Opinião de María de los Ángeles Castillo, aluna da Especialização em Formadores de Formação Continuada patrocinado pela FUNIBER

Opinião de María de los Ángeles Castillo, aluna da Especialização em Formadores de Formação Continuada patrocinado pela FUNIBER

María de los Ángeles Castillo, aluna da Guatemala bolsista da FUNIBER da Especialização em Formadores de Formação Continuada, opina sobre sua experiência estudando a distância

María, natural de Mixco (Guatemala), é Graduada em Administração de Empresas Hospitalares pela Universidad San Carlos de Guatemala. Ademais, também tem a Especialização em Formadores de Formação Continuada patrocinada pela FUNIBER, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Atualmente, a aluna da Guatemala é Diretora da Asociación Servicios Universitarios y de Extensión Educativa Altavista.

Conversamos com María para conhecer sua opinião sobre sua experiência estudando a distância com a FUNIBER:

Por que você decidiu cursar a Especialização em Formadores de Formação Continuada patrocinado pela FUNIBER?

Sou apaixonada por dar aulas. Eu gosto de colaborar na capacitação do pessoal. Tive a sorte de poder participar de cursos relacionados com a indústria hospitalar, mas não tinha tido a oportunidade de estudar algo específico de formação. Por isso, quando soube desta especialização, me atraiu muito.

O que você mais gostou da Especialização? O que destacaria?

O que eu mais gostei é que pude colocar em prática o que ia aprendendo, de forma simultânea. Poder compartilhar com companheiros de diferentes países e com diferente formação profissional foi uma experiência muito enriquecedora.

O que você opina sobre os professores da Especialização? E sobre o programa de estudos?

Eu gostei muito do método utilizado. O material facilitado pela FUNIBER continua sendo uma fonte de consulta frequente para mim. Já terminei o programa, mas sigo consultando e estudando tudo o que recebi. Além disso, o programa me ajudou a atualizar-me no uso das TIC e para criar meu próprio entorno de aprendizagem.

Como Graduada em Administração de Empresas, em que a Especialização em Formadores de Formação Continuada patrocinado pela FUNIBER contribuiu?

Muitíssimo. Me deu ferramentas didáticas que estou aplicando em minha própria formação e na formação de meus colaboradores. É como se tivesse aberto uma porta a um mundo que eu sabia que exisitia, mas que não conhecia.

Como Diretora da Altavista, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?

Parte de minhas atribuições na Altavista é a formação contínua do pessoal que tenho atribuído. Detectar necessidades de formação, motivar e criar programas. Com os conhecimentos adquiridos pude realizar melhor esta função. Além disso, para mim, foi uma motivação muito grande para continuar aprendendo e aproveitando tudo o que a Internet nos oferece. O programa me deu as ferramentas para poder seguir me capacitando.

O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?

Que vale a pena. Eu estou muito grata à FUNIBER por haver outorgado a bolsa de estudo e também por criar estes programas a distância. Tinha muito desejo de seguir estudando e de poder ter a formação pedagógica para colaborar na formação de outras pessoas, mas não tinha os meios e a disponibilidade de tempo. Com este programa, pude fazê-lo.

Links relacionados: