Marynar Mijares Rondón é uma aluna venezuelana que estudou a Especialização em Direção de Hotéis, patrocinada pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), com dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI Porto Rico) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). Para Marynar, estudar on-line foi uma experiência única e enriquecedora.
Como você conheceu a FUNIBER e a atividade da fundação?
Um amigo me contou sobre a atividade da FUNIBER, então eu pesquisei o site e encontrei a informação que precisava.
O que o fez você optar pela FUNIBER?
O amigo que me falou sobre a fundação a deixou em um bom lugar, e as informações que encontrei também me deram muita confiança. A partir daí, pedi informações específicas sobre o que queria estudar e soube das possibilidades oferecidas pelo programa de bolsas da FUNIBER.
Como foi sua experiência com a fundação? Você se sentiu apoiada e recebeu suporte em seus estudos?
A experiência foi muito agradável. Foi diferente de tudo o que eu havia estudado antes, mas eu me senti muito apoiada em todos os momentos. Além disso, a página estava clara para mim e eu sempre encontrava toda a informação que eu precisava.
Como foi a experiência de estudar a distância? Quais são as vantagens e desvantagens deste sistema? Foi difícil terminar seus estudos?
Foi uma experiência única que espero repetir em breve. A verdade é que estudar a distância é muito confortável devido a possibilidade de organizar o tempo e poder adaptá-lo ao seu ritmo. Gostei muito de poder estudar sem esse tipo de pressão. Os problemas e as desvantagens neste sistema nascem e morrem com o aluno, já que ele é o único responsável sobre o que quer estudar e ter disciplina e organização para isso.
Devo acrescentar que, apesar de tudo, inicialmente me vi um pouco superada, embora também fosse porque mudei de emprego e tive que deixar os estudos por alguns meses para poder me adaptar melhor. Quando me senti confortável, retomei os estudos e tudo correu melhor.
A formação que cursou e os professores atenderam as suas expectativas?
Grandemente. E as superaram. Estou muito feliz em particular com o diretor do meu projeto final, Diego Kurtz, que me ajudou muito em todos os momentos.
O que você destacaria sobre a sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?
Muitas coisas; a excelente atenção que dão aos alunos, a facilidade de pagamento, as possibilidades de prorrogação que os alunos possuem, a qualidade dos materiais de estudo e os sistemas de avaliação, para citar alguns.
Você tem conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?
Bem, a verdade é que não, infelizmente, pois trabalho em uma escola britânica. Espero que em 2018 eu encontre um trabalho no setor hoteleiro para poder aplicá-los, é o que eu mais gostaria de fazer.
O que você queria contribuir com sua tese sobre os mecanismos de controle interno das finanças na empresa hoteleira?
Eu estava tentando provar a importância desses mecanismos para uma empresa hoteleira, com movimentos contínuos de entrada e saída. Com a minha tese, eu também queria demonstrar os benefícios de um controle interno eficiente das finanças, algo a que acredito que é dada pouca importância; os mecanismos de controle interno eficientes ajudam a simplificar certos procedimentos e a utilizar melhor os recursos disponíveis, reduzindo assim o risco de erros e fraudes.
Você espera que a formação obtida pela da FUNIBER abra novos horizontes profissionais? Quais?
Bem, espero que me ajude a encontrar um emprego na indústria hoteleira em breve, a fim de aplicar os conhecimentos adquiridos. Também gosto da ideia de trabalhar em um hotel porque oferece a possibilidade de conhecer muitas pessoas de diferentes nacionalidades e culturas, para praticar idiomas, que geralmente é uma experiência agradável e que o ajuda a crescer pessoalmente e profissionalmente.
Você recomendaria os programas patrocinados pela FUNIBER para um amigo ou membro da família estudar?
Sim, claro. Eu já recomendei para vários amigos e conhecidos.