Vanessa Moncayo, aluna colombiana bolsista pela FUNIBER: “Recebi apoio total da FUNIBER”

Vanessa Moncayo, aluna colombiana bolsista pela FUNIBER: “Recebi apoio total da FUNIBER”

Vanessa Moncayo Moncayo é uma estudante colombiana que cursou o Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação. Essa aluna, da cidade de San Juan de Pasto, avalia muito positivamente o apoio recebido da FUNIBER ao longo do Mestrado e espera que a formação recebida lhe permita crescer profissionalmente.

Como você soube da FUNIBER e das atividades da Fundação?

Conheci a FUNIBER por meio de um colega de trabalho que me falou muito bem da Fundação e dos estudos patrocinados por ela.

O que fez você decidir pela FUNIBER?

Escolhi cursar os estudos patrocinados pela FUNIBER por vários motivos: primeiro, foram muito rápidos e diligentes para me dar a informação solicitada e não precisei esperar, por isso pensei ser uma entidade séria; por outro lado, ofereceram-me acesso à plataforma virtual 24 horas por dia, sendo essa flexibilidade conveniente para mim; também chamou-me a atenção a possibilidade de obter uma dupla titulação, bem como conseguir a validação do Mestrado na Colômbia.

As facilidades econômicas que o Programa de Bolsas da FUNIBER me oferecia, foi outro fator importante.

Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiada e recebeu suporte em seus estudos?

Minha experiência com a FUNIBER foi muito positiva, me senti apoiada em todos os momentos tanto pelo setor administrativo da Fundação, como pela equipe acadêmica do Mestrado. Recebi orientação constante e apoio total.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais as vantagens e desvantagens desse sistema? Foi difícil finalizar seus estudos?

A experiência de estudar a distância foi interessante e muito útil para nós que não podemos assistir às aulas presenciais em um horário fixo. Além disso, de acordo com minha experiência, posso afirmar que fortalece o aprendizado autônomo e permite o desenvolvimento de habilidades que as formações presenciais não promovem. Estudar a distância exige responsabilidade, disciplina e comprometimento.

Durante o processo de aprendizagem, a única desvantagem que encontrei foi a necessidade de uma conexão de Internet confiável, algo difícil de obter em algumas regiões do meu país, embora eu sempre tenha sido capaz de encontrar soluções.

Devo dizer que precisei de muita perseverança para terminar o Mestrado. Os conteúdos eram de alto nível e as tarefas eram muito exigentes, então tive que trabalhar com empenho e persistência.

Os cursos e os professores atenderam às suas expectativas?

Sim, as expectativas foram cumpridas, aprendi muito e acredito que cresci significativamente como mediadora. O “feedback” dos professores foi excelente em todos os momentos e isso me ajudou muito.

O que você destacaria da sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Destaco o apoio e o acompanhamento feitos pela equipe da FUNIBER e pelo corpo docente. Eu também achei as disciplinas e os programas do Mestrado muito relevantes, bem como a simplicidade da plataforma.

Menciono especialmente a minha orientadora da dissertação, que me ajudou em todos os momentos e me aconselhou da melhor maneira com uma orientação oportuna e observações claras e precisas.

Você tem conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim, tudo o que aprendi no mestrado está sendo muito útil em meu trabalho, já que trabalho como psicóloga e isso me permite ajudar melhor meus pacientes, o que também me traz satisfação pessoal.

Você espera que a formação obtida pela FUNIBER lhe abra novos horizontes profissionais? Quais?

Sim, estou certa de que o Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação me dará a possibilidade de acessar novas e melhores oportunidades de trabalho, pois é uma formação inovadora e com conteúdos atualizados do mais alto nível, que nos permite lidar e gerenciar problemas comuns em nossa sociedade.

Você recomendaria estudar os programas patrocinados pela FUNIBER para algum amigo ou familiar?

Sim, eu recomendaria os programas patrocinados pela FUNIBER a todos, já que é uma ótima oportunidade de ter acesso a uma excelente formação, com uma flexibilidade que também permite atender outras responsabilidades.

Como você avalia o fato de receber os conteúdos em formato físico, além de poder consultá-lo on-line? Os materiais impressos foram úteis para você?

O material físico foi muito útil, pois permitiu que eu lesse, revisasse informações e trabalhasse em qualquer lugar sem precisar de uma boa conexão com a Internet. Eu também achei mais confortável por causa da possibilidade de adicionar notas ou sublinhar, e acredito que vou continuar usando esses materiais na minha vida profissional.

Foi vantajoso para você ter uma sede física da FUNIBER em seu país?

Sim, para mim, foi uma grande vantagem a FUNIBER ter uma sede física na Colômbia, facilitou muito a minha comunicação com a Fundação.