Opinião de Rodrigo Castilla, aluno do Mestrado em Energias Renováveis patrocinado pela FUNIBER

Opinião de Rodrigo Castilla, aluno do Mestrado em Energias Renováveis patrocinado pela FUNIBER

Rodrigo Castilla, aluno da Guatemala, bolsista pela FUNIBER, do Mestrado em Energias Renováveis, fala sobre a sua experiência estudando a distância

Rodrigo, natural da Guatemala, estudou Engenharia Química Industrial na Universidade Rafael Landívar, na Guatemala. Além disso, tem Mestrado de Energias Renováveis com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) que forma parte da Rede Universitária em que a FUNIBER colabora.

Atualmente, trabalha na Indústria Açucareira da Guatemala, como chefe de turno no processo de elaboração do açúcar, no Engenho Madre Tierra.

Conversamos com o estudante centroamericano para saber como tem sido a sua experiência estudando o Mestrado a distância:

Por que decidiu cursar o Mestrado em Energias Renováveis patrocinado pela FUNIBER? 

Porque, por meio deste Mestrado, adquiri o conhecimento de como são utilizadas as diferentes tecnologias pelas quais podem ser fontes de energia sem prejudicar o meio ambiente em que vivemos. Principalmente, com a utilização da energia de biomassa, solar e a eólica.  Também, adquiri conhecimentos sobre como mitigar o efeito poluente que gera uma indústria.

O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?

O que eu mais gostei do Mestrado é aprender como pode ser utilizada a energia que provém da água, a biomassa, o sol e o vento; já que, com estas tecnologias, as sociedades podem ser autossuficientes e contribuir para um melhor ambiente. O que destaco deste mestrado é a facilidade para aprender o conteúdo dos cursos por meio do campus; assim como, o material didático de apoio, os links a páginas da Internet que enriquecem o conhecimento do estudante.

Qual a sua opinião sobre os professores do mestrado e do programa de estudos?

Os professores são de todo o mundo, que por seus conhecimentos solucionam as dúvidas que surgem em qualquer um dos cursos; também proporcionam outras ferramentas pelas quais podem complementar o conhecimento adquirido no curso. O programa de estudo é muito bom, já que é possível levar o tempo necessário para aprender cada um dos cursos, e assim poder realizar o exame no momento adequado, obtendo a nota automaticamente para poder continuar os seguintes cursos.

Como Graduado em Engenharia Química, qual foi a contribuição do Mestrado em Energias Renováveis patrocinado pela FUNIBER?

O mestrado contribuiu com conhecimentos de como podem ser usadas diferentes fontes de energia renováveis, como, por exemplo, biocarburante e biomassa; também sobre como mitigar possíveis fontes de contaminação que originam gases de efeito estufa ou outros poluentes. E, finalmente, conhecer tecnologias para o tratamento da água.

Como Responsável pela Produção na Central Agroindustrial Guatemalteca, como está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional?

Durante o período de produção do Engenho, que é de 6 meses aproximadamente, é utilizada a biomassa que vem da cana, conhecido como bagaço, a qual é utilizada como fonte de energia para a produção de vapor nas caldeiras para o próprio processo de elaboração de açúcar e, também, para a geração de energia elétrica que é utilizada a nível nacional e internacional.

O que diria para as pessoas que estão planejando estudar a distância por meio da FUNIBER?

Que se arrisquem em continuar os seus estudos com a FUNIBER, pois existem várias opções pelas quais podem aumentar o conhecimento e gerar uma melhor opção profissional. Além da contribuição de profissionais de todo o mundo, em que é possível compartilhar diferentes experiências.

Links relacionados: