Opinião de Guadalupe Muñiz, aluna do Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira patrocinado pela FUNIBER

Opinião de Guadalupe Muñiz, aluna do Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira patrocinado pela FUNIBER

Guadalupe Muñiz, aluna do México, bolsista pela FUNIBER do Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, fala sobre a sua experiência estudando a distância

Guadalupe, é natural da León (México), é Licenciada em Comércio Internacional e Alfândegas pelo Centro Universitário San Pablo. Também, possui o Mestrado em Linguística Aplicada ao ensino de Inglês como Língua Estrangeira patrocinado pela FUNIBER, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI México).

A estudante do México possui 24 anos de experiência como Assessora no Programa Governamental de ensino Primário e Secundário para Adultos. Além disso, é Professora de inglês em todos os níveis educacionais, desde o primário até o universitário. Também é docente em três universidades mexicanas, a Universidad Tecnológica de León, a Universidad de León e a ICON University.

Conversamos com a aluna do México para conhecer a sua experiência estudando a distância:

Por que você decidiu cursar o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira patrocinado pela FUNIBER?

A decisão de estudar o Mestrado foi devido ao plano de trabalho, já que a possibilidade de estudar sem mudar o ritmo de trabalho é um privilégio que a FUNIBER oferece, a opção da dupla titulação, além do fato de que eu estou trabalhado em uma universidade em que é exigido um grau de mestrado.

O que mais você gostou do Mestrado? O que destacaria?

Eu gostei bastante da facilidade de trabalhar com os materiais e as matérias com o meu ritmo pessoal, a interação com colegas de outros países, o apoio com a bolsa e a possibilidade de se formar em uma universidade estrangeira.

O que você opina sobre os professores do Mestrado? E do programa de estudos?

Os professores e o programa são bem organizados, sempre há uma pessoa disposta para esclarecer dúvidas e dar continuidade aos processos, a plataforma sempre esteve disponível para trabalhar, nunca tive problemas de acesso ou lentidão para carregar a informação, o agendamento permite uma boa organização para evitar atrasos , isso facilitou a minha vida para as entregas e para administrar o meu tempo, por outro lado, os materiais são muito digeríveis, apenas gostaria de fazer uma sugestão, incluir atividades que obriguem o aluno a ler livros adicionais, não apenas como opcional, mas que a atividade que é realizada inclua bibliografias importantes sobre o tema, formando uma leitura complementar e a par de outros mestrados.

O que tem contribuído em sua formação o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangera patrocinado pela FUNIBER?

A principal contribuição foi fazer que eu tivesse interesse de criar os meus próprios materiais didáticos para ajudar os alunos a alcançar, em momentos específicos, as metas do idioma sem ter que estar esperando se a aquisição ocorreria ou não. Durante o tempo do mestrado, estive ministrando um curso em que apliquei as dinâmicas que o mestrado me proporcionou, na primeira turma, os alunos começaram a produzir as suas próprias mensagens e comunicar-se no final de 10 meses, o qual me surpreendeu, já que por muitos anos não tinha via este resultado. Devido ser a primeira turma, tive a inquietação de que fosse um caso extraordinário e não constante e isso me fez que eu criasse o segundo grupo de teste, o qual teve resultados muito semelhantes.

Portanto, espero em um futuro não muito longe, elaborar livros para ensinar inglês considerando os aspectos que o mestrado me forneceu com foco em garantir os mais possíveis resultados específicos.

Como Professora de Inglês em diferentes universidades, como está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional?

Atualmente, um colega e eu estamos fazendo testes com os nossos grupos no sentido de estabelecer processos que nos permitam ajudar os professores e os alunos para alcançar pelo menos um nível B1 nos estudantes durante a sua passagem na carreira de Engenharia. Estamos na etapa de testes.

O que você diria às pessoas que estejam pensando em estudar a distância com a FUNIBER?

Estudar um mestrado abre a possibilidade de ir muito além da nossa realidade de trabalho; permite descobrir e trabalhar não apenas como executor de um programa, mas como criador de inovação na área de cada um. Observar o que está sendo realizado em outros países convida para refletir na qualidade e no nível que se possui de forma local e gera a inquietação de um maior desenvolvimento, não apenas de forma individual, mas também de impacto coletivo com os grupos em que se interagem.

O crescimento profissional torna-se visível diante dos colegas e, claro, é o motor de benefícios no trabalho, por isso o investimento na educação possui a vantagem de que, ao executar, produzam-se frutos.

Links relacionados: