Entrevista com Danik Roberto García, estudante bolsista da FUNIBER da Nicarágua

Entrevista com Danik Roberto García, estudante bolsista da FUNIBER da Nicarágua

O aluno da Nicarágua, Danik Roberto García,  estudou com uma bolsa de estudos da FUNIBER o Mestrado Universitário em Linguística Aplicada ao ensino de Inglês como Língua Estrangeira, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

Danik Roberto é professor e coordenador acadêmico no Departamento de Inglês de uma universidade de seu país.

De acordo com o estudante, sua rede de networkin foi fortalecida durante o processo de aprendizagem. Além disso, o modelo de ensino virtual lhe permitiu administrar seu tempo de acordo com sua disponibilidade e suas obrigações de trabalho. 

Leia a entrevista completa abaixo: 

Por que você decidiu fazer uma pós-graduação com a FUNIBER?

A decisão foi um processo que não foi apenas complexo, escolhendo entre diferentes alternativas acadêmicas e organizações, mas também um objetivo pessoal e profissional altamente focado em meus motivos e objetivos; sem esquecer a preparação para o desempenho das minhas funções na área laboral; ou seja, uma resposta diante das possibilidades de conseguir um emprego que atenda às minhas expectativas. Portanto, a FUNIBER ofereceu as respostas às minhas perguntas para agregar valor ao meu currículo e à pessoa profissional que eu queria ser e sou hoje. 

Além disso, a FUNIBER apresentou um esquema de estudos diferente do tradicional e forma profissionais capazes de dar resultados, com múltiplas habilidades, atitudes e competências que constituem o projeto de vida do profissional hoje. 

O que você mais gostou em seu programa? O que você destacaria?

Dentro das preferências nos 5 anos em que fui aluno de ambos os programas, a formação me ajudou a fortalecer as relações de networking com diversas organizações locais, nacionais e internacionais e a conhecer a comunidade estudantil de outros países que estavam imersos neste programa educacional.

Por outro lado, o programa a distância me fez o arquiteto de meu próprio aprendizado em termos de capacidade e atitude para alcançar a autonomia de aprender a aprender; o acompanhamento gradual em ser o ator de meu pensamento crítico, critérios e métodos que tornaram eficaz meu modo de aprender a explorar novos conhecimentos. 

Por último, mas não menos importante, o grau de responsabilidade e compromisso consigo mesmo para progredir e garantir o sucesso em minha vida acadêmica, profissional e futura de trabalho. 

O que você acha dos professores em seus estudos? E do programa acadêmico?

Os papéis dos professores dos estudos e do programa acadêmico influenciaram o sucesso da atividade de formação focada em mim como estudante e como ambos os autores comprometidos com o ensino me ajudaram no uso de ferramentas tecnológicas, gestão de estratégias que me permitiram obter o conhecimento e as habilidades necessárias no campo profissional em que estava me formando. Em outras palavras, o próprio aluno assume o papel de liderança que implica vontade e disciplina para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e relacionadas ao trabalho. O acima mencionado permitiu aproveitar os pontos fortes de cada um dos participantes no processo de colaborar como uma equipe e alcançar o mesmo objetivo comum de uma unidade forte. 

O que você agregou com seus estudos por meio da bolsa de estudos pela FUNIBER?

Uma exploração do conhecimento que se tornou evidente com o uso de ferramentas digitais e/ou virtuais integradas à educação como parte da adaptação e evolução. Além disso, o ambiente de ensino dos cursos com a FUNIBER gerou opções de interação síncrona e assíncrona, ou seja, o mediador e o aluno interagiram em correspondência de aprendizagem e ensino no contexto da sociedade e da educação. Os estudos se tornaram uma demanda permanente por uma educação de qualidade. Também me permitiu abrir rapidamente espaços em perfis de trabalho para mostrar quem sou e como estou no mundo competitivo do trabalho, e o que me faz sobressair dos outros. 

Como você está aplicando os conhecimentos que aprendeu em sua vida profissional diária?

Primeiro, a pós-graduação como especialização em um campo específico eleva o nível de conhecimento e acadêmico do profissional. Isso me tornou um acadêmico competente e capaz dentro de um esquema de trabalho para colocar minhas habilidades em prática no dia a dia, assim como com um conjunto de fortes competências que me permitem desenvolver não apenas atividades, mas também buscar soluções para cenários reais com problemas que induzem a uma profunda reflexão e resposta.

Finalmente, transmitir os conhecimentos adquiridos em benefício da comunidade estudantil para a formação educacional e autônoma por meio de planos de ação (ligando o ambiente acadêmico e de trabalho), do aprendizado à experiência.

Você já recebeu seu diploma? Em caso afirmativo quanto tempo demorou?

Eu recebi ambos os diplomas: Master in Teaching English as a Foreign Language y Máster en Lingüística Aplicada e o Enseñanza del Inglés Lengua Extranjera. O primeiro título foi emitido dentro de aproximadamente 6 meses e o último título administrado dentro de 9 a 10 meses. 

O que você diria para as pessoas que estão pensando em estudar a distância com a FUNIBER?

Para começar, é importante conhecer os serviços acadêmicos que a FUNIBER oferece e como a missão e visão está comprometida com as metas e objetivos que o estudante em perspectiva procura alcançar. O aluno é o protagonista do seu pensamento e criador do seu ambiente, a FUNIBER aponta oportunidades; numa variedade de possibilidades de ensinar a aprender; incorporar conhecimentos, aceitando desafios, enfrentando os altos e baixos que a realidade apresenta e superando paradigmas convencionais e tradicionais de ensinamentos e sujeitos devem estar preparados para pensar por si mesmos em um mundo e ações em mudança.  

Se você deseja ampliar seus estudos, assim como Danik Roberto García, e se candidatar a uma bolsa para cursar graduação, mestrado ou especialização, veja mais informações em: