Opinião de Katerin Fabiola Membreño, cantora, atriz e bolsista da FUNIBER

Opinião de Katerin Fabiola Membreño, cantora, atriz e bolsista da FUNIBER

A estudante hondurenha Katerin Fabiola Membreño cursou, com bolsa da FUNIBER, o Mestrado em Comunicação, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Fabiola, que conheceu a atividade da FUNIBER por meio de uma amiga, é uma atriz e cantora consagrada em seu país que lançou recentemente seu primeiro single musical: “La más triste”.

Jornalista, atriz e cantora, a estudante recomenda programas patrocinados pela FUNIBER por serem “uma ótima forma de estudar a distância”.

O que aprendeu, também tem conseguido colocar em prática em sua faceta musical e interpretativa: “Nas minhas atividades como cantora e atriz preciso de tudo isso, principalmente de entender meu ambiente porque preciso ter imagens mentais tanto para cantar e atuar. “

Você pode ler a entrevista completa abaixo:

Como você conheceu a FUNIBER e a atividade da Fundação?

Naquela época, eu estava terminando meu curso de Jornalismo e ouvi falar da Fundación en la Universidad Nacional Autónoma de Honduras UNAH. Chamou-me a atenção porque eu já tinha um curso de graduação em mente.

Como foi sua experiência com a Fundação? Você recebeu apoio em seus estudos?

Sim, de verdade. Sempre recebo ligações da Fundação da sede aqui no meu país e me perguntam sobre o meu processo. Por vezes também solicitei licenças devido a problemas pessoais e estavam sempre acessíveis comigo.

Como foi a experiência de estudar a distância?

Gostei bastante, pela flexibilidade que implica. Estudando a distância pude trabalhar, fazer outras coisas que também são importantes para mim e até viajar, que na modalidade presencial seria quase impossível. Acho que estudar virtualmente tem mais vantagens do que desvantagens.

Atualmente você também está se desenvolvendo como cantora e atriz. Que conhecimentos adquiridos no mestrado você conseguiu transferir para a sua profissão de artista?

Acredito que tudo na vida nos ajuda a crescer, e uma das coisas que o mestrado mais me ajudou foi na finalização da minha tese, pois trabalhei muito com criatividade, desenvolvimento de pesquisas, tendo consciência da minha realidade e meu ambiente.

Nas minhas atividades como cantora e atriz preciso de tudo isso, principalmente de entender o meu ambiente, pois preciso ter imagens mentais tanto para cantar quanto para atuar, saber mais sobre meus colegas gerou empatia pelos outros e aquelas emoções e referências que preciso deles. Atuar especialmente e também criatividade é necessário para cantores e atores.

O que considera ser a sua maior conquista a nível profissional?

Definitivamente, em um país onde um pequeno percentual da população tem possibilidade de cursar a graduação, o fato de eu ter conseguido a pós-graduação é uma das maiores conquistas profissionais que tive, pois ainda tinha que fazer em no meio do trabalho e outros compromissos. Meu mestrado é um orgulho que também obtive com muito esforço e com o apoio de meus entes queridos.

Quais são seus objetivos de longo prazo no nível profissional?

Em relação à carreira de Jornalismo, adoro televisão e rádio, mas principalmente câmeras. Alcançar a televisão internacional seria um dos meus maiores sonhos e objetivos de longo prazo. Acho que falando das outras facetas como cantora e atriz, meu objetivo também seria buscar a internacionalização. Represente meu país com dignidade.

Se você deseja expandir seus estudos como Katerin Fabiola Membreño e se candidatar a uma bolsa para cursar um diploma, mestrado ou programa de especialização, você pode descobrir em:

Bolsas de formação da FUNIBER

Mestrado, Graduação e Especialização