Entrevista com Ana Stella Morán Martínez, aluna do Mestrado em Educação

Entrevista com Ana Stella Morán Martínez, aluna do Mestrado em Educação

A estudante salvadorenha Ana Stella Morán Martínez estudou, com bolsa da FUNIBER, um Mestrado em Educação, com dupla titulação pela Universidade Iberoamericana Internacional (UNINI México) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO).

Ana Stella conheceu a atividade da FUNIBER por meio de colegas de sua universidade. A facilidade de programação é uma das vantagens que ela atribui ao ensino on-line. Ela destaca ainda “a logística na entrega dos materiais e a atenção da equipe de trabalho” devido ao acompanhamento realizado durante o processo de formação.

A aluna garante que a formação pode ser uma oportunidade de trabalho, seja por meio de uma melhoria na empresa ou pela obtenção de um novo emprego.

Confira a entrevista completa abaixo:

O que a fez pela FUNIBER para cursar o ensino superior?

Na Universidad Autónoma de Santa Ana, vários colegas estavam realizando o mestrado com o patrocínio da FUNIBER e comentaram que estavam satisfeitos com o atendimento educacional prestado. Isso me motivou a investigar a oferta acadêmica que achei interessante. Eu tinha em mente fazer o Mestrado em Educação, então resolvi me matricular.

O que você destacaria sobre sua experiência em estudos patrocinados pela FUNIBER?

A oportunidade de continuar estudando sem problemas de horário, apenas com o fato de ser persistente no desenvolvimento de todo o conteúdo que teve que ser adquirido para atingir o objetivo. Por outro lado, ao entrar no processo, percebi que o material era de excelente qualidade, com uma metodologia dinâmica por meio de estudos de caso, laboratórios, trabalho colaborativo entre diferentes colegas de outros países, o que permitiu o compartilhamento conhecimento e opiniões fora da fronteira. Também o processo de avaliação por meio de autoavaliações que permitiram conhecer a evolução de um processo de formação.

Da mesma forma, a logística na entrega dos materiais, a atenção da equipe de trabalho que sempre aguardava o acompanhamento de cada um de nós.

Em relação à metodologia de formação a distância, quais vantagens e desvantagens você acha que esse sistema tem?

Para a maioria de nós que já trabalha, é muito difícil ajustar o horário de trabalho com o horário de estudo. Por outro lado, ir a um centro de estudos durante a noite é um pouco perigoso; tudo isso se torna uma limitação para o desenvolvimento profissional.

Além disso, as tendências de formação estão mais voltadas para a virtualidade, o que se torna uma forma mais viável para quem trabalha e deseja continuar a formação em constante atualização, pois nos permite aliar o trabalho ao estudo.

Entre as possíveis desvantagens que podem existir é que a interação entre professores e alunos é muito pequena, isso seria por parte do sistema, talvez outra possa estar relacionada ao tempo que leva para entregar o diploma ou título.

Você acha que a formação obtida pela FUNIBER pode abrir para você novas oportunidades de trabalho? Por quê?

O conhecimento tem crescido de forma tão vertiginosa que todos os dias alguém pode ser analfabeto se não estiver aprendendo constantemente. Na maioria dos empregos, existem políticas de aumento para funcionários que mantêm formação profissional contínua. Por outro lado, tornou-se um requisito permanecer nas posições atuais.

Portanto, sem medo de errar, posso dizer que a capacitação pode abrir portas para a obtenção de um emprego ou aprimoramento dentro da mesma empresa.

Se você deseja expandir seus estudos como Ana Stella Morán Martínez e se candidatar a acessar: