Opinião de Nahún Salinas, aluno bolsista de Especialização em Grafologia

Opinião de Nahún Salinas, aluno bolsista de Especialização em Grafologia

Nahún Gerardo Salinas Díaz é um aluno hondurenho que cursou a Especialização Universitária em Grafologia e Neuroescrita pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), bolsista pela FUNIBER.

Como soube da FUNIBER e das atividades da fundação?

Em primeiro lugar, soube da FUNIBER por meio de uma amiga que iniciou seus estudos de mestrado com a fundação, a partir daí, acessei o site e solicitei mais informações, consultei o referente à oferta acadêmica e decidi cursar a especialização em Grafologia e Neuroescrita.

Qual foi o motivo que o fez escolher a FUNIBER?

Um aspecto importante que me chamou atenção da FUNIBER, foi a variedade de formações que ela patrocina e a ampla descrição que apresentam em seu site. Além disso, muitas dessas formações não são encontradas em outras universidades, como o é o caso da grafologia e da neuroescrita.

Como foi sua experiência com a fundação? Você teve apoio em seus estudos?

Em geral sim, me senti apoiado em meus estudos pela fundação. Nos momentos em que perguntei algum tema em particular, eles me responderam de maneira atenta e a tempo, dando acompanhamento a minhas consultas, mediante e-mails e chamadas telefônicas quando foi necessário.

Como foi a experiência de estudar a distância? Que vantagens e inconvenientes tem este sistema? Foi difícil poder finalizar seus estudos?

O estudo a distância coloca muitos desafios, considerando que grande parte do sucesso depende do estudante. Minha experiência neste sistema a distância foi boa, já que na plataforma estão alojados todos os manuais para que o aluno possa estudar e aproveitar ao máximo.

Entre as principais vantagens do sistema a distância estão as seguintes:

  • O estudante decide o tempo que vai dedicar ao estudo dos módulos, assim como a hora do dia que mais conveniente.
  • Pode-se combinar o estudo com o trabalho de maneira flexível.
  • Desenvolve a capacidade de análise individual, que mais tarde será constratada com as experiências de outros colegas do sistema.
  • Fortalece a capacidade de autodisciplina, já que é necessária para avançar de maneira consistente com o programa de estudos.

Entre as principais desvantagens estão:

  • No momento do estudo dos módulos, encontram-se alguns temas complexos de entender e torna-se necessário esperar um encontro com o tutor para esclarecer dúvidas, por isso muitas destas esquecemos de anotar e são perdidas.
  • Se você não se é disciplinado, pode acumular o conteúdo de estudo e ao final há pressão para poder terminar o programa.
  • Não há acompanhamento docente na totalidade dos temas.

Cumpriram a formação que cursou e seu professores com as expectativas que tinha?

Sim. Em geral, a formação foi muito boa e foi o que eu esperava, houve acompanhamento por parte do corpo docente e pude esclarecer muitas dúvidas do que foi estudado de forma individual.

O que destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Destacaria a responsabilidade tanto da FUNIBER como da universidade por meio de seus docentes quanto à atenção ao cliente, a qual considero muito boa. Além disso, a qualidade dos conteúdos acadêmicos é muito boa e muito completa, realmente considero que são muito profissionais.

Está podendo aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim. Como um extra em meu trabalho diário, consegui realizar alguns empreendimentos a partir de minha formação como grafólogo por meio da formação patrocinada pela FUNIBER.

Que conclusões gerais, você tira de seu projeto final de mestrado sobre a aplicação da grafologia em processos de recursos humanos?

Algumas conclusões são:

  1. A grafologia é uma ferramenta muito potente na seleção do talento humano e que vale a pena aplicar.
  2. A grafologia é uma ferramenta não intrusiva para a área de recursos humanos, sendo esta uma vantagem competitiva em comparação com as ferramentas tradicionais.
  3. As provas grafológicas, permitem ao especialista, aprofundar-se na análise da personalidade de um indivíduo, de maneira permanente sem que este se encontre presente, considerando que a mostra gráfica é um insumo indelével, determinante da conduta de quem escreve.

Espera que a formação obtida por meio da FUNIBER abra novos horizontes profissionais para você? Quais?

É claro que sim. Em meu caso um dos horizontes profissionais, é poder avançar de maneira consistente na aplicação da grafologia no campo do talento humano, na orientação vocacional na abertura de seminários que permitam ampliar minha experiência como grafólogo.

Você recomendaria o estudo com a FUNIBER para algum amigo ou familiar?

Considerando minha experiência pessoal, sim, recomendo a outras pessoas a estudarem por meio do programa de bolsas da FUNIBER, não duvido que cada dia surjam novos desafios para a fundação e que estes servem de apoio para a melhoria contínua dos processos educativos que promovem.

Tags

Grafologia