Opinião de Esteban Sánchez, aluno mexicano bolsista pela FUNIBER

Opinião de Esteban Sánchez, aluno mexicano bolsista pela FUNIBER

Esteban Salvador Sánchez Llerenas é um aluno do México que cursou a Mestrado em Direção Estratégica em Engenharia de Software com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI) e bolsista pela FUNIBER. Esteban é programador e professor de programação, aprovou o mestrado, esse que lhe permitiu atualizar conhecimentos e metodologias; e espera que seja útil para poder cursar um próximo doutorado.

 

Como conheceu FUNIBER e a atividade da fundação?

Conheci FUNIBER, a rede universitária com a que colabora e seu programa de bolsas quando procurava estudos de pós-graduação pela Internet e me interessou desde o começo por minhas condições de trabalho, já que trabalho por tempo integral e, por isso, não podia estudar de maneira presencial. Assim já desde o início estava procurando mestrados on-line para poder cursar em meu tempo livre.

 

O que fez você escolher a FUNIBER?

As facilidades econômicas, graças à bolsa de estudo, e a comodidade de poder estudar a partir de qualquer parte do mundo e quando fosse possível, já que tinha todos os materiais on-line, o que facilitou a aprendizagem de forma considerável.

 

Como foi sua experiência com a fundação? Sentiu-se apoiado e respaldado em seus estudos?

Foi uma experiência magnifica e o apoio por parte da FUNIBER, bolsa de estudo incluída, facilitou tudo grandemente e me deu um incentivo para conseguir concluir. Além disso, durante todo o mestrado fui encorajado e isso me ajudou a não desistir e seguir adiante com a mestrado. Isso foi fundamental e por isso me pretendo estudar um doutorado na rede universitária em que a FUNIBER colabora.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais vantagens e desvantagens tem esse sistema? Foi difícil poder finalizar seus estudos?

Foi ótima, já tinha experiência profissional trabalhando a distância, mas não se pode comparar a esse mestrado; por seu dinamismo, por quão resolutivo e agradável foi o processo e pela possibilidade de interagir com pessoas de todo o mundo.

 

A maior vantagem para mim é que não encontro desvantagens, adorei o poder estudar sem ter que me deslocar, é uma economia de tempo e dinheiro.

 

O mestrado não foi mais difícil do que o início. O certo é que nada é fácil nesta vida e cursar estas formações superiores chegando ao final, força como pessoa e forma o caráter, mas se estiver dentro de sua área profissional não é difícil. Apesar de tudo, houve momentos em que foi mais difícil trabalhar em matérias que não são tão conhecidas para mim.

 

As suas expectativas do curso e sobre os professores foram atendidas?

Sim, cumpriu amplamente as expectativas, já que o mestrado me ajudo a melhorar as áreas que eu não muito conhecimento nem experiência, também me permitiu lembrar de outras matérias que não lembrava muito. Tudo isso me ajudou em minha carreira profissional.

 

O que destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

 

Destacaria que o mestrado me deu diretrizes para liderar equipes e projetos, criando uma nova forma de desenvolver aplicações, dado que quando finalizei minha licenciatura aprendi uma forma de programar a partir dos métodos de programação atuais. Por isso também atualizei a forma de ministrar à docência em áreas de programação e redefinição de certos paradigmas e métodos de programação.

 

Você está aplicando os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim, cheguei-os a aplicar em meu ambiente de trabalho. Por exemplo, na docência; agora para os meus alunos, mostro novas formas de programar, de forma mais limpa, permitindo criar novas linhas quando desenvolvemos uma aplicação. Laboralmente também me ajudou.

 

Você espera que a formação obtida por meio da FUNIBER abra novos horizontes profissionais? Quais?

É obvio que sim, já que isto vai possibilitar realizar um Doutorado na mesma rede universitária que a FUNIBER colabora. Isso me permitirá trabalhar como professor universitário por tempo integral e ter um grau mais elevado em minha instituição e no mundo acadêmico, em relação ao que tenho hoje, tudo isso vai ajudar a minha qualidade de vida de forma significativa.

 

O que destacaria de tudo o que você aprendeu com o Mestrado em Direção Estratégica em Engenharia de Software que realizou com a bolsa da FUNIBER?

O apoio incondicional que a FUNIBER fornece a seus estudantes para que consigam se superar. Do mestrado em si, destacaria a bibliografia tão diversa que tem, a liberdade de tempo para o estudo e, obvio, as facilidades financeiras, sem isso não poderia ter cursado.

Sente quer fazer o Mestrado patrocinado pela FUNIBER possibilitou experimentar alguma mudança ou evolução pessoal?

É claro que sim, no início foi estranho já que tinha deixado de estudar há muito tempo, por isso haviam algumas coisas que eu não lembrava. Tive que mudar a minha forma de estudar e ficar on-line, também encontrei a maneira de usar os cinco sentidos sem ter aulas presenciais.  Todo esse processo e todas essas mudanças foram o que me levaram a encontrar novos métodos de ensino e de trabalhar com meus estudantes.

 

O que você acha do software livre servir para algo além de um jogo ou um hobby?

É uma pergunta muito importante já que na atualidade existem muitas plataformas que permitem aprender e desenvolver aplicações em diferentes linguagens de programação, ao aprender uma dessas linguagens de programação, você vê como um desafio o desenvolvimento de aplicações cada vez mais complexas; o que começa como uma área de pulverização termina em uma série de aplicações que geram ganhos, o que geralmente a leva ao esquecimento de que alguém transmitiu esse conhecimento de forma gratuita e por isso é justo que cada programador retorne algo à comunidade, da melhor forma que com alguma aplicação de software livre, ou GNU ou OSI, mas ao fazer- todos pensam que os aplicativos atuais não permitem desenvolver aplicações desse tipo e não é assim. Na atualidade, existem muitas plataformas de desenvolvimento de software com base neste tipo de licenças, nas quais tanto o software de desenvolvimento como o mesmo aplicativo são totalmente grátis. Desta maneira, fazemos uma contribuição ao mundo da programação, devolvendo algo do que nos deu.

 

A conclusão de seu projeto final Projeto D+IT: Ponto de venda no Open Source Initiative é que pode haver um software de programação livre que satisfaça às necessidades de um comércio.

É claro que é possível realizar aplicações de software livre que possam satisfazer às necessidades de um comércio. Há amostras disso, por exemplo temos livre Office, Inkscape, Gimp, e muitos mais, alguns deles têm o suporte gratuito incluído ou fóruns de ajuda, o que faz que tudo seja mais simples e fácil, embora por um longo tempo estes fóruns apenas fossem usados por pessoas que conheciam um pouco de programação falando inteiramente do software livre. A programação de software livre viu-se na necessidade de alcançar o software privativo e ir além das necessidades do mesmo. Na atualidade dos criadores do Sistemas operacionais com maior demanda têm aberto sua suíte de programação maior a este tipo de ambiente sob a licença do OSI, permitindo ampliar as capacidades de desenvolvimento de aplicações a todos os sistemas operacionais em um só ambiente de programação. É necessário dar a conhecer este tipo de software, já que muitas pessoas ainda o desconhecem.

 

Como deveria ser esse software e quais elementos e qualidades deveria ter?

Respondendo a sua pergunta, é necessário que o software atenda às necessidades dos comércios, mas para isso é necessário que o programador chegue e realize uma análise e um projeto de sistemas de forma correta como são:

  1. a) Pesquisa preliminar.
  2. b) Determinação dos requisitos.
  3. c) Projeto do sistema.
  4. d) Desenvolvimento de software.
  5. e) Prova do sistema.
  6. f) Implantação e evolução.

 

Isso exige paciência para que os usuários finais possam ver suas necessidades satisfeitas completamente. Também é necessário elaborar um manual para que o usuário possa aprender a usar o software, esse manual deve explicar claramente os procedimentos e dar um número de contato para emergências. Quanto às qualidades de software, deve ser de uso simples, sem estruturas complexas, e com um projeto próximo ao minimalismo para facilitar sua implementação.

 

Você recomendaria o estudo por meio da FUNIBER a algum amigo ou familiar?

É claro que sim, já que o estudo on-line de pós-graduação é e será uma alternativa muito efetiva para a educação presencial tradicional.