Opinião de Ivon Ayala, aluna equatoriana bolsista pela FUNIBER

Opinião de Ivon Ayala, aluna equatoriana bolsista pela FUNIBER

Sandra Ivon Ayala Paz é uma aluna de Quito (Equador) que cursou, sendo bolsista pela FUNIBER, o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento. Ivon finalizou o Mestrado e terminou muito contente com a experiência e com o apoio recebido pela FUNIBER.

Como você soube da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Conheci as atividades da FUNIBER por meio de um colega de trabalho, que cursou seus estudos de pós-graduação patrocinado pela FUNIBER, obtendo um título oficial no Equador, estando muito contente com a FUNIBER e com seus estudos.

O que lhe fez decidir pela FUNIBER?

As facilidades econômicas foram essenciais, assim como poder adentrar ao Programa de Bolsas da FUNIBER. A flexibilidade dos estudos virtuais também foi outro elemento chave para poder estudar o Mestrado, uma vez que as obrigações trabalhistas me impedem de assistir as classes presenciais.

Como foi sua experiência com a Fundação? Você se sentiu apoiada e respaldada em seus estudos?

Minha experiência com a FUNIBER foi muito positiva. Os profissionais da sede no Equador estavam dispostos a me ajudar a todo momento, preocupados com meus progressos e se eu necessitava de ajuda com o Campus Virtuais, por meio de ligações telefônicas ou pelo e-mail.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais vantagens e desvantagens possui este sistema? Foi complicado finalizar seus estudos?

Foi um desafio me adaptar, as pessoas da minha idade temos dificuldades com os sistemas informáticos e isso me assustava, assim que me informei e me esforcei em aprender. Porém o certo é que a plataforma é muito dedutiva e isso ajuda muito.

Ao princípio, foi custoso assimilar conhecimentos pois não estava adaptada com o sistema, contudo consegui superar a mim mesma, o que me motivo a ser um exemplo para meus filhos. Não acho que seja um inconveniente em si, mas para estudar a distância é necessário motivação, disciplina e responsabilidade.

O curso e os professores cumpriram com as expectativas que você tinha?

Sim, tanto o curso como os professores cumpriram as expectativas e, em muitas ocasiões, as superaram.

O que você destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

A altíssima qualidade dos conteúdos e o quão atualizados estão. Também me pareceu notável que os professores do Mestrado e os profissionais da FUNIBER tinham de humanidade, sendo muito amáveis e se preocupando em ajudar a todo momento.

Você pode aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim, quase que imediatamente. Os aplico também atualmente na minha profissão.

Você espera que a formação obtida através da FUNIBER abra novos horizontes? Quais?

Sim, espero conseguir um posto melhor e com melhor remuneração. A educação sempre deve ser vista como um investimento, seja a curto, médio ou longo prazo.

Você recomendaria para algum amigo ou familiar os programas patrocinados pela FUNIBER?

Sim, com certeza. De fato, eu já fiz isso e vários de meus amigos e colegas de trabalho estão iniciando os estudos patrocinados pela Fundação.

Como você avalia receber os conteúdos da formação em formato físico, além de poder consulta-los virtualmente? Os materiais impressos foram úteis?

Para mim foi um recurso muito útil, já que nem sempre podia acessar o computador e o Campus Virtual.

Foi uma vantagem que FUNIBER tivesse sede física em seu país?

Sim, particularmente me deu uma sensação de confiança.

Quais canais de comunicação da FUNIBER você conhece e consulta (web, blogs, RSS…)?

Acompanho regularmente as notícias na página da Fundação e seus blogs.