Entrevista com Paola del Valle Aramayo, estudante argentina com bolsa pela FUNIBER

Entrevista com Paola del Valle Aramayo, estudante argentina com bolsa pela FUNIBER

A aluna argentina Paola del Valle Aramayo cursou, com bolsa pela FUNIBER, o Mestrado em Psicologia Criminal com especialidade em Psicologia Forense, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

O reconhecimento da instituição foi uma das razões que a levou a seguir um programa patrocinado pela Fundação. Paola del Valle é grata pela formação recebida por meio de uma metodologia virtual que lhe permitiu combinar o programa com seus compromissos profissionais. 

Leia a entrevista completa abaixo: 

Por que você decidiu fazer uma pós-graduação com a FUNIBER?

A decisão de estudar baseia-se fundamentalmente no reconhecimento acadêmico que a FUNIBER possui e no interesse gerado pela proposta acadêmica fornecida, em que o teórico se entrelaça com o prático. 

Ao mesmo tempo, fui atraído por seu conteúdo novo e profundo da abordagem multidisciplinar, considerando que em meu caso particular como especialista judicial é transcendental estar constantemente atualizado para um melhor desenvolvimento profissional, cujo objetivo é proporcionar uma melhor intervenção aos outros.

Outro fator que me atraiu para fazer meus estudos de pós-graduação com a FUNIBER foi o uso de ferramentas TIC, que em um mundo em que a tecnologia está ganhando importância, fortalece os acadêmicos e permite o intercâmbio entre docentes e estudantes de diferentes países, enriquecendo o aprendizado e a aquisição de conhecimento. 

Em relação à metodologia de ensino a distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

A metodologia de formação foi favorável. Particularmente para aqueles que trabalham longas horas e em empregos a serviço da justiça, como os peritos judiciais, a modalidade de estudo nos permite articular entre trabalho e formação acadêmica e, ao mesmo tempo, organizar horários.

O que você mais gostou em seu programa? O que você destacaria?

O que mais gostei foi o excelente conteúdo do curso de mestrado, com material teórico novo e exclusivo, pois em alguns casos o trabalho e a pesquisa foram preparados pelos próprios professores do mestrado. Ao mesmo tempo, destacaria a simultaneidade em que o professor acompanhou cada teoria com estudos práticos realizados pelos próprios alunos, o que me permitiu obter uma maior compreensão do conhecimento.  

O que você acha dos professores em seus estudos? E do programa acadêmico?

O apoio dos professores foi excelente. Vale destacar também a presença constante do Dr.(c) Roberto Daniel Veras Melgar, diretor do Projeto Final, durante toda a pesquisa , assim como do Dr. Luis Jiménez Romero, diretor acadêmico do Mestrado. 

Além disso, é importante destacar a excelência dos professores em que a diferença de tempo entre países não foi um impedimento para responder imediatamente a perguntas e dúvidas.

Com relação ao programa acadêmico, os professores foram pontuais no progresso das unidades, claros e precisos, aplicando metodologias muito dinâmicas.

O que os estudos cursados com a FUNIBER lhe proporcionaram? 

Isso enriqueceu meus conhecimentos e pude adquirir uma nova perspectiva sobre a abordagem de especialista psicossocial.

Como você está aplicando os conhecimentos aprendidos no dia a dia profissional? 

Atualmente, me permitiu redesenhar minha abordagem como perito no Judiciário de Salta (Argentina), aplicando uma nova metodologia no trabalho pericial. 

Você acha que a formação obtida pela FUNIBER possibilita novas oportunidades de trabalho? Por quê?

O grau que obtive me permite entrar em novas oportunidades de trabalho em outros campos, não apenas no judiciário, especialmente considerando o progresso no direito e os novos paradigmas no estudo social da pessoa.

O que você diria para as pessoas que estão pensando em estudar a distância com a FUNIBER?

vá em frente, tome a iniciativa de iniciar os Estudos de Pós-graduação! A FUNIBER oferece uma metodologia de estudo inovadora e acompanha os alunos durante todo o curso, não apenas nos aspectos acadêmicos, teóricos e práticos, mas também em quaisquer dificuldades que você possa ter, inclusive financeiras. 

Entretanto, eu diria que é essencial que, como aprendiz, você estabeleça uma organização, planejamento e projeto, a fim de atingir o objetivo. No entanto, que o programa é projetado e direcionado para aqueles que têm um histórico em estudos relacionados, como por exemplo: Graduado em Serviço Social- Psicologia- Direito- Psiquiatria, que achará um tema interessante ao se aprofundar em psicologia criminal, como foi para mim. 

Se você deseja dar continuidade à sua formação, assim como Paola del Valle Aramayo, e solicitar uma bolsa de estudos para cursar uma graduação, um mestrado ou um programa de especialização, saiba mais em: