Opinião de Carmen Julia Henao, estudante do Mestrado em Intervenção Psicológica em desenvolvimento e educação

Opinião de Carmen Julia Henao, estudante do Mestrado em Intervenção Psicológica em desenvolvimento e educação

Carmen destaca a calidez do quadro de professores, a simpatia ou a capacidade de resposta da FUNIBER.

 

Como você ficou sabendo da FUNIBER e da atividade da Fundação?

Eu conheci a FUNIBER pesquisando na Internet.

O que fez você optar pela FUNIBER?

Eu decidi sobre a acessibilidade em termos de preços, a oportunidade que eles oferecem com bolsas de estudo para aqueles que não têm orçamento para continuar seus estudos de pós-graduação.

Como foi sua experiência com a Fundação? Você se sentiu apoiado em seus estudos?

Foi uma experiência bacana, tanto pela oportunidade da bolsa que me deram, quanto pela parte de atenção, sempre disposta a responder às preocupações, muito respeitosa, com muita paciência e qualidade humana.

Como foi a experiência de estudar a distância?

Estudar distância exige muita disciplina, a mesma liberdade que estudar os módulos e os exames, também é exigente, porque se um aluno não organizar uma programação ordenada e disciplina não é marcado cumpri-la pode levar um longo tempo para terminar os estudos.

Quais são as vantagens e desvantagens deste sistema?

A vantagem, sem dúvida, é o cronograma, os horários em que se pode investir; para mim, estudar era de noite e fins de semana. É uma grande vantagem na hora de apresentar as avaliações, já que não há nada para evitá-lo.

Em relação às desvantagens, as dúvidas que possam surgir durante o estudo de um módulo, já que não há tutor no momento de resolvê-los, mas por sua vez isso se torna uma oportunidade de autoestudo, reflexão e crescimento.

Foi difícil terminar seus estudos?

Especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da proposta e preparação do trabalho final; eu sou uma pessoa com um estilo de aprendizado muito particular, então, se exigisse muitas explicações, havia momentos em que eu estava angustiada, não tendo certeza de entender as indicações ou as correções que o orientador me indicou. No entanto, meu orientador era uma pessoa muito calorosa para fazer as correções ou para indicar os erros, e muito paciente para responder às minhas preocupações novamente.

 Foi concluída a formação e atendidas as expectativas quanto aos professores?

Em geral, sim, foi cumprido, embora talvez eu esperasse mais profundidade nos tópicos de análise sobre a parte neurológica do ser humano, mas, como mencionei, o calor dos professores, a gentileza, a disposição para responder foi oportuna.

O que você destacaria da sua experiência estudando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

São várias; em nível pessoal, autonomia ou disciplina que se desenvolve no aluno. Em relação à fundação, ao acompanhamento do consultório ao bolsista, sempre ligavam para perguntar se havia problemas, se recebiam atenção adequada dos professores. E também o conteúdo físico, que sempre chegou a tempo.

Você já conseguiu aplicar o conhecimento adquirido com o treinamento patrocinado pela FUNIBER?

Ainda não estou à espera do diploma, pois é uma exigência que me seja pedido que pratique a minha profissão.

 Você espera que o treinamento obtido por meio da FUNIBER abra novos horizontes profissionais?

Eu me formei em Educação Étnica e Desenvolvimento Comunitário, uma carreira muito matiz, a ideia de domínio era mais base sobre a parte psicológica, porque um dos meus pontos fortes é a parte analítica, a conexão com os outros; nesta medida, eu gostaria de poder trabalhar no setor educacional com jovens que, por idade, estão confusos, pensam que são incompreendidos ou quebram a comunicação com as famílias. Por tudo isso, considero que o treinamento adquirido é uma ferramenta muito importante, tanto para o campo de ensino como para a orientação.

 Você recomendaria estudar programas patrocinados pela FUNIBER para um amigo ou familiar?

É claro que já recomendei a vários amigos que pensaram em continuar seus estudos de pós-graduação.

Como você valoriza a possibilidade de receber o conteúdo do treinamento em formato físico, além de poder consultá-lo on-line? Os materiais impressos foram úteis?

É uma ferramenta fundamental, uma vez que a leitura em papel permite destacar cores, incluir conceitos, fazer anotações na borda, retornar às páginas sem perder o segmento da página em que você se encontra naquele momento. Pessoalmente, foi uma ótima ferramenta, que também pode ser usada para consultar o desenvolvimento profissional quando necessário.