Entrevista com José Isabel Toro Enamorado, estudante hondurenho com uma bolsa de estudos FUNIBER

Entrevista com José Isabel Toro Enamorado, estudante hondurenho com uma bolsa de estudos FUNIBER

José Isabel Toro Enamorado, estudante de Honduras, cursou, com uma bolsa de estudos da FUNIBER o Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais, titulado pela Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI-Porto Rico) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

José Isabel conheceu o trabalho da FUNIBER através de alguns de seus colegas professores. O estudante avalia positivamente a experiência do ensino à distância, mas enfatiza a importância de ser responsável e metódico neste tipo de ensino.

O estudante acrescenta que a formação obtida vem sendo colocada em prática por meio de seu trabalho como professor universitário em seu país.

Leia a entrevista completa a seguir:

Como você conheceu a FUNIBER e as atividades da Fundação?

Conheci por alguns colegas da Universidade que estavam cursando uns mestrados e depois pelas autoridades da UNAH (Universidade Nacional Autônoma de Honduras), que convidaram para fazer um mestrado de acordo com a relevância de sua área de trabalho.

Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiado e motivado em seus estudos?

Na verdade, foi uma experiência agradável. Pensei que seria fácil, mas, na verdade, você tem que estudar muito e ser responsável. Quanto ao apoio, foi bom, embora seja realmente necessário mais apoio em termos de a instituição ter uma biblioteca virtual à disposição do estudante, pois em nosso meio é uma grande dificuldade ter acesso à literatura para fazer a dissertação final.

Como foi a experiência de estudar a distância?

Foi uma boa experiência. Quando você é responsável e metódico, não há muito problema. Além disso, para aqueles que trabalham e não têm acesso a bolsas de estudo para estudar diretamente, é um grande apoio para fazer um mestrado.

Tem conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

É claro que pude aplicar este conhecimento em minha área, que é a Engenharia Agrícola, especificamente nas aulas de Hidráulica Agrícola.

Agora o estudante realiza seu estudo hidráulico não apenas para armazenamento de água ou irrigação, mas também para gerar energia limpa em nosso país, que tem muitos pontos fortes por sua topografia e abundância de água, e muitos lugares que carecem de eletricidade e seu desenvolvimento em todos os sentidos é escasso. São comunidades atrasadas, mas com este tipo de projeto, a vida em geral muda completamente suas vidas.

Se você deseja dar continuidade à sua formação assim como José Isabel Toro Enamorado e quer solicitar uma bolsa de estudos para cursar uma graduação, um mestrado ou um programa de especialização, pode descobrir em: