Entrevista com Lionel Alfredo Fernández Aquino, estudante boliviano bolsista pela FUNIBER

Entrevista com Lionel Alfredo Fernández Aquino, estudante boliviano bolsista pela FUNIBER

O estudante boliviano Lionel Alfredo Fernández Aquino estudou, com uma bolsa de estudos da FUNIBER, o Mestrado em Educação, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).  

O estudante considera que a aprendizagem ao longo da vida é vital porque o campo acadêmico está em constante evolução e requer atualização acadêmica. 

O estudante é grato pelo trabalho dos professores de seu programa de estudos que estavam “sempre atentos às preocupações dos estudantes, prontos para responder ou dar orientações sobre o que era necessário”. 

Lionel Alfredo enfatiza que o programa melhorou sua vida profissional: “Agora eu posso definitivamente atuar e administrar as pessoas que dependem de mim de uma maneira melhor’. 

Leia a entrevista completa abaixo: 

Por que você decidiu fazer uma pós-graduação com a FUNIBER? 

Primeiro, por causa das características virtuais do mestrado. Por outro lado, é importante, penso eu, se preparar continuamente. O ambiente em que operamos exige melhoria contínua e atualização de conhecimentos. A busca de conhecimento para o melhor desenvolvimento de nossas funções é muito importante. Nesse sentido, a FUNIBER me ofereceu a oportunidade de melhorar meus conhecimentos no campo da educação.

Em relação à metodologia de ensino a distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

Inicialmente, a metodologia de trabalho para o ensino a distância adotada pela FUNIBER é muito bem acompanhada e/ou complementada pelo material didático que oferece, ou seja, como o conteúdo de cada disciplina está muito bem desenvolvido, é muito propício ao aprendizado. Por outro lado, o olhar atento dos professores designados para as questões e/ou dificuldades que surgem durante o curso ajuda a melhorar o aprendizado.

Entretanto, é também importante mencionar que sem o compromisso do estudante com o programa, não haverá um resultado ótimo de aprendizado. Em outras palavras, neste sistema, é muito, muito importante que o estudante coloque todo seu esforço e seu compromisso em alcançar resultados satisfatórios.

O que você mais gostou em seu programa? O que você destacaria? 

Duas coisas que posso destacar; a primeira é compartilhar com pessoas de outras nacionalidades. Isto sem dúvida melhora nosso conhecimento de outras culturas, pois o ponto de vista, as experiências e as características são definitivamente diferentes de um país para outro. Esta diversidade cultural me deu a oportunidade de conhecer várias pessoas, descobrir sobre sua cultura, etc. 

Em segundo lugar, definitivamente a metodologia de trabalho, que mencionei anteriormente, é muito bem complementada pelo material didático oferecido pelo curso, como bibliografia e vídeos, entre outros, que são muito relevantes para cada tópico avançado, o que, vale a pena mencionar, aprimora e facilita o processo de aprendizagem.

O que você acha dos professores em seus estudos? E do programa acadêmico? 

Tudo muito bom, sempre atento às preocupações dos estudantes, pronto para responder ou fornecer orientação sobre o que era necessário.

O programa acadêmico, penso eu, é muito bom, pois foi muito útil para mim. Entretanto, em minha opinião, certamente será muito bom para alguns e não tão bom para outros, porque não estamos todos no mesmo nível de conhecimento e necessidade para alguns tópicos ou outros. Particularmente o programa foi muito útil para mim, consegui obter ferramentas que estão me ajudando a melhorar meu desempenho na função que desempenho atualmente.

O que você agregou com seus estudos por meio da bolsa de estudos pela FUNIBER? 

Muito, na verdade, muito conhecimento. Meu trabalho requer este conhecimento e eu não o tinha. 

Agora eu posso definitivamente atuar e administrar as pessoas que dependem de mim de uma maneira melhor. Como mencionei antes, o programa em particular me deu novos conhecimentos, que estou aplicando agora mesmo em meu papel de chefe de arquitetura. Isto se aplica à gestão administrativa do pessoal que estou encarregado e seu relacionamento com outras áreas, bem como à gestão do processo de ensino e aprendizagem no programa de graduação.

Como você está aplicando os conhecimentos que aprendeu em sua vida profissional diária? 

Inicialmente é fácil de ler as coisas e, é claro, encontrar uma solução imediata. Em outras palavras, a maneira como vemos as coisas, analisamos, etc., mudou, o que nos ajuda na resolução de problemas, é claro, porque podemos entendê-lo mais claramente.

A melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, no curso de arquitetura que dirijo, estamos aperfeiçoando-os, implementando protocolos, com o objetivo de padronizar os relatórios das atividades acadêmicas em todas as áreas. Estes protocolos, em diferentes níveis, nos ajudam a melhorar a complementaridade que deve existir nos níveis horizontal, vertical e transversal do conteúdo acadêmico, ou seja, seu objetivo é justamente controlar as ações de alguns professores que vão além da linha traçada pelo projeto acadêmico, que é sem dúvida a que nos dá o norte e nos mostra o caminho a seguir, portanto, é importante aplicá-los.

Você acha que a formação obtida pela FUNIBER possibilita novas oportunidades de trabalho? Por quê?

Claro que este novo conhecimento permite-nos entrar noutras áreas, pessoalmente, a minha atividade foi apenas dedicada ao desenvolvimento da profissão de arquiteto, e atividade docente (professor na carreira de arquitetura). Agora meus conhecimentos me abrem a possibilidade de administrar um centro educacional ou similar, o que é, naturalmente, uma nova oportunidade de trabalho. A administração no processo de ensino e aprendizagem abre outras possibilidades de trabalho, que em última análise são diferentes das de um arquiteto ou professor.

O que você diria para as pessoas que estão pensando em estudar a distância com a FUNIBER?

Ter confiança nos programas patrocinados pela FUNIBER. A qualidade dos programas é totalmente garantida, tanto em termos da metodologia de trabalho quanto das ferramentas tecnológicas da plataforma, assim como o apoio oportuno fornecido pelos professores em cada módulo. Por outro lado, é importante destacar que todo o material didático que acompanha cada módulo é muito oportuno e relevante para o conteúdo de cada módulo. 

Se você deseja dar continuidade à sua formação, assim como Lionel Alfredo Fernández Aquino, e solicitar uma bolsa de estudos para cursar uma graduação, um mestrado ou um programa de especialização, saiba mais em: