Opinião de León Heredia, aluno colombiano bolsista pela FUNIBER: “A educação on-line possui muitas vantagens”.

Opinião de León Heredia, aluno colombiano bolsista pela FUNIBER: “A educação on-line possui muitas vantagens”.

León Jairo Heredia é um aluno colombiano que cursou o Mestrado em Direção Estratégica em Engenharia de Software com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana – México (UNINI) e bolsista pela FUNIBER. Ele acumulou muita experiência estudando on-line e considera uma grande vantagem o fato de não ter que perder tempo no deslocamento a um centro de estudos.

Como soube da FUNIBER e da atividade da fundação?

Há muitos anos, vários colegas, professores de várias universidades de Bogotá, estudaram suas pós-graduação na Funiber. Alguns me recomendaram estudar com a Funiber.

O que fez você decidir pela FUNIBER?

A educação on-line tem muitas vantagens, entre elas a que me parece mais importante é a economia de tempo nos deslocamentos entre os locais de estudo, de trabalho e de casa. Em Bogotá, como em muitas cidades do mundo, este é um problema muito sério, o que envolve a perda de tempo de mais de uma hora por dia. É por isso que decidi pela educação on-line. Eu decidi pela Funiber porque me ofertou uma bolsa de estudos de 50% da matrícula, o que tornou esta decisão economicamente vantajosa. Além disso, achei o conteúdo muito bom e relevante.

Como foi sua experiência com a fundação? Você se sentiu apoiado e recebeu suporte em seus estudos?

Eu já havia estudado em modalidade on-line, e conhecia suas vantagens e desvantagens. Também fui tutor de educação on-line e conheço as necessidades dos estudantes a distância. Eu sabia, então, que o apoio do tutor é essencial para facilitar a aprovação das disciplinas. Nesse sentido, eu me senti muito apoiado. Do ponto de vista administrativo (certificações, pagamentos, etc.) também obtive respostas muito boas.

Como foi a experiência em estudar a distância? Quais são as vantagens e desvantagens deste sistema? Foi difícil terminar seus estudos?

Como eu disse acima, eu já tinha experiência estudando em modalidade a distância. Conhecia as vantagens e desvantagens e por isso foi mais fácil para mim. Entre as vantagens estão a economia de tempo na viagem e a liberdade de atribuir os horários de estudo. A principal desvantagem é que precisa de muita disciplina para poder cumprir com os horários de estudo. Quando esses horários não são cumpridos e as tentativas são feitas para tirar o atraso do trabalho atrasado, não é possível, uma vez que se tenta, por exemplo, recuperar 40 ou 50 horas de trabalho por semana, o que é quase impossível.

A experiência que tive na educação a distância tornou mais fácil concluir o mestrado. No entanto, sabemos que os estudos de pós-graduação são difíceis.

A formação que cursou e os professores atenderam às suas expectativas?

Antes de iniciar meus estudos, eu já sabia quais disciplinas eu ia cursar e com qual propósito. A FUNIBER entrega todas as informações, o que facilita na tomada de decisão.

Como disse antes, o apoio dos tutores foi muito bom.

O que você destacaria sobre a sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

A parte mais difícil de toda a minha experiência foi o projeto final, o que significou praticamente um ano de esforços. No entanto, eu o fiz sem problemas. O mais interessante foi o conjunto de disciplinas que o programa tem, que buscam de forma muito consistente o objetivo do programa de mestrado.

Você é capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Estes conhecimentos ajudam a ter um desempenho muito maior e estou aproveitando-os.

Você espera que a formação obtida por meio da FUNIBER abra novos horizontes profissionais? Quais?

Terminei o programa de mestrado recentemente e ainda não recebi o diploma, que deve ser validado para que o grau seja válido no país. No entanto, já tive várias propostas de trabalho. Além disso, já cumpre com os requisitos da escada docente da Universidade.

Você recomendaria a FUNIBER para algum amigo ou familiar estudar?

Claro que eu recomendaria, mas sempre com o aviso de que a educação a distância não é mais fácil que a presencial, apenas que é diferente e exige outros tipos de habilidades.