Opinião de Mariana, estudante uruguaia patrocinada pela FUNIBER para cursar o Mestrado de dupla titulação

Opinião de Mariana, estudante uruguaia patrocinada pela FUNIBER para cursar o Mestrado de dupla titulação

Mariana Porta Galván é uma estudante do Uruguai que cursou, patrocinada pela FUNIBER, o Mestrado em Educação com Especialidade em Educação Superior de dupla titulação, pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI Puerto Rico) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Mariana destaca a flexibilidade que permite a formação on-line patrocinada pela FUNIBER e avalia como sendo uma experiência muito positiva a realização de trabalhos conjuntos com estudantes de outros países.

 

Como soube da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Encontrei a FUNIBER pesquisando na Internet possíveis propostas de um Mestrado em Educação.

O que lhe fez decidir pela FUNIBER?

Eu moro no interior do país, longe dos centros de ensino superior. Tenho experiência em educação on-line e ambas as coisas me fizeram procurar uma proposta on-line que também fosse economicamente acessível para mim.

Por outro lado, sou docente da Universidade da República no meu país, e soube da existência de um acordo de colaboração entre a UDELAR e a FUNIBER. Isso me deu confiança na proposta acadêmica da FUNIBER. Além disso, por causa desse acordo, descobri que poderia obter uma bolsa de estudos com um desconto significativo.

Eu também queria uma instituição que me garantisse o reconhecimento do diploma em meu país. Nesse sentido, e o fato de ter a possibilidade de acompanhar a apostila me deu garantias. Todos esses argumentos me levaram a escolher a FUNIBER.

Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiada e respaldada em seus estudos?

Foi muito prática. A FUNIBER também possui escritórios no meu país, o que me permitiu recorrer a eles se eu tivesse algum problema ou dúvida em questões administrativas, como registro, extensões, pagamentos ou gestão do título. Em relação ao acadêmico, poderia recorrer aos tutores através da plataforma.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais vantagens e inconvenientes tem este sistema? Foi duro poder finalizar seus estudos?

Eu já tive experiência estudando e ensinando on-line. Por essa razão, eu estava familiarizada com o desafio que isso implica. As vantagens são a autonomia na gestão do tempo, o que o torna um sistema flexível e adaptável a ritmos pessoais e obrigações de trabalho. Como contrapartida, é necessário que se seja organizado e disciplinado, com objetivos claros que te impulsionem a perseverar.

A formação cursada e seu professorado cumpriram com suas expectativas?

Sim, em termos gerais. Acredito que a forma mais adequada de trabalho foi a de professores que mantiveram mais contato com seus alunos e fizeram ratificações mais claras e extensivas sobre os trabalhos apresentados.

O que você destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

A flexibilidade que permite alternativas para os alunos com quem trabalhamos. O volume de estudo e trabalho é razoável. Por outro lado, permite conhecer e colaborar em trabalhos com colegas de vários lugares da América Latina que vivem outras realidades acadêmicas. Isso adiciona valor como uma experiência de aprendizado.

Você pode aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim, principalmente a experiência na realização da tese me permitiu gerar conhecimentos que consegui transferir para o contexto do meu trabalho. Sou socióloga e professora, e meu trabalho final foi interdisciplinar sobre a educação de fronteira, o que me deu a oportunidade de compartilhar com colegas de vários âmbitos e eventos de ciências sociais em meu país e no exterior.

Você espera que a formação obtida por meio da FUNIBER lhe abra novos horizontes profissionais? Quais?

Sim. O contexto em que trabalho é muito competitivo e é importante ter uma rica carreira acadêmica se quisermos evoluir e concorrer a novos cargos. Isso inclui o Mestrado e o Doutorado como uma necessidade.

Você recomendaria para algum amigo ou familiar estudar os programas patrocinados pela FUNIBER?

Sim, eu recomendaria a colegas em circunstâncias semelhantes, que precisam de programas flexíveis.

Como você avalia poder receber os conteúdos da formação em formato físico, além de podê-los consultar on-line? Foram úteis os materiais impressos?

Sim, o material impresso é muito útil porque trabalhar apenas no computador pode ser muito cansativo para os olhos. A alternância de materiais digitais e impressos é ideal.

Foi uma vantagem a FUNIBER ter uma sede física em seu país?

Absolutamente. Ter referências com as quais você pode tratar diretamente gera confiança.