O aluno Carlos Daniel Rivas Kubler cursou, com bolsa de estudos da FUNIBER, o Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo com dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (Universidade Internacional Iberoamericana, UNINI México) e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO).
Carlos Daniel, que trabalha como arquiteto há mais de 20 anos, compartilha sua experiência de ensino a distância e apresenta seu segundo livro Arquitectura Bioclimática”, este livro é especialmente voltado para estudantes de arquitetura que desejam aprender sobre sustentabilidade, movimento solar, gráficos solares, arquitetura vernacular, vento, termicidade e iluminação natural.
Leia a entrevista completa abaixo:
Por que você decidiu fazer uma pós-graduação na FUNIBER?
Nos últimos anos, o Peru vem passando por um processo de reorganização das universidades e ficou claro que meu mestrado em Ensino Universitário e Gestão Educacional não era mais suficiente. Além disso, era difícil para mim assumir novos compromissos acadêmicos, mas felizmente encontrei a FUNIBER na internet, com um mestrado que atendia aos meus interesses e que também seria reconhecido oficialmente pelo Estado peruano.
Em relação à metodologia de ensino a distância, quais vantagens e desvantagens você acha que esse sistema tem?
Acredito que a educação a distância é o futuro agora da andragogia (liderança de adultos). Muitos de nós precisamos enriquecer os estudos em nosso currículo acadêmico, mas, ao mesmo tempo, temos trabalho ou outras responsabilidades, às quais deve ser adicionado o tempo perdido no transporte urbano nas grandes cidades da América Latina.
Essa metodologia oferece a vantagem de economizar tempo, a possibilidade de seguir seu próprio ritmo e a possibilidade de interagir com profissionais da mesma área em outros países para compartilhar experiências, conhecimentos e diferentes perspectivas sobre a profissão. Também tem a vantagem de ter professores altamente especializados em suas disciplinas, o que só é possível em um mercado do tamanho do mercado ibero-americano e de poder contar com professores de diferentes países.
O que você mais gostou em seu programa? O que você destacaria?
Acho que tudo, o conteúdo, meus colegas de classe e professores, as facilidades de pagamento, além da possibilidade de crescer academicamente e estar na vanguarda dos temas abordados.
Você publicou recentemente o livro “Arquitectura Bioclimática”. Como surgiu a ideia desse livro?
Este é o meu segundo livro, o primeiro foi “Acústica para Arquitetos”, que infelizmente não teve a circulação que eu esperava, pois foi publicado alguns meses antes do início da pandemia, então tive que aproveitar as longas horas que passava trancado em casa por causa da Covid-19 entre as aulas para avançar em um assunto, já que minhas atividades profissionais haviam sido reduzidas a lecionar. Além disso, este livro é dedicado à minha sogra, em gratidão por tudo o que ela fez por nós.
Quais são seus projetos profissionais futuros?
Embora eu ainda tenha alguns livros acadêmicos em mente, vou deixá-los de lado por enquanto para priorizar outras questões, particularmente gostaria de me concentrar em artigos indexados.
Também quero voltar ao design e à gestão de projetos, que foram muito reduzidos nos últimos anos.
O que você diria às pessoas que estão pensando em estudar a distância com a FUNIBER?
Devem ser incentivadas, pois tudo o que precisam é de um computador e acesso confiável à Internet. Ver que seu diploma será reconhecido em seu país também será favorável, e a equipe da FUNIBER em seus respectivos países pode ajudá-lo com isso. Também recomendo um pouco de autodisciplina no estudo.
Se você deseja ampliar seus estudos como Carlos Daniel Rivas Kubler, e concorrer a uma bolsa para cursar graduação, mestrado ou especialização, saiba mais em: