Entrevista com Brenda Juárez Santiago, estudante mexicana com bolsa de estudos FUNIBER

Entrevista com Brenda Juárez Santiago, estudante mexicana com bolsa de estudos FUNIBER

A estudante mexicana Brenda Juárez Santiago estudou, com uma bolsa de estudos da FUNIBER, o Doutorado em Projetos, titulado pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI México).

A modalidade on-line foi uma das razões por trás de sua decisão de estudar um programa acadêmico patrocinado pela Fundação.

A estudante enfatiza que o ensino à distância tornou possível a interação com estudantes e professores de diferentes partes do mundo.

Finalmente, Brenda recomenda que aqueles que desejam fazer um doutorado na área de Projetos sejam disciplinados e participem de suas equipes de trabalho.

Leia a entrevista completa a seguir. 

O que o levou a escolher a FUNIBER para seus estudos superiores?

A decisão foi pela modalidade on-line. Eu estava interessada numa pós-graduação para obter mais conhecimentos e implementá-los em meu papel de professora de tecnologias da informação e consultora de projetos em empresas que implementam tecnologia.

O que você destacaria de sua experiência nos estudos patrocinados pela FUNIBER?

A maior experiência é ter interagido com diferentes colegas de diferentes partes do mundo, ter me integrado a equipes de trabalho que enriqueceram nossa experiência acadêmica, já que tínhamos perfis diferentes, mas tudo com o objetivo de desenvolver projetos. O acompanhamento dos professores foi pontual e sempre destacando os pontos fortes e as observações para enriquecer nossas tarefas. Além disso, o material fornecido foi muito útil.

Ter publicado em uma revista da JCR foi uma grande experiência, com o apoio de meus orientadores de tese.

Em relação à metodologia de ensino à distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

No meu caso, posso dizer que havia muitas vantagens: os horários de estudo independente, os horários de reunião com os colegas, que aconteciam fora do horário de trabalho, massem prejudicar o tempo familiar, etc. Isto foi muito bom para mim.

As reuniões virtuais com orientadores de tese que estavam em diferentes partes do país, me ajudaram a fazer um acompanhamento oportuno para a conclusão da tese e a preparação da defesa. Tudo foi on-line.

Acho que não tive nenhum inconveniente, embora não fosse uma modalidade presencial, em vários momentos tivemos eventos de palestras virtuais sobre os temas do doutorado. Também participei em algumas conferências e conheci vários colegas na sede.

Com relação ao contato com o pessoal para questões administrativas, eles sempre mostraram a melhor disposição, eles me designaram um consultor administrativo que me contatava por telefone para qualquer informação que fosse necessária.

Você acha que a formação obtida através da FUNIBER possibilita novas oportunidades de trabalho? Por quê?

Definitivamente me abre portas, pois meu papel de professora me permite passar para outros projetos, e com outros trabalhos, posso participar em projetos de desenvolvimento tecnológico propostos pela indústria em colaboração com a universidade.

Que recomendações você ofereceria aos estudantes que desejam fazer um doutorado na área de Projetos? 

A recomendação é que eles possam manter a disciplina para administrar seus horários, estar sempre participando de suas equipes de trabalho e dar o melhor de si em cada uma de suas atividade; não se contentar apenas com material lido, mas expor suas ideias, suas dúvidas, discutir entre os pares, o que enriquece muito a geração de conhecimento, e estar sempre acompanhando as observações de seus professores e orientadores de tese.  E, finalmente, não percam a oportunidade de ter uma bolsa de estudos com a FUNIBER.

Se você deseja dar continuidade à sua formação assim como Brenda Juárez Santiago e quer solicitar uma bolsa de estudos para cursar um mestrado, programa de especialização ou graduação pode descobrir mais em: