María de los Ángeles Castillo, aluna da Guatemala bolsista da FUNIBER da Especialização em Formadores de Formação Continuada, opina sobre sua experiência estudando a distância
María, natural de Mixco (Guatemala), é Graduada em Administração de Empresas Hospitalares pela Universidad San Carlos de Guatemala. Ademais, também tem a Especialização em Formadores de Formação Continuada patrocinada pela FUNIBER, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).
Atualmente, a aluna da Guatemala é Diretora da Asociación Servicios Universitarios y de Extensión Educativa Altavista.
Conversamos com María para conhecer sua opinião sobre sua experiência estudando a distância com a FUNIBER:
Por que você decidiu cursar a Especialização em Formadores de Formação Continuada patrocinado pela FUNIBER?
Sou apaixonada por dar aulas. Eu gosto de colaborar na capacitação do pessoal. Tive a sorte de poder participar de cursos relacionados com a indústria hospitalar, mas não tinha tido a oportunidade de estudar algo específico de formação. Por isso, quando soube desta especialização, me atraiu muito.
O que você mais gostou da Especialização? O que destacaria?
O que eu mais gostei é que pude colocar em prática o que ia aprendendo, de forma simultânea. Poder compartilhar com companheiros de diferentes países e com diferente formação profissional foi uma experiência muito enriquecedora.
O que você opina sobre os professores da Especialização? E sobre o programa de estudos?
Eu gostei muito do método utilizado. O material facilitado pela FUNIBER continua sendo uma fonte de consulta frequente para mim. Já terminei o programa, mas sigo consultando e estudando tudo o que recebi. Além disso, o programa me ajudou a atualizar-me no uso das TIC e para criar meu próprio entorno de aprendizagem.
Como Graduada em Administração de Empresas, em que a Especialização em Formadores de Formação Continuada patrocinado pela FUNIBER contribuiu?
Muitíssimo. Me deu ferramentas didáticas que estou aplicando em minha própria formação e na formação de meus colaboradores. É como se tivesse aberto uma porta a um mundo que eu sabia que exisitia, mas que não conhecia.
Como Diretora da Altavista, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?
Parte de minhas atribuições na Altavista é a formação contínua do pessoal que tenho atribuído. Detectar necessidades de formação, motivar e criar programas. Com os conhecimentos adquiridos pude realizar melhor esta função. Além disso, para mim, foi uma motivação muito grande para continuar aprendendo e aproveitando tudo o que a Internet nos oferece. O programa me deu as ferramentas para poder seguir me capacitando.
O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?
Que vale a pena. Eu estou muito grata à FUNIBER por haver outorgado a bolsa de estudo e também por criar estes programas a distância. Tinha muito desejo de seguir estudando e de poder ter a formação pedagógica para colaborar na formação de outras pessoas, mas não tinha os meios e a disponibilidade de tempo. Com este programa, pude fazê-lo.
Links relacionados:
- Opinião de Amilcar Gil, aluno do Mestrado em Energias Renováveis patrocinado pela FUNIBER
- Opinião de Estrella Esquivel, aluna do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos patrocinado pela FUNIBER
- Opiniões FUNIBER: Testemunho de David de Campos, aluno do Brasil
- Opiniões FUNIBER: Testemunho de Meribel Moreta, aluna da República Dominicana