Opinião de Alejandro Soncini, aluno da área de educação bolsista da FUNIBER

Opinião de Alejandro Soncini, aluno da área de educação bolsista da FUNIBER

Alejandro Soncini, estudante argentino com bolsa da FUNIBER para o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira, formado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), dá sua opinião sobre sua experiência de estudos a distância.

Alejandro, originalmente da Argentina, atualmente ensina francês como segunda língua em uma escola primária em Toronto, Canadá. Ele também ensina espanhol como segunda língua por meio de um programa de ensino médio on-line. Alejandro iniciou sua formação como Bacharel em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires e trabalhou em psicoterapia após concluir seus estudos.

Posteriormente, Alejandro participou de um programa no Instituto Superior Joaquín V. González, na Argentina, para se tornar professor de inglês para a educação básica geral. Antes de se mudar para o Canadá, ele ensinou inglês como segunda língua.

O aluno decidiu fazer o mestrado após ouvir sobre as oportunidades de bolsas e conversar com ex-bolsistas da FUNIBER.

Conversamos com o aluno da Argentina para conhecer sua experiência de estudar a distância:

O que você mais gostou no Mestrado? O que você destacaria?

Gostaria de destacar a diversidade dentro do programa, pois havia alunos de uma grande variedade de países. No meu programa, o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de ELE, foi especialmente incrível testemunhar a diversidade linguística dentro da língua espanhola.

Em relação à metodologia de ensino a distância, quais vantagens e desvantagens você acha que esse sistema tem?

A maior vantagem que encontrei é sem dúvida a possibilidade de acessar o campus virtual a qualquer hora e de qualquer lugar. Pude continuar minhas viagens enquanto participava do programa. Além disso, quando eu estava no meio do meu mestrado, a pandemia estourou. Devido à natureza on-line do programa, ele não foi interrompido por esse infeliz acontecimento.

A desvantagem pode ser que, às vezes, eu ansiava por alguma interação presencial em uma sala de aula. No entanto, criei links dentro da comunidade virtual de alunos que me proporcionaram interações interessantes quando eu precisava.

O que você acha dos professores do Mestrado e do programa de estudos?

Em geral, a dinâmica com os professores funcionou muito bem. Eles eram muito bem informados sobre sua área. Às vezes, eu sentia que precisava esperar um pouco para que os professores me respondessem, mas, em geral, eles eram muito úteis sempre que eu tinha dúvidas.

O que o Mestrado em Linguística Aplicada proporcionou ao ensino do Espanhol como Língua Estrangeira na FUNIBER?

Pude atualizar meus conhecimentos sobre uma série de tópicos que aprendi ao longo de minha carreira de professor. Além disso, pude explorar as tendências atuais no ensino de uma segunda língua. Tive a oportunidade de criar uma rede profissional com os outros alunos do meu programa e também com a minha prática.

Você acha que a formação obtida pela FUNIBER pode abrir novas oportunidades de trabalho para você? Porque?

Sim eu creio. Na verdade, abriu uma nova oportunidade de trabalho para mim. Enquanto fazia meu estágio de ensino de espanhol como segunda língua, abriu-se uma vaga para professora de espanhol no programa e acabei preenchendo essa vaga. Na verdade, a professora cuja turma eu estava ensinando precisou tirar uma licença e eu fiquei no comando. Também posso encontrar outras oportunidades de trabalho com este título.

O que você diria às pessoas que estão pensando em estudar a distância com a FUNIBER?

Se você é disciplinado o suficiente para trabalhar de forma independente e cumprir prazos on-line, eu o recomendo fortemente.

Se você deseja expandir seus estudos como Alejandro Soncini e se candidatar a uma bolsa para cursar um diploma, mestrado ou programa de especialização, você pode descobrir em: