Opinião do Carlos Alberto Hernández Ordoñez, estudante do Mestrado em Nutrição bolsista da FUNIBER

Opinião do Carlos Alberto Hernández Ordoñez, estudante do Mestrado em Nutrição bolsista da FUNIBER

Carlos Alberto Hernández Ordoñez é um estudante da Guatemala que recebeu uma bolsa da FUNIBER para o Mestrado em Nutrição e Biotecnologia de Alimentos, na Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Carlos enfatiza que a formação que está estudando lhe permitirá “propor metas e objetivos mais exigentes nos campos de trabalho e profissional”. Para Carlos, o fato de ter conseguido candidatar-se a uma bolsa de estudos foi um fato decisivo para participar do programa patrocinado pela FUNIBER.

  • O que fez você escolher a FUNIBER para estudar o ensino superior?

A FUNIBER atendeu às minhas necessidades acadêmicas e de profissionalização, com programas de estudo que apresentavam conteúdos curriculares muito bem estruturados e uma ampla interdisciplinaridade, o que favoreceu o aumento, atualização e fortalecimento da minha formação profissional. O conteúdo é prático, de ponta, com impacto no local de trabalho e na ciência dos alimentos. Ao mesmo tempo, tive a oportunidade de estudar em diferentes momentos que se adequavam às minhas necessidades pessoais e profissionais, por isso tive a oportunidade de otimizar o tempo após o trabalho ou nos fins de semana. Outro aspecto decisivo foi ter obtido uma bolsa de estudos da FUNIBER, cobrindo uma quantia considerável dos custos do programa e que o restante estava ao meu alcance, de acordo com minha renda e responsabilidades familiares.

  • O que você destacaria sobre sua experiência estudando estudos patrocinados pela FUNIBER?

Os tópicos abordados nos módulos de estudo foram de alto nível; a comunicação contínua entre professor e aluno foi muito eficaz no tempo de resposta e no conteúdo do mesmo; o conselho para o desenvolvimento do Projeto Final; as leituras de artigos recentes sobre temas da temática foram tópicas; autoavaliações e avaliações, que sempre mantiveram um alto nível acadêmico, para uma melhor formação profissional; além disso, sempre foram motivadores para continuar com o início da próxima disciplina.

  • Em relação à metodologia de ensino a distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

Uma das vantagens é que é possível estudar o conteúdo em qualquer lugar e hora, e não requer um espaço fixo e lugar para desenvolver o processo de aprendizagem; os recursos audiovisuais são atualizados, interativos e com diversidade de informações; a flexibilidade para iniciar e terminar um curso ou disciplina; deve-se notar também que o sistema de avaliação e o desenvolvimento de atividades de aprendizagem podem ser adaptados às necessidades do aluno.

A única desvantagem que pode ser observada é não ter um computador ou smartphone com conexão à internet para interagir no campus virtual.

  • Você acha que a formação obtida pela FUNIBER pode te abrir para novas oportunidades de emprego? Por quê?

Sim eu acredito, porque estou formando e me especializando em áreas específicas do conhecimento científico, adquirindo mais habilidades com as quais posso propor metas e objetivos mais exigentes no campo do trabalho e profissional.

Se você deseja expandir seus estudos como Carlos e solicitar uma bolsa de estudos para obter mestrados, especializações ou doutorados com um diploma universitário, obtenha informações sobre: