Guadalupe Muñiz, aluna do México, bolsista pela FUNIBER do Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, fala sobre a sua experiência estudando a distância
Guadalupe, é natural da León (México), é Licenciada em Comércio Internacional e Alfândegas pelo Centro Universitário San Pablo. Também, possui o Mestrado em Linguística Aplicada ao ensino de Inglês como Língua Estrangeira patrocinado pela FUNIBER, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI México).
A estudante do México possui 24 anos de experiência como Assessora no Programa Governamental de ensino Primário e Secundário para Adultos. Além disso, é Professora de inglês em todos os níveis educacionais, desde o primário até o universitário. Também é docente em três universidades mexicanas, a Universidad Tecnológica de León, a Universidad de León e a ICON University.
Conversamos com a aluna do México para conhecer a sua experiência estudando a distância:
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira patrocinado pela FUNIBER?
A decisão de estudar o Mestrado foi devido ao plano de trabalho, já que a possibilidade de estudar sem mudar o ritmo de trabalho é um privilégio que a FUNIBER oferece, a opção da dupla titulação, além do fato de que eu estou trabalhado em uma universidade em que é exigido um grau de mestrado.
O que mais você gostou do Mestrado? O que destacaria?
Eu gostei bastante da facilidade de trabalhar com os materiais e as matérias com o meu ritmo pessoal, a interação com colegas de outros países, o apoio com a bolsa e a possibilidade de se formar em uma universidade estrangeira.
O que você opina sobre os professores do Mestrado? E do programa de estudos?
Os professores e o programa são bem organizados, sempre há uma pessoa disposta para esclarecer dúvidas e dar continuidade aos processos, a plataforma sempre esteve disponível para trabalhar, nunca tive problemas de acesso ou lentidão para carregar a informação, o agendamento permite uma boa organização para evitar atrasos , isso facilitou a minha vida para as entregas e para administrar o meu tempo, por outro lado, os materiais são muito digeríveis, apenas gostaria de fazer uma sugestão, incluir atividades que obriguem o aluno a ler livros adicionais, não apenas como opcional, mas que a atividade que é realizada inclua bibliografias importantes sobre o tema, formando uma leitura complementar e a par de outros mestrados.
O que tem contribuído em sua formação o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangera patrocinado pela FUNIBER?
A principal contribuição foi fazer que eu tivesse interesse de criar os meus próprios materiais didáticos para ajudar os alunos a alcançar, em momentos específicos, as metas do idioma sem ter que estar esperando se a aquisição ocorreria ou não. Durante o tempo do mestrado, estive ministrando um curso em que apliquei as dinâmicas que o mestrado me proporcionou, na primeira turma, os alunos começaram a produzir as suas próprias mensagens e comunicar-se no final de 10 meses, o qual me surpreendeu, já que por muitos anos não tinha via este resultado. Devido ser a primeira turma, tive a inquietação de que fosse um caso extraordinário e não constante e isso me fez que eu criasse o segundo grupo de teste, o qual teve resultados muito semelhantes.
Portanto, espero em um futuro não muito longe, elaborar livros para ensinar inglês considerando os aspectos que o mestrado me forneceu com foco em garantir os mais possíveis resultados específicos.
Como Professora de Inglês em diferentes universidades, como está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional?
Atualmente, um colega e eu estamos fazendo testes com os nossos grupos no sentido de estabelecer processos que nos permitam ajudar os professores e os alunos para alcançar pelo menos um nível B1 nos estudantes durante a sua passagem na carreira de Engenharia. Estamos na etapa de testes.
O que você diria às pessoas que estejam pensando em estudar a distância com a FUNIBER?
Estudar um mestrado abre a possibilidade de ir muito além da nossa realidade de trabalho; permite descobrir e trabalhar não apenas como executor de um programa, mas como criador de inovação na área de cada um. Observar o que está sendo realizado em outros países convida para refletir na qualidade e no nível que se possui de forma local e gera a inquietação de um maior desenvolvimento, não apenas de forma individual, mas também de impacto coletivo com os grupos em que se interagem.
O crescimento profissional torna-se visível diante dos colegas e, claro, é o motor de benefícios no trabalho, por isso o investimento na educação possui a vantagem de que, ao executar, produzam-se frutos.
Links relacionados:
- Opinião de Clara Orce, aluna de la Especialização em Coaching patrocinado pela FUNIBER
- Opinião de Natalia Castia, aluna do Mestrado em Engenharia e Tecnologia Ambiental patrocinado pela FUNIBER
- Opiniões FUNIBER: Depoimento de Esteban Chacalluca, alumno da Bolívia
- Opiniões FUNIBER: Depoimento de Jose Ricardo Machado, aluno do Brasil