Opinião de Lucía Gatti, aluna da Especialização em Gestão de Resíduos patrocinada pela FUNIBER

Opinião de Lucía Gatti, aluna da Especialização em Gestão de Resíduos patrocinada pela FUNIBER

Lucia Gatti, aluna da Argentina bolsista da FUNIBER da Especialização em Gestão de Resíduos, opina sobre sua experiência estudando a distância

Lucia, natural de Buenos Aires (Argentina), é Técnica em Saneamento Ambiental pela Universidade Nacional do Litoral de Santa Fé (Argentina). Cursou o Bacharelado em Gestão Integral de Resíduos Urbanos da Universidade ISalud em Buenos Aires. Além disso, tem a Especialização em Gestão de Resíduos com dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Fez vários cursos como “Introdução à Economia Circular, Gestão de Resíduos e Inovação”; “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos”; e “Gestão de Resíduos em Estabelecimentos de Saúde”.

A aluna bolsista da FUNIBER trabalhou como Profissional Técnica em Direção Geral de Avaliação Técnica da Agência de Proteção Ambiental do Governo da Cidade de Buenos Aires. E participa ativamente na ONG “Doná Tu Basura”, impulsionando programas integrais de separação, coleta diferenciada e reciclagem de resíduos sólidos urbanos, orgânicos e refugos industriais. Além disso, é Docente Titular do Instituto Superior de Segurança Pública do Governo da Cidade de Buenos Aires.

Conversamos com a estudante argentina para conhecer sua experiência estudando a distância:

Por que você decidiu cursar a Especialização em Gestão de Resíduos patrocinada pela FUNIBER?

Tenho especial interesse nesta temática e procuro me atualizar e me aperfeiçoar constantemente. A FUNIBER pareceu uma excelente opção, que me permitia fazer cursos especializados a distância. Os conhecimentos patrocinados pela FUNIBER são aprendidos com muita facilidade e, além disso, a gente tem a comodidade de poder coordenar os horários.

O que você mais gostou da Especialização? O que destacaria?

Foi de destaque para mim a organização modular do curso, a profundidade dos conteúdos e quão acessível foi seguir o programa com o material de estudos que proporcionam no começo. Eu gosto que nas avaliações sejam incluídos casos práticos, porque ajudam a uma compreensão mais clara dos conteúdos.

Por outro lado, eu gostaria de destacar a simplicidade que o Campus possui, toda a informação que o aluno necessita está nesse lugar, como também o contato dos docentes para esclarecer dúvidas.

O que você opina sobre os professores da Especialização? E sobre o programa de estudos?

Os professores estão sempre disponíveis para tudo que o aluno necessite. Parecem profissionais do melhor nível educativo e humano. Com respeito ao programa de estudos, me parece de acordo à Especialização, e moderno.

Como Técnica em Saneamento Ambiental, em que a Especialização em Gestão de Resíduos patrocinada pela FUNIBER contribuiu?

A Especialização me permitiu aperfeiçoar e desenvolver minha profissão e me projetar no campo da gestão de resíduos. Considero que este curso possibilitou as ferramentas de gestão e conhecimentos que serão traduzidos em soluções de aplicação que permitam reverter contextos insatisfatórios da gestão de resíduos em todos os âmbitos.

Como Técnica na Agência de Proteção Ambiental, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?

O Programa apresentado guarda relação direta com as atividades que realizo em meu âmbito trabalhista e profissional, pelo que a realização do mesmo foi uma oportunidade para poder crescer profissionalmente e, por outro lado, contribuir com todo este conhecimento para melhorar a gestão dentro de meu local de trabalho.

O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?

Em primeiro lugar, que se animem. Pessoalmente, eu não tinha experiência em educação a distância e estou realmente feliz e satisfeita com o obtido. Agora, vou para minha segunda experiência estudando a distância graças a FUNIBER. É uma das melhores decisões que pude tomar, cada um denota seu próprio ritmo de estudo, os conteúdos são muito completos e os exames com um nível de exigência pertinente com os mesmos. Toda a equipe da FUNIBER foi ótima durante todo o curso, sempre atentos a esclarecer minhas dúvidas e me ajudar no que precisasse.

Links relacionados