Entrevista com Jonathan Javier Riofrío Rodríguez, estudante equatoriano com bolsa da FUNIBER

Entrevista com Jonathan Javier Riofrío Rodríguez, estudante equatoriano com bolsa da FUNIBER

O estudante equatoriano Jonathan Javier Riofrío Rodriguez foi bolsista pela FUNIBER, do Mestrado em Direção Estratégica com especialização em Gerência, com dupla titulação ou pela Universidad Internacional Iberoamericana de Porto Rico (UNINI Porto Rico) e pela International University Iberoamericana de México (UNINI México).

O aluno, com mais de 16 anos de experiência em recursos humanos e gestão empresarial e na coordenação de departamentos comerciais a nível empresarial, conheceu a atividade da FUNIBER por meio das redes sociais.

Jonathan destaca que recomendaria os programas patrocinados pela Fundação dado que o curso é “muito gratificante e o aluno se forma de maneira profissional e pessoal e obtém potencial para liderança”.

Você pode ler a entrevista completa abaixo:

Como você conheceu a FUNIBER e a atividade da Fundação?

Por meio de uma rede social decidi ligar e pedir informações. De forma muito cordial entraram em contato comigo um assessor da sede e me deu toda a informação do programa do estudo e foi, então que comecei essa bela jornada.

Como foi sua experiência com a Fundação? Você recebeu apoio em seus estudos?

Foi uma ótima caminhada. Nos primeiros dias fiquei bastante desorientado e não sabia se devia seguir ou não os respetivos procedimentos que devia realizar e todos os processos que por exigência tive de passar, mas enfim, como sou uma pessoa determinada e sem medo de desafios, alinhei-me rapidamente e consegui reunir todos os requisitos para me candidatar ao processo. Aí um orientador me ligou informando que agora eu poderia me inscrever no tão esperado mestrado.

No início tive que me adaptar ao processo de estudos, mas com a ajuda e apoio do representante da FUNIBER consegui me orientar e dar continuidade aos estudos do programa.

Como foi a experiência de estudar a distância?

Acho que, como tudo novo no início, sendo honesto, o processo de adaptação foi a orientação e o apoio da equipe e assessores tornaram todos os processos mais tranquilos. A partir daí só tive que me organizar com tempo e dedicação nas leituras, o que foi o mais interessante e o que realmente ajuda a completar cada módulo e crédito atribuído e até mesmo responder às atividades, fóruns e estudos de casos que têm sido de grande proveito para adquirir o máximo de conhecimento. 

Você tem conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos com os treinamentos promovidos pela FUNIBER?

Ao decidir iniciar meus estudos neste programa de Gestão Estratégica com a FUNIBER, não só fui capaz de expandir meus conhecimentos técnicos, estratégicos e metodológicos no mundo dos negócios, mas também me ajudou a crescer profissionalmente e pessoalmente por meio da aplicação de técnicas e estratégias metodológicas em que você aprende a maximizar o tempo e os recursos para ser mais competitivo no mercado atual.

E quando me refiro ao fato de que, se iniciar esse processo de estudo ajuda a ampliar o conhecimento, eu complementaria a pergunta: ele direciona você a aplicar o que aprendeu?

À medida que se avançam as disciplinas e módulos, o conhecimento foi cada vez mais enriquecedor que na prática apliquei na minha linha de negócio (MY BUSINESS). Hoje em dia, posso dizer que aproveitei tanto que as mudanças são perceptíveis, pois atualmente deixou de ser de uma tradicional Loja de Ferragens a um Centro de Soluções onde efetuamos pagamentos e cobranças de serviços em geral, depósitos e saques em Bancos (LOCAL), e o pagamento de Saques Nacionais e Internacionais e alavancando negociações de médio e longo prazo com franquias internacionais. Isso nos colocou em um dos estabelecimentos varejistas pioneiros na área, visitado e reconhecido no setor norte da cidade de Guayaquil.

Qual é a sua avaliação deste último ano marcado pelo ensino on-line que a pandemia COVID-19 trouxe consigo?

Sei que com o passar do tempo cada indivíduo é submetido a provas que talvez para muitos o processo não seja tão agradável, mas para outros seria realmente uma força.

O início da pandemia, como sabemos, afetou os aspectos financeiros e trabalhistas em todo o mundo. Perdi e nos dissociamos de algumas fontes de emprego por confinamento e medidas de restrições que o COE Nacional ordena em meu país pelo conhecido vírus Covid-19 e ficou difícil para mim fazer o pagamento das parcelas mensais até pensei duas vezes em desistir do processo de estudo.

Foi aí que uma frase me veio à mente que em uma conferência internacional de que participei, Christopher Paul Gardner, o mentor do filme “Em Busca da Felicidade”, mencionou”: ‘Nunca deixe ninguém lhe dizer que você não pode fazer algo’.

Mas a partir de agora aqueles últimos meses de confinamento foram fortes porque me ajudaram a continuar com as leituras dos materiais de cada disciplina e assim poder avançar mais rápido no processo de estudo.

Se você deseja ampliar seus estudos como Jonathan Javier Riofrío Rodríguez, e optar por uma bolsa para cursar graduação, mestrado ou programa de especialização, saiba mais em: