Entrevista com Andrés Ernesto Lobos, estudante chileno da FUNIBER

Entrevista com Andrés Ernesto Lobos, estudante chileno da FUNIBER

O estudante chileno Andrés Ernesto Lobos cursou, com bolsa da FUNIBER, o Mestrado em Educação, graduado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

O aluno, que conheceu a atividade da Fundação pelas redes sociais, destaca que recomendaria os programas patrocinados pela instituição por serem de “boa qualidade acadêmica, muito variados e com os requisitos necessários para obter uma boa formação e especialização”.

Andrés destaca como principal vantagem a possibilidade de estudar em casa com o material impresso à disposição.

Você pode ler a entrevista completa abaixo:

O que o fez optar pela FUNIBER para o ensino superior?

A necessidade de especialização atualizada. O mestrado oferecido pela FUNIBER com a respectiva especialização era o que procurava e precisava, associado à universidade que ministrava o programa e que também me dava a possibilidade de receber uma bolsa.

O que você destacaria sobre sua experiência em estudos patrocinados pela FUNIBER?

A formação atualizada, a interação fluida e permanente com professores e colegas distribuídos por diversos países da América Latina, a metodologia em um programa a distância e o suporte digital da plataforma que a Universidade possui. Por outro lado, acesso direto ao escritório da FUNIBER existente em meu país, para consultas administrativas e/ou acadêmicas.

Em relação à metodologia de formação a distância, quais as vantagens e desvantagens que você acha que esse sistema tem?

A maior vantagem é que permite estudar de sua própria casa, com possibilidade de interagir rapidamente com os professores, diante de dúvidas, gerar espaços de diálogo permanente com os colegas, por meio de fóruns virtuais, acesso à bibliografia em tempo real. Além disso, com material para cada módulo, pedagogicamente muito bem elaborado, que chegava em casa. Acho que a desvantagem é não ter podido ter alguma instância de interação remota com os professores de forma síncrona.

Você acha que a formação obtida pela FUNIBER pode abrir novas oportunidades de trabalho? Por quê?

Naturalmente, a obtenção de um diploma acadêmico, como o Mestrado em Educação, permite a inserção em instituições universitárias que ministram especialidades relacionadas ao que foi estudado. Particularmente a especialização ou menção oferecida por este mestrado permite que você tenha um grau de conhecimento um pouco mais especializado e seja capaz de entregá-lo às futuras gerações que estão sendo formadas.

Que balanço você faz deste último ano marcado pelo ensino on-line que a pandemia COVID-19 trouxe consigo?

Concluo um saldo muito positivo, pois fiz o meu mestrado em que o ensino a distância ainda era exceção ao presencial e não era considerado profunda e academicamente desejável. Porém, trouxe-me uma experiência anterior que soube assumir e implementar neste momento de pandemia, com maior autoridade. Por outro lado, o teletrabalho, permitiu-me assimilar comportamentos e cultura com um tipo de trabalho, até então muito desconhecido nestas latitudes e tendo a prática de dois anos de treino, tornou-se mais natural para mim ligar de casa a colegas de trabalho e com usuários de nosso sistema.

Se você deseja expandir seus estudos como Andrés Ernesto Lobos e se candidatar a uma bolsa para cursar graduação, mestrado ou programa de especialização, você pode descobrir em: