Opinião de Mauricio Mattos Maciel, aluno brasileiro, bolsista pela FUNIBER: “Acredito que a aprendizagem on-line se transformou em uma realidade hoje em dia”

Opinião de Mauricio Mattos Maciel, aluno brasileiro, bolsista pela FUNIBER: “Acredito que a aprendizagem on-line se transformou em uma realidade hoje em dia”

Mauricio Mattos é aluno da cidade de Manaus, localizada na região brasileira do Amazonas, onde é professor de inglês. Mauricio cursou o Mestrado em Formação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana de Porto Rico (UNINI), bolsista pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e está tão satisfeito com a experiência, que desejar cursar um Doutorado por meio da Fundação.

Como você conheceu a FUNIBER e a atividade da fundação?

Conheci a FUNIBER mediante um amigo, que era meu professor quando eu ainda não era graduado. Ele já havia iniciado o Mestrado em Meio Ambiente, mas ele abandonou. Sendo um dos meus maiores apoios, ele me convenceu a iniciar um Mestrado, o “Mestrado em Formação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira”. Mas ele abandonou mais uma vez, mas eu continuei. No entanto, por fim, ele se formou em um mestrado de outra instituição.

O que o fez você optar pelo Mestrado patrocinado pela FUNIBER?

Em primeiro lugar, foi um desafio para mim. Nunca tive a oportunidade de usar o meu inglês internacionalmente e o programa da FUNIBER me proporcionava isso. Uma vez que os grupos de estudo são compostos por pessoas de diferentes países, o uso do inglês como principal meio de comunicação entre os membros do grupo é estimulado. Em segundo lugar, meu amigo me deu boas referências sobre o sistema de estudo e sobre o material utilizado para promover o conhecimento.

Como foi sua experiência com a FUNIBER? Você se sentiu apoiado pelo pessoal da fundação em todo o curso?

Minha experiência com a FUNIBER foi excelente. No começo, tive algumas dificuldades, mas com o passar do tempo, me adaptei e tudo correu bem. Esta adaptação é uma consequência do apoio da equipe da FUNIBER.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais são as vantagens e desvantagens comparado com os ensinos convencionais?

Minha experiência com o ensino on-line e a distância foi excelente. Sou apaixonado pelos avanços tecnológicos, especialmente da Internet. A Internet pode nos levar a todos os lugares sem a necessidade de sair da casa. Eu acho que esse tipo de aprendizagem tornou-se uma realidade hoje em dia. É benéfico porque é uma decisão pessoal. O aluno que escolhe esse tipo de aprendizagem é consciente de que tudo depende dele em primeiro lugar. Essa consciência promove melhores resultados. Então foi o que eu fiz. Não me preocupei com essas questões dos estudos convencionais.

O Mestrado e os professores atenderam as suas expectativas?

Tudo foi além das minhas expectativas. Os professores foram incríveis. Seus conselhos foram sempre positivos, mesmo quando eles me disseram que eu deveria refazer uma atividade. Os materiais de aprendizagem foram os melhores, em relação aos que eu já tinha visto na minha carreira acadêmica. E tudo o mais estava bom.

O que você gostaria de destacar sobre a sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Existem tantas coisas a destacar: As orientações, conselhos e comentários fornecidos pelos professores, que estavam sempre disponíveis. A troca de experiências com pessoas de diferentes formações educacionais e diferentes realidades, uma vez que os grupos de estudo são compostos por pessoas de diferentes países. Os materiais de aprendizagem enriqueceram meu conhecimento e confirmaram alguns dos meus pensamentos. O Campus Virtual, que torna a navegação melhor, etc.

Você tem conseguido até agora aplicar na sua vida profissional os conhecimentos e habilidades adquiridos durante o Mestrado?

Sim, tenho aplicado os conhecimentos adquiridos desde que comecei o mestrado. Isso melhorou muito a minha bagagem.

Quais objetivos podem ser estabelecidos antes de iniciar este Mestrado?

No começo, estava apenas seguindo o convite do meu amigo. Mas com o passar do tempo, percebi as oportunidades que tinha nas minhas mãos. Graças ao mestrado, eu poderia melhorar meu conhecimento e minha carreira profissional. E então, me dei conta que eu poderia fazer algo para melhorar o sistema educacional no qual eu tenho trabalhado.

Você espera que a formação obtida por meio do patrocínio da FUNIBER abra novos horizontes profissionais?

Como eu disse antes, comecei o mestre simplesmente seguindo o convite de um amigo, mas isso mudou ao longo do tempo. E então vi que o mestrado era uma oportunidade para melhorar e mudar minha vida profissional. Agora estou planejando iniciar um Doutorado.

Você recomendaria a um amigo ou familiar estudar na FUNIBER?

Sim, tenho recomendado desde o começo. E estou disposto a ajudar aqueles que se matricularem.