Nora Martínez Rodríguez, aluna de Honduras, bolsista pela FUNIBER do Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), fala sobre a sua experiência estudando a distância.
A estudante hondurenha, Nora Martínez, obteve sua licenciatura no Ensino de Espanhol pela Universidade Pedagógica Nacional “Francisco Morazán”, em 2013. A excelência acadêmica desta aluna foi reconhecida ao obter a Medalha de Prata pela pontuação acadêmica alcançada em sua promoção.
Atualmente, está cursando o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira na Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), universidade que forma parte da Rede Universitária em que a FUNIBER colabora.
No âmbito profissional, trabalha como professora no ensino de espanhol desde 2014. Atualmente é docente do setor público hondurenho e ministra disciplinas na área de Comunicação. Além disso, Nora também conta com formação em Marketing Turístico, Oratória, Marketing ou Ética Profissional, entre outras áreas e interesses.
Conversamos com a aluna bolsista pela FUNIBER para conhecer a sua experiência estudando a distância.
Qual foi o ponto de partida? Como você descobriu a FUNIBER?
Conheci o programa por meio de um colega de trabalho, que me recomendou por sua excelente qualidade e pela oportunidade que oferece a todos os que buscam. Por esse motivo, fiquei curiosa e imediatamente busquei pela Internet, preenchi o formulário e foram respondidas todas as minhas dúvidas.
O que levou você a optar pelo estudo de pós-graduação patrocinado pela FUNIBER?
Por meio da FUNIBER descobri um programa que nenhuma universidade de meu país ofereceu. Outros motivos foram: as facilidades de acessar os seus planos de estudo e a diversidade de mestrados ofertados em todas as especialidades e, sobretudo, na minha: a docência.
Se você tivesse que destacar um aspecto do programa, qual seria?
Gostei do sistema de estudo, é muito inovador. Trabalhar com outras pessoas de diferentes culturas e conhecimentos é muito gratificante. Além disso, apesar de que as universidades não estão em meu país, as instruções para as atividades, trabalhos e avaliações finais são muito fáceis de compreender.
O que destacaria dos professores do mestrado?
São muito acessíveis, compreensivos e contam com um nível profissional adequado para a gestão do mestrado.
E o que destacaria do programa de estudos?
O programa de estudos é muito bem estruturado e é apresentado com tempo em cada um dos níveis.
Foi uma boa experiência estudar a distância? Qual a sua opinião em relação ao campus virtual?
Gostei de estudar a distância. As atividades foram apresentadas com tempo e trabalhar em equipe nos obriga a dedicar o tempo necessário para cumprir com os prazos de cada uma das atividades apresentadas nas disciplinas. O campus virtual é muito acessível e fácil de administrar.
Como você está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional?
Todos os dias eu aplico o que eu aprendi. As disciplinas aumentaram significativamente os meus conhecimentos prévios e fizeram que eu me centrasse mais na minha área.
Por último, você encorajaria outras pessoas a estudar a distância por meio da FUNIBER?
Investir em educação nunca é uma perda de tempo, nem de dinheiro. Eu recomendaria às pessoas interessadas que busquem informação com a equipe da FUNIBER. Trata-se de um programa excelente, que é encontrado em muitos países a nível mundial. Penso que estas qualidades falam muito bem de um programa de um nível educacional superior.
Links relacionados:
- Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira
- Opinião de César Sánchez, aluno das Especializações em Fundamentos do ensino e Aplicações no Ensino patrocinadas pela FUNIBER
- Opinião de María de los Ángeles Castillo, aluna da Especialização em Formadores de Formação Continuada patrocinada pela FUNIBER
- Opinião de Diana Beltrán, aluna do Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER