Opinião de Lester Jarquin, aluno bolsista de Mestrado em Direção Estratégica

Opinião de Lester Jarquin, aluno bolsista de  Mestrado em Direção Estratégica

Lester Jarquin é um estudante nicaraguense bolsista pela FUNIBER que, recentemente, concluiu um Mestrado em Direção Estratégica com especialidade em Tecnologia da Informação, obtendo a dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Como você soube da FUNIBER e da atividade da fundação?

Conheci a FUNIBER por meio de um amigo que, na época, estava fazendo sua pós-graduação na área de TIC, o que chamou muito a minha atenção pois há alguns anos eu terminei meu curso de Engenharia de Sistemas.

Solicitei mais informações no site da FUNIBER e, em pouco tempo, entraram em contato por e-mail.

Porque você escolheu estudar com a FUNIBER?

Desde que terminei o curso universitário, tinha a intenção de continuar com os estudos de pós-graduação. Na universidade onde me formei e trabalho hoje, abrem muito poucos mestrados a cada ano e menos ainda na área de TIC. Alguns colegas de trabalho optaram por se candidatar em programas de bolsas de estudo no exterior coordenados pela área de mobilidade acadêmica da universidade.

Na Costa Atlântica da Nicarágua, sempre houve limitações no tema da educação superior, apesar de contarmos com duas universidades: a BICU e a URACCAN. Questões como a posição geográfica e os fatores econômicos dificultam o acesso a estudos de pós-graduação após a conclusão do curso universitário; o que não acontece no Pacífico, principalmente na capital, onde estão as principais universidades do país e há mais facilidades e ofertas de estudo.

Embora em meu país existam universidades com mais de cem anos (algumas delas superam os duzentos anos, como é o caso da UNAN-LEON), suas ofertas acadêmicas estão apenas começando a incorporar estudos de pós-graduação on-line, a maioria impulsionados por uma iniciativa governamental com a criação da Universidad Abierta en Línea.

As novas tecnologias estão possibilitando mudanças no esquema da educação tradicional que favoreceu a educação presencial, muito fortemente enraizada no país.

A FUNIBER é uma boa oportunidade para aqueles que desejam continuar com seus estudos de pós-graduação. Ela rompe com o paradigma da educação tradicional com a sua oferta acadêmica que está em consonância com as exigências do mercado, com material de estudo atualizado em formato digital e físico.

Como foi sua experiência com a fundação? Você se sentiu apoiado e respaldado em seus estudos?

A experiência de estudar com a FUNIBER foi muito positiva desde o início. Os professores sempre responderam às minhas dúvidas da melhor maneira possível, por meio de exemplos e material complementar. Em relação à área administrativa, a comunicação foi fluida, acompanhando o avanço dos estudos e considerando as dificuldades que surgiram no processo.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais são as vantagens e as desvantagens deste sistema? Foi difícil terminar seus estudos?

Começar um mestrado on-line foi um desafio, dada a nossa tradição educacional no país. A formação on-line é uma excelente alternativa para quem deseja ter acesso a uma educação de qualidade, livre de limitações geográficas, que se adéqua ao ritmo do estudante. Com o material de estudo, as atividades de avaliação, os casos práticos e os exames, imersos em uma dinâmica que favorece a aprendizagem, mediante fóruns de discussão e consultas aos professores.

O sucesso deste tipo de educação requer disciplina e perseverança, uma vez que o estudante define seu próprio ritmo de estudo. No meu caso, consegui completar o mestrado em menos tempo, graças a esses elementos que mencionei acima.

Sobre o fato de ter sido difícil terminar os estudos, acredito que esse tipo de ensino requer motivação constante, o apoio das pessoas ao seu redor, familiares ou amigos, sendo estes muito importantes para não abandonar e seguir adiante. Além do compromisso com a instituição que me deu o apoio para realizar estudos de pós-graduação.

Sua formação e seus professores atenderam às suas expectativas?

Considero que a formação com a FUNIBER foi muito proveitosa. Os programas acadêmicos são de qualidade e coerentes com a realidade atual. Os professores estão disponíveis para o estudante a qualquer momento, atendendo a cada uma das dúvidas nos fóruns ou no privado.

O que você destacaria com relação à sua experiência de estudar com o patrocínio da FUNIBER?

O calor humano de toda a equipe que trabalha na FUNIBER, desde a assessora acadêmica até a secretaria acadêmica e os tutores, o acompanhamento em cada um dos processos e a plataforma de estudo, que fornece as ferramentas necessárias para ter acesso a uma educação de qualidade, juntamente com o material de estudo.

Você está conseguindo aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Eu trabalho na Universidade Bluefields Indian & Caribbean University (BICU), na área administrativa e, no ensino, na área de TIC. Os conhecimentos adquiridos na FUNIBER têm sido muito úteis no âmbito acadêmico. Pude aplicar minha experiência educacional aos estudantes por meio de novas metodologias, novas maneiras de ensinar, novos conhecimentos e outros modos de abordar o tema da educação.

Graças à FUNIBER, sou uma pessoa mais bem preparada profissionalmente, podendo aplicar meus conhecimentos nas minhas áreas de atuação, tanto em termos profissionais quanto pessoais.

Sua dissertação foi sobre processos de gestão do talento e de recursos humanos em empresas do setor tecnológico. Que conclusões você extraiu disso?

O tema da dissertação fundamentou-se na criação de uma proposta de gestão do conhecimento, baseada no modelo de Nonaka e Takeuchi, na capacitação continuada do talento humano com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa no Setor da Educação Superior, na Nicarágua.

A gestão do conhecimento é um assunto de grande interesse para as organizações atuais, onde se defende a obtenção de uma maior produtividade, qualidade no serviço, melhorias contínuas nos processos e adoção de metodologias que permitam o desenvolvimento de acordo com os padrões internacionais.

No caso da pesquisa realizada, foram descritas algumas deficiências relacionadas à capacitação continuada dos recursos humanos que trabalham em instituições de ensino superior. Também foram observadas algumas diferenças notáveis ​​nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão Universitária, elementos garantidores da tarefa institucional.

Dá-se mais prioridade à capacitação de professores que à capacitação de pessoal administrativo a cargo do departamento de Recursos Humanos da instituição. E não existem planos formais de capacitação de funcionários, o que se combina com a falta de metodologias e ferramentas de gestão do conhecimento como suporte para a gestão do talento humano na organização.

Criar uma proposta metodológica envolve a participação ativa da direção, a infraestrutura tecnológica, os recursos humanos e a filosofia institucional.

Você espera que a formação obtida por meio da FUNIBER abra novos horizontes profissionais para você? Quais?

Os estudos de pós-graduação abrem uma série de oportunidades, seja na instituição onde trabalho ou fora dela. Se aparecer alguma oportunidade e for boa, estarei atento para aproveitá-la.

Você recomendaria a um amigo ou parente realizar seus estudos com a FUNIBER?

A FUNIBER é uma opção que eu recomendaria a qualquer pessoa interessada em estudar on-line. Para mim, foi uma experiência enriquecedora. Na verdade, alguns colegas de trabalho sentiram-se encorajados a estudar nessa instituição.