Opinião de Giselle Abarca Quesada, aluna bolsista pela FUNIBER

Opinião de Giselle Abarca Quesada, aluna bolsista pela FUNIBER

31Giselle Abarca Quesada é aluna de San José (Costa Rica) bolsista pela FUNIBER para cursar a Especialização Universitária em Gestão e Conservação de Espaços Naturais. Para Giselle, foi ainda mais gratificante estudar a distância do que presencialmente, devido à grande importância que o esforço e a disciplina do estudante adquirem nesse tipo de estudo.

Como soube da FUNIBER e da atividade da fundação?

Vi anúncios da FUNIBER em jornais de grande circulação na Costa Rica.

O que fez você decidir pela FUNIBER?

A possibilidade de estudar de casa e adaptar os estudos aos meus horários.

Como foi sua experiência com a fundação? Você se sentiu apoiada e recebeu suporte em seus estudos?

De fato foi uma ótima experiência, e muito enriquecedora. Estudar a distância é muito útil para pessoas que trabalham e tem família, uma vez que isso ocupa grande parte do dia. Devo admitir que sempre me senti apoiada pelo corpo docente e administrativo da FUNIBER, visto que me chamavam com frequência para saber se eu tinha alguma dificuldade ou problema com alguma disciplina.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais são as vantagens e desvantagens deste sistema? Foi difícil terminar seus estudos?

Na minha opinião, esse sistema possui muitas vantagens; começando pelos horários que cada aluno pode adaptar à sua situação e a comodidade de ter todos os materiais impressos e também on-line.

Apesar de tudo, devo dizer que foi difícil no começo. Tenho 54 anos e já não estou tão atualizada nesses assuntos como alguns anos atrás, é dificultoso adaptar-me às inovações tecnológicas e isso envolve um esforço, mas, por fim, foi gratificante e aprendi muito.

O curso e os professores cumpriram com as suas expectativas?

Acredito que elas foram facilmente superadas. No começo mantinha-me reservada, pois nunca havia estudado com esse sistema, mas acabei considerando muito mais satisfatório estudar a distância, visto que a disciplina e o esforço pessoal dos alunos são elementos cruciais. Acredito também na importância do excelente apoio da FUNIBER aos seus alunos.

O que você destacaria sobre a sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Acredito que o que mais destaco é a flexibilidade, tanto acadêmica, que comentei anteriormente, como financeira, já que me deram muitas facilidades para poder pagar confortavelmente a formação.

Você pôde aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim, pude aplicar o que aprendi de forma quase imediata, pois meu trabalho está bastante ligado à formação que recebi.

Você espera que a formação obtida por meio da FUNIBER lhe abra novos horizontes profissionais? Quais?

Atualmente, tenho uma pequena empresa e sou consultora ambiental, e por isso espero que com essa especialização eu possa conseguir mais clientes e que eles sintam que estão em boas mãos.

Quais conclusões você tirou da dissertação de mestrado sobre a recuperação de solos para a produção orgânica de banana e café?

A conclusão que cheguei sobre a recuperação dos solos é que é uma atividade muito importante que, muitas vezes, é ignorada ou desvalorizada. Atualmente, existem grandes áreas de solo fértil saturadas com materiais orgânicos, químicos ou de resíduos que os impossibilitam para os cultivos. Portanto, é importante orientar os proprietários e as instituições para poder recuperar essas terras, beneficiar o ambiente, e que essas áreas se tornem produtivas para as gerações futuras.

As produções orgânicas de banana e café estão sendo implementadas cada vez mais com excelentes resultados tanto para produtores quanto para os consumidores, e tudo isso sem prejudicar o ambiente.

Você recomendaria os programas patrocinados pela FUNIBER para algum amigo ou familiar estudar?

Sim, é claro, foi uma experiência positiva.