

Entrevista com Líder Vicente Ruíz Moreira, estudante equatoriano com bolsa FUNIBER

O aluno equatoriano Líder Vicente Ruíz Moreira está cursando, com uma bolsa de estudos da FUNIBER o Mestrado em Educação, titulado pela Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI Porto Rico) e o Universidade Internacional Iberoamericana do México (UNINI México).

Líder Vicente, que trabalha como professor, conheceu o trabalho da FUNIBER através de colegas. Além disso, ele salienta que recomendaria os programas patrocinados pela Fundação porque são econômicos, têm uma secretaria de qualidade e professores “com vocação e mística”.

O estudante enfatiza que a facilidade de compatibilizar horários, interatividade e metodologia são algumas das vantagens do ensino à distância. Assim, espera que, com a formação alcançada, surjam novas oportunidades profissionais.

Leia a entrevista completa a seguir:

O que a levou a escolher a FUNIBER para seus estudos superiores?

Quero agradecer à Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI) e à FUNIBER pela oportunidade de cursar meu mestrado. Minha decisão de continuar meus estudos superiores deve-se às excelentes recomendações que recebi da Fundação por colegas professores que já estavam realizando aqui sua experiência acadêmica. Isso me deu a oportunidade de empreender uma formação acadêmica de quarto nível, através de Bolsas de Estudo.

A decisão não foi errada, pois recebi excelente orientação e tratamento de todos aqueles que colaboram nesta grande instituição. Minha satisfação é total.

O que você destacaria de sua experiência nos estudos patrocinados pela FUNIBER?

Entre o que eu destacaria como experiência cursando um programa patrocinado pela FUNIBER está o fato de não ser apenas uma instituição que contribui para a formação profissional, mas a grande responsabilidade e seriedade que cada um dos membros da Fundação assume. Ou seja, acompanhamento acadêmico dos alunos, orientação nas dificuldades que surgem com as notas, para que os módulos das diferentes matérias, trabalhos, entre outros, cheguem até nós em tempo hábil.

Além disso, há um relacionamento – comunicação direta com cada um dos professores, facilitando a interação com os alunos. Em conclusão, é uma grande experiência que tem contribuído para meu crescimento pessoal e profissional. Com cada novo conhecimento adquirido, meu aprendizado tem sido muito significativo.

Em relação à metodologia de ensino à distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

Em relação à metodologia do ensino à distância, entre as vantagens que são apresentadas, posso destacar as seguintes: posso estudar em minha casa; estabeleço meu próprio horário; isso me dá tempo e espaço para minha atividade profissional como professor; é econômico, uma vez que não me causa despesas extras; há uma grande variedade de recursos para consultar; há tempo suficiente para fazer seu trabalho e o tempo para avaliações é excelente.

Considero também outras vantagens relacionadas com os alunos e a metodologia de ensino: dá para interagir com colegas de outros países, nos fóruns de discussão e trabalhos em grupo; a metodologia com que os módulos são elaborados é excelente e o esquema estrutural de cada disciplina, dos trabalhos, das avaliações, dos debates… é simples e fácil de manejar.

Quanto aos inconvenientes, pessoalmente não creio que haja algum, pelo menos não os notei.

Você acha que a formação obtida através da FUNIBER possibilita novas oportunidades de trabalho? Por quê?

Estou plenamente convencido de que a formação obtida através da FUNIBER me abrirá novas oportunidades de trabalho, já que a formação acadêmica que recebi na UNINI é magnífica. Sinto que minha capacidade de reflexão e de análise melhorou enormemente.

Além disso, devemos saber que um ambiente em que as mudanças são vertiginosas e globalizadas, como o contexto que todas as pessoas do mundo atravessam atualmente, exige não apenas uma formação acadêmica de excelência para ter acesso a certas funções profissionais ou de trabalho, mas exige aprendizagem contínua e altamente especializada para ser competitiva e estar no nível de habilidades e perfil profissional que caracteriza aqueles que tiveram a oportunidade de fazer um mestrado nesta grande instituição.

Se você deseja dar continuidade à sua formação assim como Líder Vicente Ruíz Moreira e quer solicitar uma bolsa de estudos para cursar um mestrado ou um programa de especialização, pode descobrir mais em: