Entrevista com Ana Ruth Pacheco, estudante hondurenha com bolsa da FUNIBER

Entrevista com Ana Ruth Pacheco, estudante hondurenha com bolsa da FUNIBER

A estudante hondurenha Ana Ruth Pacheco cursou, com bolsa da FUNIBER, o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, titulado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

A aluna, que conheceu a atividade da FUNIBER por meio de colegas de trabalho, recomenda os cursos patrocinados pela Fundação porque “é um programa completo e comprometido com o que oferece”.

A assessoria é um dos aspectos destacados por Ana Ruth, que lhe permitiu sanar todas as suas dúvidas e cumprir os prazos de forma satisfatória.

Você pode ler a entrevista completa abaixo:

O que o fez optar pela FUNIBER para o ensino superior?

Uma das motivações que tive para decidir pela FUNIBER foi o alto profissionalismo de seus funcionários, fornecendo-me todas as informações e motivação antes de concluir o processo de inscrição, incluindo uma grande variedade de ofertas de formação que a FUNIBER oferece para todas as áreas de ensino.

O que você destacaria sobre sua experiência em estudos patrocinados pela FUNIBER?

Adorei toda a experiência como aluno da FUNIBER. Destaco a abordagem direta que os orientadores dos programas têm feito, pois, sem hesitar, sempre responderam a cada uma das minhas dúvidas. Também destaco como o estudo de caso reafirma o conhecimento colocando-o em prática e não apenas nos levando à teoria e ao exame.

Em relação à metodologia de formação a distância, quais as vantagens e desvantagens que você acha que esse sistema tem?

Foi uma experiência nova com a qual aprendi muito, que me ajudou a funcionar melhor durante esta emergência que tivemos que enfrentar. Com essa experiência ampliei meus conhecimentos e descobri habilidades que hoje são a base do meu trabalho.

Como vantagens destaco as seguintes: maior comprometimento com o programa; flexibilidade de horários para trabalhar em cada etapa do programa; a facilidade de poder consultar os consultores do programa; o relacionamento estabelecido com alunos de outros países contribui para melhorar o clima do programa; há o acesso total ao material físico e eletrônico e a motivação extra para a busca de informações que auxiliem na realização das diferentes atividades, valorizando o trabalho a ser apresentado em cada disciplina.

Como aluno, o programa contribui muito para definir metas e alcançá-las com sucesso, é uma motivação do início ao fim.

Uma grande vantagem que destaco é a assessoria de trabalho final. Nunca me deixou com dúvidas, aprendi muito com ela e valorizo ​​suas contribuições como um tesouro.

Como desvantagem, destaco que, embora o programa seja exigente em sua totalidade, o tempo sugerido para cada aula deve ser ampliado, pois no início é um aprendizado total e a adaptação ao programa nos leva mais tempo nas primeiras disciplinas do que o programa nos sugere.

 Você acha que a formação obtida pela FUNIBER pode abrir para você novas oportunidades de trabalho? Por quê?

É claro que, dentro da minha área de atuação, fazendo parte de uma equipe do Departamento de Capacitação na Direção de Talentos Humanos, essa formação me ajudou a entender muitos dos processos da área e compartilhar conhecimentos que ajudam a atualizar e agilizar as metodologias de trabalho.

Durante meus estudos na FUNIBER aprendi que muitos dos erros que nos levam ao fracasso é nos ancorarmos a um trabalho em uma determinada empresa e que ao abrir nossas expectativas de trabalho estou descobrindo o quão valioso posso ser ao compartilhar os novos conhecimentos adquiridos no Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento.

Qual é a sua avaliação deste último ano marcado pelo ensino on-line que a pandemia da Covid-19 trouxe consigo?

Reconhecer que a importância da atualização contínua é, sem dúvida, a porta que nos abre muitos horizontes. Durante este confinamento descobri que muitas das nossas competências gerenciais podem ser desempenhadas remotamente, atingindo objetivos maiores, a experiência de aprender esta metodologia com a FUNIBER é ainda a minha maior satisfação, visto que ao cumprir este desafio a minha visão no quotidiano e no trabalho é mais ampla.

Se você deseja ampliar seus estudos como Ana Ruth Pacheco e se candidatar a uma bolsa para cursar um programa de graduação, mestrado ou especialização, você pode descobrir em: