Entrevista com Lourdes Garrido, aluna do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação

Entrevista com Lourdes Garrido, aluna do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação

A estudante espanhola Lourdes Garrido Lázaro estudou, com bolsa de estudos da FUNIBER o Mestrado Universitário em Resolução de Conflitos e Mediação com diploma pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europea del Atlántico, UNEATLANTICO).

“Com o programa, pude aprofundar minha compreensão dos fundamentos das questões de conflito atuais, adquirindo ferramentas para poder analisar a situação atual e agir de acordo”, enfatiza o aluno. 

Você pode ler a entrevista completa abaixo: 

O que você acha que diferencia este mestrado de outros programas de estudo? 

De acordo com minha experiência acadêmica, o grande diferencial desse programa de estudos é sua orientação prática. Não se baseia apenas numa extensa carga teórica, mas orienta a sua prática educacional para a implementação do que foi aprendido, para que o conteúdo de cada disciplina não permaneça uma carga de informação a repetir num exame e se torne uma aprendizagem funcional que desenvolve habilidades válidas e úteis nos alunos.

Como suas experiências com o programa o ajudaram em sua carreira profissional? 

Em meu campo profissional, estamos enfrentando cada vez mais desafios do ponto de vista da convivência e dos conflitos. Somos a raiz da sociedade e o reflexo dos padrões que a moldam. Com o programa, pude aprofundar minha compreensão da base das questões de conflito atuais, adquirindo ferramentas para poder analisar a situação atual e agir de acordo. Atualmente, as estratégias institucionalizadas para lidar com essas questões são insuficientes e a formação adicional é essencial para lidar com a situação de conflito social.

Por que você acha que é importante ter um currículo ligado à resolução de conflitos e à mediação?

Em vista da situação atual, fica claro que a importância da gestão de conflitos em todos os níveis foi negligenciada. É um problema que está afetando todos os setores, desde a educação até os negócios. Uma política de gestão ativo de prevenção e resolução de conflitos otimiza o desempenho em qualquer setor e, em uma sociedade tão complexa e competitiva, é essencial.

Quais são as vantagens de estudar on-line?

Uma das maiores vantagens de estudar on-line é a gestão do tempo. O trabalho e os compromissos pessoais fazem com que seja muito difícil para muitas pessoas ter a possibilidade de continuar estudando. Com todas as oportunidades que o aprendizado on-line oferece, é possível que pessoas com tempo limitado ou horários difíceis continuem seus estudos. Não há horários fixos nem custos de viagem, você pode acessar o conteúdo a qualquer momento e em qualquer lugar, e isso possibilita que pessoas como eu, que não poderiam ter feito um mestrado presencial, continuem sua formação.

Você poderia descrever as áreas ou campos específicos em que este programa o prepara para aplicar técnicas de resolução de conflitos e mediação?

Presumimos que a resolução de conflitos tem uma base eminentemente psicológica. Não é possível entender a natureza do conflito ou lidar com ele sem compreender as complexidades da mente e do comportamento humanos. 

As áreas de conhecimento e compreensão de conflitos são essenciais, seguindo seus aspectos emocionais (emoções e conflitos) e de linguagem. Assim, com a formação complementar que esses estudos proporcionam, o mestrado o prepara para aplicar técnicas de prevenção e mediação de conflitos em todas as áreas em que existem relações humanas. Desde o ambiente escolar até o local de trabalho, comunidades vizinhas, centros de saúde ou serviços de atendimento ao cliente. O conflito é uma realidade inerente a todas as áreas da sociedade e, onde quer que seja encontrado, este programa o capacita a gerenciá-lo. 

Se você gostaria de continuar seus estudos como Lourdes Garrido Lázaro e se candidatar a uma bolsa de estudos para cursar um programa de graduação, mestrado ou especialização, pode obter mais informações em: