Entrevista com Patricia Elena Bossio Palomino, estudante colombiana bolsista pela FUNIBER

Entrevista com Patricia Elena Bossio Palomino, estudante colombiana bolsista pela FUNIBER

A estudante colombiana Patricia Elena Bossio Palomino cursou, com bolsa da FUNIBER ,o Mestrado em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana de Puerto Rico (UNINI Porto Rico).

Patricia Elena descobriu o programa patrocinado pela FUNIBER por meio de uma colega de trabalho e ex-aluna. A estudante afirma que recomenda programas a seus familiares e amigos pela experiência positiva que também a enriqueceu profissionalmente.

A possibilidade de conciliar trabalho e vida pessoal foi uma das razões que motivou sua escolha. Além disso, Patricia Elena destaca que já conseguiu colocar em prática o que aprendeu no programa: “o conhecimento sem ação é como treinar para uma maratona e depois não participar da corrida final”.

Você pode ler a entrevista completa abaixo:

Como soube da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Recebi a informação sobre a recomendação de um colega professor que havia concluído o Mestrado em Educação. Entrei na página da FUNIBER para conhecer um pouco mais sobre os convênios, projetos e ofertas educacionais. Me chamou muita atenção a presença da Fundação em mais de 30 países ao longo de 23 anos desde a sua criação.

Como foi sua experiência com a Fundação? Você se sentiu apoiada e respaldada em seus estudos?

A experiência tem sido positiva, tive apoio permanente face às solicitaçõe , acompanhamentos e requisitos logísticos como estudante internacional.

Como foi a experiência de estudar a distância?

Com as possibilidades que a Internet oferece hoje, estudar a distância é uma alternativa educacional que responde às necessidades específicas dos alunos que optam por esta escolha. Um dos principais benefícios do estudo a distância é que permite conciliar a vida do aluno com sua vida pessoal e profissional, graças à flexibilidade desse tipo de estudo em termos de horários e localização.

Assim como estar presente não garante que você se sinta acompanhado, o trabalho autônomo também não implica solidão. Conto com um excelente grupo de trabalho acadêmico, sendo que a plataforma oferece uma variedade de oportunidades através de experiências de aprendizagem colaborativa e interação com professores diferentes; o rigor acadêmico é definido pelo programa de estudos, pelos recursos de aprendizagem e pela mediação dos professores, não pela modalidade.

Você tem conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos com os treinamentos promovidos pela FUNIBER?

Sim, e este tem sido um aspecto importante durante a trajetória de estudo. Conhecimento sem ação é como treinar para uma maratona e depois não participar da corrida final. A revisão da literatura e do conhecimento especializada perante múltiplos assuntos tem me permitido enfrentar a solução de problemas disciplinares e/ou profissionais com maior segurança tomando decisões estratégicas em matéria de flexibilidade curricular e ressignificação institucional do Projeto Institucional Educativo Rural.

Se você deseja expandir seus estudos como Patricia Elena Bossio Palomino e se candidatar a uma bolsa para cursar um programa de graduação, mestrado ou programa de especialização, você pode se informar em: