Opinião de Amalio Ariel Acosta Salinas, aluno da Especialização em Humanização na Saúde

Opinião de Amalio Ariel Acosta Salinas, aluno da Especialização em Humanização na Saúde

Conversamos com Amalio Ariel Acosta Salinas, aluno do Paraguai, bolsista pela FUNIBER da Especialização em Humanização na Saúde

Amalio Ariel, natural de Assunção (Paraguai), estudou Medicina na Universidade do Pacífico Privada em Assunção. Também, tem a Especialização em Humanização em Saúde com titulação pela Universidade Finis Terrae, que forma parte da Rede Universitária em que a FUNIBER colabora.

O aluno fala sobre a sua experiência estudando a distância; explica omotivo que o levou a realizar a Especialização em Humanização na Saúde e quais conhecimentos obteve, entre outros aspectos.

Poderia nos contar um pouco sobre você e a sua trajetória profissional?

Atualmente, preparo-me para apresentar o exame da Comissão Nacional de Residências Médicas “Conarem”, para ter acesso a uma especialidade. Por outro lado, durante o meu processo de formação, realizei cursos em Socioantropologia e Atenção Primária da Saúde. Neste sentido, recentemente recebi um reconhecimento por meus trabalhos, na coordenação em atividades de extensão universitária na cadeira de Atenção Primária da SAÚDE.

Por que você decidiu cursar a Especialização em Humanização na Saúde patrocinado pela FUNIBER?

Porque queria explorar e ampliar os meus conhecimentos sobre certos aspectos que considero negligenciados por alguns colegas e para fornecer aos meus pacientes uma atenção integral com dose de HUMANIZAÇÃO.

O que você mais gostou da Especialização? O que destacaria?

O que eu mais gostei foi do planejamento do tempo para avançar a um ritmo próprio com as aulas e dos conteúdos atualizados e aplicáveis à prática clínica. Destaco a interação, a cordialidade, o tratamento personalizado, tanto dos tutores, como dos funcionários da FUNIBER.

Qual a sua opinião sobre os professores da Especialização e do programa de estudos?

Os professores têm critérios e uma sólida trajetória que pode ser percebida pela genialidade das aulas. O programa de estudos é completo e bastante atualizado; e, o mais importante, aplicável à prática médica diária.

Como Graduado em Medicina, qual foi a contribuição da Especialização em Humanização na Saúde patrocinada pela FUNIBER?

Ela contribuiu com a satisfação de alcançar um desafio, em termos acadêmicos, como profissional; pois, embora pareça estranho, a Medicina de nossos tempos carece de Humanização e um ponto para melhorar é a relação de médico e paciente.

Como está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional?

Nestes momentos, em meu giro pelo serviço de Ginecologia e Obstetrícia, dedico-me não somente em ouvir, mas em ouvir com atenção às pacientes gestantes e intervir com sólidos conselhos com base aos conhecimentos adquiridos.

O que diria para as pessoas que estão pensando em estudar a distância por meio da FUNIBER?

Diria para elas que decidam em fazer imediatamente; sem dúvida, não vão se arrepender. Desde a primeira aula até a última aula, vocês irão desfrutar. Eu mesmo sou testemunha de um sonho completo; graças ao impulso e apoio constante de minha senhora mãe, ELSA SALINAS VDA. DE ACOSTA, e também dos funcionários da FUNIBER.

Links relacionados: