Entrevista com Milton Francisco Barahona Álvarez, estudante salvadorenho com bolsa da FUNIBER

Entrevista com Milton Francisco Barahona Álvarez, estudante salvadorenho com bolsa da FUNIBER

O estudante salvadorenho Milton Francisco Barahona Álvarez cursou, com bolsa da FUNIBER, o Mestrado em Engenharia Industrial, com dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

O aluno, que conheceu a atuação da FUNIBER por meio de um familiar, ressalta que já recomendou os programas patrocinados pela Fundação por serem “caminhos do conhecimento, orientados por professores dispostos a apoiar o que for exigido deles”.

Milton Francisco valoriza positivamente sua primeira experiência de ensino a distância, o que lhe permitiu conciliar trabalho e vida acadêmica. O aluno destaca que o material disponibilizado durante o mestrado se tornou uma ferramenta de apoio em seu ambiente de trabalho.

Você pode ler a entrevista completa abaixo:

Como você conheceu a FUNIBER e a atividade da Fundação?

Conheci a Fundação por meio de uma de minhas irmãs, que fez especialização com bolsa da FUNIBER. Ela contou-me sobre colegas de trabalho que estavam fazendo mestrado na Fundação. Devido ao meu interesse em fazer pós-graduação, entrei em contato com a FUNIBER, após uma busca na Internet, e eles conversaram sobre a oferta e como são desenvolvidas as atividades.

Como foi sua experiência com a Fundação? Você recebeu apoio em seus estudos?

Foi uma experiência agradável e satisfatória. Foi a minha primeira experiência on-line e dada a dinâmica de estudo que é tratada, aprendi além do que se refere ao conteúdo do mestrado, e também à gestão de plataformas virtuais. Senti-me apoiado, tanto pela equipe de monitoria, agradecendo a pronta resposta, quanto pelos professores, que se prontificaram a esclarecer dúvidas e ampliar esclarecimentos, principalmente reconhecendo meu orientador de tese.

Como foi a experiência de estudar a distância?

É uma experiência diferente do presencial, que no meu caso foi o que conheci, acrescentando o fato de estar sob o ensino de professores estrangeiros. Foi particularmente benéfico para mim, uma vez que, devido às circunstâncias de trabalho, exigia um horário flexível para poder avançar nos estudos, sendo esta uma das razões para considerar a Fundação como alternativa de estudo. Uma vez adquirida a disciplina e com a convicção de alcançar o objetivo de concluir o mestrado, torna-se ainda mais divertido poder escolher a hora e o local para estudar, por exemplo.

Você tem conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos com o Mestrado promovido pela FUNIBER?

Certamente. Apresentando um caso específico, no ano passado houve uma auditoria no meu local de trabalho, usei o material de apoio que tratava como pode ser realizada uma auditoria e as competências que um auditor deve ter. Acrescento também que, quando tenho dúvidas sobre questões técnicas, procuro o material, que mantenho como material de referência.

Qual é a sua avaliação deste último ano marcado pelo ensino on-line em consequências das mudanças que a pandemia da Covid-19 trouxe?

Acho que a Fundação é precursora nessa área, avançou nesse contexto de educação a distância. Durante a pandemia em que continuamos imersos, o ensino on-line é a alternativa mais clara a seguir, pois garante a biossegurança. Por ser uma alternativa confiável e amplamente acessível, o ensino on-line surge como uma alternativa sólida de aprendizagem, tanto em situações normais, como em situações excepcionais como a vivida pelo mundo.

Se você deseja expandir seus estudos como Milton Francisco Barahona Álvarez e candidatar-se a uma bolsa para cursar um diploma, mestrado ou programa de especialização, saiba mais em: