Opinião de Eyleen Montero, aluna do Mestrado em Estudos Biológico-Naturistas patrocinado pela FUNIBER

Opinião de Eyleen Montero, aluna do Mestrado em Estudos Biológico-Naturistas patrocinado pela FUNIBER

Eyleen Montero, aluna do Panamá bolsista da FUNIBER do Mestrado em Estudos Biológico-Naturistas, opina porque decidiu estudar a distância e como está sendo sua experiência

“FUNIBER, uma janela para novas oportunidades de formação profissional, conectando dois continentes através de uma plataforma virtual”

Acima de tudo, queria agradecer pela oportunidade de representar meu país, Panamá. Meu nome é Eyleen Montero e tenho 23 anos.

Apesar do Panamá ser um país pequeno, tanto em território como em população, diferente de outros países, posso dizer que é um país rico em oportunidades, avançando em tecnologia; apesar do tempo, contínua sendo ponte do mundo e coração do universo.

Atualmente, curso o Mestrado em Estudos Biológicos Naturistas, através da plataforma educativa virtual da FUNIBER. Conheci a FUNIBER por meio de alguns docentes que se caracterizavam por seu trabalho empreendedor em minha universidade. Graças a suas experiências como alunos formados através desta plataforma virtual, senti o compromisso de realizar o sonho de responsabilidade social em que, por meio da correta preparação e assessoramento, é possível iniciar uma mudança genuína no pensar de um povo sedento de conhecimento.

Ingressei nesta modalidade em meu último ano da Graduação de Nutrição-Dietética, o que me ajudou de maneira muito importante na aquisição de notáveis habilidades de entendimento, tanto no pessoal como profissional. Ao terminar meus estudos, pude reconhecer que a vida muda enormemente quando se é capaz de entender e ver as coisas de uma perspectiva mais ampla. Parecerá estranho, mas quando, com muito esforço e sacrifício, se alcança um nível, todas as coisas adquirem um valor infinito. A educação a distância, por meio da plataforma virtual da FUNIBER como modalidade educativa, tem me aberto as portas ao descobrimento, me animando a procurar a verdade das coisas e, inclusive, me faz pensar que o mundo valoriza e aprecia ao esforçado na busca incessante do altruísmo para os semelhantes.

A América Latina e a Europa estiram suas mãos em sinal de amizade ao inovar com este meio de ensino, cultivando as oportunidades em espaços impensáveis. É notório que seus princípios focados na acessibilidade, flexibilidade, métodos e técnicas foram vitais para obter uma magnifica qualidade em minhas contribuições como profissional dentro do setor da saúde nutricional direcionado à população da Universidade Autônoma de Chiriquí. Com base no ensino virtual, módulos, análise e fóruns abertos, pude desenvolver novas perspectivas quanto ao uso dos elementos dotados pela natureza, que são incrivelmente compatíveis com o ser humano.

Ao usar esta plataforma virtual, pude perceber que meus sentidos de conscientização foram aguçados até um ponto em que estou interessada em me enfatizar na área de pesquisa. Como é de conhecimento geral, a Terra está dividida em diversas problemáticas, embora seja certo que uma grande parte da população morre por complicações causadas pela obesidade, a outra parte o faz por inanição. Estou de acordo que é preciso encontrar o equilíbrio, e acredito que a pesquisa é uma ferramenta vital para obtê-lo.

Propriamente, me impactou a capacidade no desenvolvimento de princípios éticos, profissionais como: responsabilidade, compromisso, consciência educativa, desenvolvimento do potencial crítico, a saúde e a doença. Estes são alguns dos resultados que obtive ao ser parte da família que integra a FUNIBER.

Por outro lado, a oportunidade de compartilhar com irmãos latino-americanos foi uma magnifica experiência, assim como com catedráticos espanhóis, especialistas na matéria. Não ficam dúvidas que a FUNIBER foi parte fundamental no nível de competitividade dentro de um sistema globalizado. Ao ser parte desta modalidade educativa, pude me mover a outro continente sem a necessidade de sair de meu país. A tecnologia se converteu em meu apoio para erradicar as diferenças do ensino superior, uma vez que agora o recebo do primeiro mundo.  Posso ser parte da educação em âmbito europeu.

O que mais me agrada de estudar a distância é que não importa a classe social, raça ou credo. Embora meus companheiros pertençam a outras nações, todos compartilhamos um mesmo fim, que é o levar o conhecimento a nossos respectivos países. Outra vantagem de ser um estudante do módulo virtual é que posso estar anuente à informação, manejo de novos conteúdos e informação constante com meus tutores. As redes sociais me permitiram expandir o conhecimento que depois irei transmitir a meus pacientes, familiares, colegas e amigos. Desta forma, contribuo ao ciclo de comunicação educativa. Igualmente, tenho contato direto com meus companheiros do curso, criando, assim, uma aprendizagem colaborativa; os conteúdos educativos (disciplinas, atribuições obrigatórias e recomendadas) me ajudaram a reforçar pontos vitais de minha formação profissional.

A ótica da formação profissional me facilita empreender estudos informativos, avaliativos e sequenciais no momento de colocar em prática os conteúdos ministrados por meus professores. Desenvolver habilidades interpessoais facilita a colaboração multidisciplinar quando necessária para concretizar uma meta em comum. Com isso, quebrou-se um paradigma social, que limitava a aprendizagem, focando-se em uma educação efetiva, a qual compreende: aulas magistrais, horas de estudo e desempenho de memorização. Estamos em uma nova era, em que a forma em que nos adaptamos às mudanças positivas, científicas e tecnológicas tem um papel muito importante.

Ingressei na plataforma virtual para realimentar métodos e técnicas de aprendizagem, difíceis de adquirir em um país subdesenvolvido como o meu, um país com grandes desafios em temas de educação e saúde. Agora sou parte dessa mudança, meu objetivo principal ao adquirir estes conhecimentos está dirigido a ajudar a meu povo na luta contra o sobrepeso/obesidade, que acarretam complicações médicas como as doenças crônicas não transmissíveis.

Estou por terminar meu plano educativo na plataforma da FUNIBER, seus conhecimentos me proporcionaram novas e aprimoradas competências genéricas. Hoje em dia, encontro-me realizando um estudo de pesquisa muito importante para meu país, focado em métodos biológicos naturistas, aplicados a pacientes com doenças crônicas não transmissíveis. Este projeto está financiado e respaldado por instituições públicas e particulares de meu país. Sem dúvida, estou conseguindo alcançar objetivos essenciais, encaminhando novos projetos que reflitam a potencialidade conseguida, através da formação educativa no âmbito do Mestrado em uma plataforma virtual educativa.

Links relacionados: