Entrevista com Luis Miguel Guadamuz Amador, estudante da Costa Rica bolsista pela FUNIBER

Entrevista com Luis Miguel Guadamuz Amador, estudante da Costa Rica bolsista pela FUNIBER

O aluno costarriquenho Luis Miguel Guadamuz Amador cursou, bolsista pela FUNIBER, o Mestrado em Direção Estratégica em Engenharia de Software, com dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI MX) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Luís Miguel conheceu a atividade da FUNIBER por meio de uma feira de estudos e afirma que recomendaria os programas patrocinados pela Fundação porque “proporcionam um grande crescimento profissional e exemplos muito reais do ambiente empresarial”.

A possibilidade de gerir o tempo entre família e estudos é uma das vantagens que motivou a sua decisão de iniciar a modalidade a distância, embora, explica, é importante estar atento às dificuldades que isso acarreta: “os programas de educação a distância exigem um elevado grau de responsabilidade e disciplina, com uma distribuição de tempo exigente para as disciplinas, representando um inconveniente para quem não tem esse tipo de habilidade.

Leia a entrevista completa a seguir:

O que fez você escolher a FUNIBER para o ensino superior?

Decidi fazer o ensino superior com as universidades (UNINI MX e UNEATLANTICO) por considerar uma excelente oportunidade para ampliar meus conhecimentos na área de engenharia de software. Devido à influência e crescimento das tecnologias voltadas para a quarta revolução industrial, tomei a decisão de proporcionar uma oportunidade de crescimento profissional na empresa onde pudesse desenvolver minhas habilidades e conhecimentos.

Por que a FUNIBER? Na Costa Rica temos universidades com alto grau acadêmico, mas os programas de mestrado são voltados para cibersegurança, educação ou gestão de projetos que não correspondiam às minhas expectativas, já que meu interesse estava mais voltado para as tecnologias da informação. Outro aspecto que colaborou na tomada de decisão foi a educação a distância com um programa acadêmico completo e robusto voltado para as tecnologias atuais no mundo, além de ser dono do meu tempo e poder administrá-lo da melhor maneira com a minha família.

O que você destacaria sobre sua experiência com estudos patrocinados pela FUNIBER?

O apoio que recebi da FUNIBER durante os 2 anos de estudos foi uma experiência enriquecedora que ajudou a motivar a conclusão dos estudos, bem como os excelentes comentários e avaliações recebidos nas disciplinas por parte dos acadêmicos, cada um com sua carreira profissional admirável, com uma longa trajetória de reconhecimento profissional.

Em relação à metodologia de formação a distância, quais vantagens e desvantagens você acha que esse sistema tem?

os programas de educação a distância exigem um elevado grau de responsabilidade e disciplina, com uma distribuição de tempo exigente para as disciplinas, representando um inconveniente para quem não tem esse tipo de habilidade. Fora isso, representa uma excelente oportunidade para pessoas que têm grande desejo de crescer profissionalmente, mas querem aproveitar ao máximo o tempo com a família.

Você acha que a formação obtida com a FUNIBER pode abrir novas oportunidades de trabalho? Por quê?

Sim, o objetivo primordial é justamente complementar a experiência e o conhecimento no campo das tecnologias da informação, buscando uma maior participação do ecossistema empresarial na incursão de novas tecnologias, conforme descrito na disciplina de administração da mudança.

Se deseja ampliar seus estudos como Luis Miguel Guadamuz Amador, e optar por uma bolsa para cursar graduação, mestrado ou programa de especialização, informe-se em: