Bolsistas da FUNIBER compartilham experiências da formação à distância

Bolsistas da FUNIBER compartilham experiências da formação à distância

A Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER), está a contribuir na formação de jovens em Angola, especificamente na província do Bié, onde académicos têm se distinguido com a finalização pós-gradual em mestrado, em diferentes cursos, no período de 2020 a 2023.

Depois da aprovação da formação à distância (EAD) pelo Governo Angolano, em 2020, tendo em conta as restrições impostas pela COVID-19, os angolanos encontram facilidade de prosseguir com a formação no mais alto nível superior a licenciatura através da educação a distância. É notório em Angola a limitação de cursos de mestrado e de doutoramento, por essa razão, nos últimos anos, jovens de toda a parte de Angola recorrem à Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) com o intuito de frequentar cursos de mestrado e doutoramento, através da FUNIBER, rede universitária na qual a UNIC é membro.

No início do corrente ano a UNIC acolheu no seu Campus Universitário, três recém-finalistas de mestrado na Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO). Agostinho Gouveia Luiyaka Saliwema, é agora mestre em Direito, na especialização de Criminalística, conheceu a FUNIBER por meio da UNIC em 2019. Descreveu a sua formação como uma grande experiência académica, tendo em conta as vias de estudo, e no fim de 2023 deu-se por concluído o curso, com uma avaliação muito positiva, sendo dispensado da defesa. Funcionário do Ministério do Interior na área de criminalística, o jovem pretende prosseguir com os estudos e continuar a desvendar conhecimentos nessa área do saber.

O mestre em Direito e Negócios Internacionais, João Pedro Chinhangua, teve incentivo de um amigo, que altura frequentava o Mestrado Internacional em Ciências Políticas à distância pela UNEATLANTICO, em 2020. Segundo ele a experiência foi muito relevante para si, alcançar o alvo é o que mais o motivou a prosseguir.

Piedoso Chissingui Remendo fez a sua formação por meio de uma bolsa totalmente paga pela UNIC. Mestre em Comunicação na especialização de Direcção e Produção de Cinema, Vídeo e Televisão. Para si, o maior desafio foi a questão da internet que ainda é uma dificuldade em Angola, e afirmou que a vida é uma dinâmica porquanto cada passa que damos para frente nos eleva a olhar para o mundo de maneira diferente; portanto, apesar dos desafios não desistiu. Descreveu a qualidade profissional dos seus professores “agradeço muito aos meus professores pela paciência e orientações, especialmente a professora Michelle Moreira, que também é minha tutora”.

Os três convergiram nos seus depoimentos face a experiência vivida no campus virtual, onde conheceram pessoas de diversas partes do mundo com as quais tiveram momentos de partilha de conhecimentos científicos, culturais e não só. A partilha de conhecimento com os docentes e colegas por meio de fóruns, e outros meios que o campus dispõe. Os mestres afirmaram que estão prontos e munidos para prestar o seu contributo, de acordo com a área em que se formam de maneira eficiente no desenvolvimento do país.