Entrevista com Ana Cecilia Marquina Pineda, estudante hondurenha com bolsa de estudos FUNIBER

Entrevista com Ana Cecilia Marquina Pineda, estudante hondurenha com bolsa de estudos FUNIBER

A aluna de Honduras, Ana Cecilia Marquina Pineda, cursou, com uma bolsa de estudos da FUNIBER o Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo, com dupla titulado pela Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI-Porto Rico) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

A estudante conheceu a atividade da FUNIBER através de um parente e ela conta que recomendaria os programas patrocinados pela Fundação porque “eles são completos e você consegue aprender”.

A flexibilidade de horários é uma das vantagens a que Ana Cecilia alude ao decidir sobre este tipo de educação. Ele também observa que a pandemia de Covid-19 fez com que o e-learning se tornasse mais forte e atingisse uma maior quantidade de pessoas com menos recursos.

Leia a entrevista a seguir:

O que o levou a escolher a FUNIBER para seus estudos superiores?

Eu estava procurando uma orientação para minha graduação em Arquitetura que contribuísse para meu crescimento profissional e pessoal neste mundo cada vez mais competitivo. Então, decidi prosseguir meus estudos com o patrocínio da FUNIBER, porque me interessou o currículo do mestrado, que é muito completo e dinâmico, e sinto que posso contribuir com ideias assertivas em minha carreira e na empresa para a qual trabalho.

O que você destacaria de sua experiência nos estudos patrocinados pela FUNIBER?

A experiência do desenvolvimento da dissertação foi de muitos feedbacks e aprendizados, os professores são profissionais de alto nível, o que fez com que o resultado final superasse minhas expectativas e aguçasse minhas habilidades de pesquisa e representação analítica.

Gostaria também de destacar as ferramentas físicas fornecidas para poder revisar o conteúdo ao final do mestrado. 

Em relação à metodologia de ensino à distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

Entre as vantagens, gostaria de destacar a flexibilidade dos horários, que, no final das contas, depende muito de nossa responsabilidade enquanto estudantes para poder terminar a tempo e da maneira correta. Além disso, a estrutura da plataforma, que agiliza os processos de cada aula. Ser capaz de compartilhar e elaborar estratégias e estudos com pessoas de diferentes regiões da Ibero-América fez com que eu me reinventasse como profissional. Eu ainda mantenho comunicação com meus colegas de grupo do mestrado.

O único inconveniente que posso mencionar é o tempo de resposta em alguns módulos, que pode interferir quando se trabalha em grupo, no meu caso particular, no módulo de projeto.

Você acha que a formação obtida através da FUNIBER possibilita novas oportunidades de trabalho? Por quê?

Sem dúvida, a oferta acadêmica é muito completa, e ter uma visão dos professores de outros países acrescenta ao que é aprendido durante os estudos e, portanto, ao desempenho estratégico do trabalho.

Qual é sua avaliação deste último ano marcado pelo ensino on-line provocado pela pandemia de Covid-19?

Penso que o aprendizado on-line abre muitas oportunidades, especialmente para residentes em locais remotos, que não têm centros de estudo próximos nem os recursos para viajar para estudar, e tiveram a oportunidade de se educar por causa da pandemia, algo que possivelmente em 2019 não foi sequer pensado. Qualquer mudança traz consigo uma lição e provavelmente a pandemia nos fez ver que não há limites quando se trata de educação.

Se você deseja dar continuidade à sua formação assim como Ana Cecilia Marquina Pineda e quer solicitar uma bolsa de estudos para cursar um programa de graduação, especialização, mestrado ou doutorado, pode descobrir mais em: