Entrevista com a estudante de educação Yanitza Brenda Menacho Vargas

Entrevista com a estudante de educação Yanitza Brenda Menacho Vargas

A estudante boliviana Yanitza Brenda Menacho Vargas estudou, com uma bolsa de estudos da FUNIBER, para a mestrado em Educação com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

A estudante, que é formada em Antropologia, está satisfeita com sua experiência de ensino a distância e já está considerando estudar para um doutorado pela FUNIBER. 

“O que me atraiu principalmente foi a modalidade virtual (TIC), a acessibilidade do material dentro do campus, o acompanhamento dos professores e principalmente toda a proposta acadêmica”, diz a estudante. 

Você pode ler a entrevista completa abaixo:  

Por que você decidiu cursar pós-graduação com a FUNIBER? 

A educação é uma das minhas paixões. Durante meus estudos em Antropologia tive a oportunidade de ser assistente de ensino, uma experiência que me levou a me especializar em educação. A decisão de fazer um mestrado veio graças a um post que vi no Facebook, em que foram mencionadas todas as opções que a FUNIBER tem para ter acesso a uma educação de qualidade. Após fazer algumas pesquisas e contatar a delegação da FUNIBER na Bolívia, decidi fazer o Mestrado em Educação na Universidad Europea del Atlántico. 

O que me atraiu principalmente foi a modalidade virtual (TIC), a acessibilidade do material dentro do campus, o acompanhamento dos professores e principalmente toda a proposta acadêmica. Como antropólogo, a diversidade é importante para mim e dentro do programa acadêmico pude encontrar assuntos que cobriam a interculturalidade a partir de uma perspectiva acadêmica com foco na educação, incluindo o uso apropriado das TICs, que são relevantes na educação contemporânea. 

Outro fator que me encorajou a estudar por meio desta fundação foi o constante monitoramento de nosso processo de aprendizagem, além de nos fornecer todas as ferramentas e instrumentos necessários para facilitar uma compreensão muito mais ampla das matérias avançadas e das atividades propostas por cada um dos professores durante todo o processo do mestrado. 

Em relação à metodologia de ensino a distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema tem?

Uma das vantagens é o campus virtual. É muito dinâmico e intuitivo, permitindo o acesso a todo o material disponível, além de facilitar o contato constante com professores. Lembro que uma vez que tive um problema com o sistema ao realizar uma avaliação, entrei em contato com um técnico pela panal e uma solução imediata foi fornecida. 

Outra vantagem é o horário. Como não há um horário fixo, pode-se continuar com as atividades diárias sem ter que deixar de lado o mestrado, facilitando as horas de estudo e acomodando-as à rotina diária. 

E acredito que a maior vantagem que nos oferece são as avaliações, pois, sendo estritamente virtuais, elas nos permitem conhecer nossa pontuação imediatamente, tornando-nos conscientes de nosso progresso. 

Como ponto médio, eu destacaria que os trabalhos escritos enviados aos professores pela plataforma têm excelentes abordagens e explicações adequadas para sua conclusão, além de nos permitir, como alunos, aprofundar todo o aprendizado adquirido, mas o fato de sua entrega ser virtual e considerando o número de alunos que existem dentro da plataforma, faz com que a classificação desses trabalhos demore entre 1 e 2 semanas.

Uma das desvantagens que encontrei foi quando fazia trabalho em grupo. A falta de contato direto com os colegas e o choque de horários tornou desconfortável em alguns casos a coordenação da realização de certas tarefas. 

O que você mais gostou em seu programa? O que você destacaria? 

Eu adorei os debates. Ao longo do curso de mestrado houve oportunidades para alunos e professores discutirem um tópico específico dentro do assunto. Estes debates permitiram uma troca de ideias, assim como o necessário estudo aprofundado de todos os pontos-chave de um determinado tópico.

Os trabalhos escritos também foram úteis. Eles são dinâmicos (sejam em grupos ou individuais) e permitem a dinamização dos conceitos dentro do processo de assimilação do conhecimento, assim como, no caso do trabalho em grupo, permitem ter um contato mais direto com colegas de diferentes países. 

O campus virtual foi uma das minhas partes favoritas da experiência do Mestre, o material que continha e o acesso que nos deu a textos e vídeos relacionados aos assuntos permitiu que o processo de aprendizagem virtual fosse muito mais completo. 

E por último, mas não menos importante, os professores. Cada um dos professores com quem tive contato estava preocupado com nosso processo de aprendizagem e estava sempre atento às nossas perguntas, certificando-se de que tínhamos as respostas necessárias para entender o assunto da melhor maneira possível. 

O que você acha dos professores em seus estudos? E quanto ao programa acadêmico? 

Como mencionei antes, os professores, em sua maioria, me permitiram ter uma experiência completa e satisfatória, porém, o mais notável é que cada um deles tinha uma metodologia diferente: cada disciplina se sentia diferente porque o conteúdo era abordado de perspectivas diferentes, ajudando-nos a nos relacionar mais facilmente com o conteúdo da disciplina. 

Percebeu-se que alguns professores eram mais teóricos e outros muito mais práticos e lúdicos, mas o que os caracterizava a todos era sua intenção de nos fornecer as ferramentas para compreender todos os temas conceituais avançados dentro do assunto. 

O programa estava completo. Minha parte favorita foi principalmente a primeira etapa do mestrado, onde tudo foi tratado de forma geral com especificidades em áreas de diversidade ou tecnologia. Durante todo este período do programa, os professores foram muito mais aprofundados, pois havia mais alunos. Isto significava que a maior parte do trabalho era feita em grupos, o que permitia a interação com pessoas de diferentes países. Outro ponto a destacar foi o dinamismo, os textos fornecidos pela FUNIBER permitiram um melhor processo de estudo para a realização da avaliação e compreensão dos temas avançados. 

Durante a especialização, que no meu caso foi em “formação de professores”, a dinâmica mudou e as tarefas foram, na maioria das vezes, individuais, mas isso não prejudicou o aprendizado adquirido dentro de cada uma das disciplinas. 

O que seus estudos com a FUNIBER lhe deram? 

Em nível pessoal, meus estudos me deram confiança e segurança. No momento de apresentar projetos escritos, como a maior parte da comunicação dentro do mestrado era através de e-mails ou mensagens enviadas dentro do campus virtual, a comunicação escrita tornou-se uma necessidade a fim de estabelecer contato e demonstrar a aquisição de conhecimento. Por outro lado, isso também me permitiu adquirir conhecimentos relacionados à educação desde os níveis iniciais com crianças até os níveis universitários com adultos. 

Na área profissional, isso me permitiu repensar tudo que eu ainda preciso saber e aprender. Graças ao que aprendi no mestrado, obtive as ferramentas para poder “aprender a aprender” constantemente e “ensinar a aprender a aprender” para aqueles a quem pretendo transmitir todo o conhecimento adquirido. 

Como antropólogo para mim, o contexto sempre foi diverso, mas uma vez que tive a experiência do mestrado graças à FUNIBER, pude realmente entender que a diversidade de contextos também depende profundamente da interculturalidade acadêmica. E este conceito me marcou em minha vida acadêmica, profissional e pessoal. 

Como você está aplicando os conhecimentos que aprendeu em sua vida profissional diária? 

Atualmente leciono através de plataformas virtuais. Graças ao mestrado, pude me especializar no uso das TICs, que hoje considero extremamente útil em meu trabalho, e como estudante de direito, as técnicas de ensino me permitem reter o máximo de informação possível e ter uma experiência de aprendizagem significativa. 

Você acha que a formação obtida pela FUNIBER pode abrir novas oportunidades de trabalho para você? Por quê?

Sim. FUNIBER é uma janela de oportunidades para novos conhecimentos em diferentes áreas, suas metodologias não só são ótimas na área de TIC, mas também permitem ao estudante realizar a autogestão acadêmica pelos portfólios. Esta disciplina e autoconsciência de aprendizagem são necessárias para um bom desempenho em diferentes cargos, e ter um mestrado é equivalente a um currículo poderoso que empresta prestígio ao nosso trabalho como profissionais. 

O que você diria às pessoas que estão considerando o ensino a distância com a FUNIBER?

Não tenha medo! 

No início eu estava assustada porque não sabia se minha experiência seria útil, se as aulas virtuais seriam realmente significativas, ou se a proposta em si seria uma fraude. 

Mas, uma vez a caminho e já no trabalho acadêmico, percebi que todos esses medos vieram da falta de conhecimento da metodologia e das ferramentas que são tratadas dentro da plataforma e do acompanhamento que a FUNIBER nos dá. 

Inicialmente, a adaptação à plataforma é um pouco complicada, não porque seja difícil de lidar, mas porque, após anos de educação tradicional, é um pouco difícil se familiarizar com plataformas que lidam com educação virtual. Mas, uma vez que você esteja no caminho certo com toda a dinâmica de aprendizagem, o acesso à informação é amplo.  Minha experiência foi tão gratificante que planejo voltar à FUNIBER para fazer um doutorado. 

Se você deseja continuar seus estudos como Yanitza Brenda Menacho Vargase ser elegível para uma bolsa de estudos para estudar um diploma, mestrado ou programa de especialização, você pode saber mais em